Início Viagens As 9 melhores praias fluviais do Rio Douro

As 9 melhores praias fluviais do Rio Douro

Um rio mágico, com carácter e personalidade e... locais para se refrescar. Estas são as melhores praias fluviais do Rio Douro.

1
Ilha dos Amores
Ilha dos Amores

O Douro é um rio especial. Nasce em Espanha, cruza a fronteira e, já em Portugal, criou os fantásticos socalcos onde se produz o vinho do Porto e deu alma e garra aos habitantes da cidade Invicta. As praias fluviais do Rio Douro são muito diferentes entre si, consoante se encontrem mais a montante ou a jusante.

Perto da fronteira, o Rio Douro tem um carácter mais selvagem, mais rústico e mais puro. À medida que avança em direcção ao mar torna-se um rio cada vez mais urbano, serpenteando por inúmeras vilas e cidades ao longo do seu caminho.

Muitas das praias fluviais do Douro são de elevada qualidade e foram distinguidas com o galardão de Bandeira Azul ou Praia Acessível. Estas são as melhores praias fluviais do Douro.

1. Praia Fluvial da Congida

Praia Fluvial de Congida
Praia Fluvial de Congida

Rodeada pela natureza exuberante do Parque Natural do Douro Internacional, a Praia fluvial da Congida fica situada na grande albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha.

A praia está integrada num complexo de lazer que inclui a piscina flutuante nas águas da albufeira, as piscinas municipais e diversos equipamentos de apoio. Existe ainda um cais fluvial de onde partem passeios turísticos de barco que sobem o Douro, uma oportunidade para observar a diversidade de vegetação envolvente, procurada por várias espécies de aves que nidificam nas encostas junto ao rio.

2. Praia Fluvial de Peredo da Bemposta

Praia Fluvial de Peredo da Bemposta
Praia Fluvial de Peredo da Bemposta

No rio Douro, nas proximidades da aldeia de Peredo de Bemposta encontra-se esta praia fluvial muito concorrida na época de verão. Este local, no resto do ano é também bastante utilizado por pescadores desportivos que aqui encontram as condições ideais para pescar e para fazer uma pausa, já que existe um pequeno cais onde podem ancorar os barcos e depois continuar a pescaria.

O parque de merendas que ali existe, também é muito apreciado, quer seja pelos veraneantes ou pelos pescadores. Praia sem vigilância a banhistas. À nossa frente, arribas, já espanholas, vão crescendo para Oeste. Montes secos enfeitados por vegetação rasteira, aqui e ali com rosmaninhos e cornalheiras fazerem o possível para disfarçarem o verde azeitona que pinta tudo o que é cerro.

3. Praia Fluvial da Ilha dos Amores

Ilha dos Amores
Ilha dos Amores

Na confluência do rio Paiva com o Douro, na zona do Castelo, localiza-se uma ilhota (Ilha do Castelo, carinhosamente apelidada de “Ilha dos Amores”) onde foi descoberta a estrutura de uma antiga Ermida do Séc. XV.

Este espaço desperta os jovens para a prática de desportos náuticos ou mesmo para um animado acampamento em período estival. É ainda complementado por infraestruturas que tornam agradável a frequência do local: uma piscina ao ar livre, apoiada por um bar, um pequeno areal e espaços de sombra.

4. Praia Fluvial de Zebreiros

Praia Fluvial de Zebreiros
Praia Fluvial de Zebreiros

Praia fluvial semi-urbana, na margem direita do Douro, integrada numa paisagem rural. Dispõe de extenso areal dotado de chuveiros e oferece uma área de apoio balnear constituída por Posto de Primeiros Socorros, WC e Bar. Dispõe, ainda de uma zona pedonal que engloba rampas para permitir o fácil acesso a utentes com mobilidade reduzida.

As margens do rio Douro estendem-se por 37,5 quilómetros em Gondomar, tendo a Câmara local vindo a apostar na requalificação das margens do Douro. A Praia Fluvial de Zebreiros foi alvo dessa requalificação recentemente. Conta com variadas infraestruturas que apoiam assim a praia e um extenso areal pela margem do rio.

5. Praia Fluvial de Bitetos

Praia Fluvial de Bitetos
Praia Fluvial de Bitetos

Banhada pelo rio Douro em Marco de Canaveses, a Praia Fluvial de Bitetos foi, no passado, ponto de paragem obrigatório dos barcos rabelo. Em 2011 foi classificada, pela primeira vez, como zona balnear licenciada, passando a ser vigiada por dois nadadores-salvadores. Foi também classificada como “Praia Acessível/ Praia Para Todos”.

Dispondo de um cais, é ponto de paragem para embarcações e recebe frequentemente provas de motonáutica, canoagem e ski aquático. Voltou a ser distinguida pela Agência Portuguesa do Ambiente com classificação ” Água Balnear Interior com excelente qualidade”. Além deste galardão, a praia que fica na margem direita do rio Douro, mantêm ainda o estatuto de “Praia Acessível – Praia para todos”.

6. Praia Fluvial de Porto de Rei

Praia Fluvial de Porto de Rei
Praia Fluvial de Porto de Rei

Inaugurado em 2004, o Parque Fluvial de Porto de Rei, em Resende, tem uma localização privilegiada. Está na fronteira da Região dos Vinhos Verdes com o Douro vinhateiro, proporcionando uma excelente introdução às belezas do vale duriense. É um espaço cheio de pujança, encravado nas encostas de montanhas que, com o rio, desenham belezas naturais inconfundíveis.

O Parque de Porto de Rei conta com uma concorrida praia fluvial, piscina flutuante, jardins, espaços relvados, passadiço, um cais de acostagem para barcos de turismo e infra-estruturas de apoio aos banhistas. Há pequenos barcos de recreio, desportos náuticos, parque de merendas e um bar-restaurante perto do rio. Praia vigiada durante a época balnear.

7. Praia Fluvial de Melres

Praia Fluvial de Melres
Praia Fluvial de Melres

Localizada na margem norte do rio Douro, concelho de Gondomar estende-se o areal de Melres, formando a Praia Fluvial de Melres, uma das três praias deste concelho. Não tão conhecida como a Praia Fluvial da Lomba e a Praia Fluvial de Zebreiros que se situam ambas em Gondomar. É dotada de boas infraestruturas. É notória a falta de um bar ou restaurante de apoio à praia contudo possui outras estruturas de apoio.

Pode contar com a presença de um parque de estacionamento, casas de banho e um parque infantil para que as crianças se possam divertir durante o dia. Existe também um campo de futebol em cimento para os amantes de desportos colectivos. Possui uma extensa área verde para estender a sua toalha ou fazer um piquenique.

8. Praia Fluvial da Lomba

Praia Fluvial da Lomba
Praia Fluvial da Lomba

A Praia da Lomba, em Gondomar, foi distinguida pela Quercus, pelo segundo ano seguido, com o título “Praia com Qualidade de Ouro”. São 396 as zonas balneares que mereceram este ano a distinção da Quercus, que assim classifica as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentem os melhores resultados em termos de qualidade.

Na margem esquerda do rio Douro, a praia fluvial da Lomba é, por excelência, o cartão-de-visita daquela freguesia. Possui um extenso areal, e dispõe uma zona de apoio balnear constituída por Posto de Primeiros Socorros, WC, balneários e Bar. A área envolvente à praia fluvial, oferece aos seus utilizadores os melhores equipamentos: parque de estacionamento, ancoradouro e um parque de merendas e implantado num extenso pinhal e equipado com grelhadores, mesas e pontos de água.

9. Praia Fluvial de Crestuma

Praia Fluvial de Crestuma
Praia Fluvial de Crestuma

A praia fluvial de Crestuma que como o nome indica situa-se na Estrada Penedo 399, na margem esquerda do Rio Douro em Crestuma, concelho de Vila Nova de Gaia, perto da barragem de Crestuma-Lever. Ali perto tem várias atrações tais como o Clube Náutico de Crestuma ou ainda o Parque Botânico do Castelo, um dos parque de Gaia, que são uma excelente opção para fazer algo diferente do que só estar na praia.

Desde o ano 2014 que esta praia tem nadadores salvadores. Essa vigilância inclui, para além de dois nadadores-salvadores, meios de apoio como bóias, equipamentos de socorro, botes e sinalética para que estas praias fluviais do Rio Douro sejam mais seguras para os banhistas que todos os anos frequentam estas praias nas margens do rio.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here