Início Viagens As 9 praias portuguesas com mais iodo

As 9 praias portuguesas com mais iodo

E se lhe dissermos que uma ida à praia é divertido mas também pode ser saudável? Descubra as praias portuguesas com mais iodo.

2
praias portuguesas com mais iodo
Praias portuguesas com mais iodo

Além de se encontrar presente em muitos alimentos como o peixe, legumes, algas e derivados do leite, o iodo encontra-se também, em abundância, na água do mar. Tratando-se de um elemento crucial para a nossa saúde, especialmente ao nível do funcionamento da tiróide, uma ida à praia constitui uma óptima forma de reforçar a quantidade de iodo no organismo.

Cerca de 13% da população mundial sofre de deficiência de iodo. No entanto, a simples inalação da brisa marítima é suficiente para tratar este problema. Nem todas as praias são ricas em iodo. Em Portugal, existem várias, de norte a sul do país, conhecidas por possuírem uma elevada concentração deste nutriente.

Por isso mesmo, há muitas décadas que várias famílias escolhem estas praias como destino de férias para levar as suas crianças. Afinal de contas, há algo melhor do que conjugar algo agradável com o pormenor de ser saudável? Descubra as praias portuguesas mais ricas em iodo.

1. Praia de Moledo, Caminha

Praia do Moledo
Praia do Moledo

Esta é uma das praias portuguesas com mais iodo. Situada no Norte de Portugal, em Caminha, a Praia do Moledo é um local conhecido há muito por possuir uma excelente brisa Atlântica com altos teores de iodo-

Desde o areal é possível avistar uma pequena ilha que alberga o Forte da Ínsua. Além disso, a maravilhosa paisagem está ainda enquadrada pelo monte de Santa Tecla (já na parte galega) e pela Mata do Camarido.

2. Praia da Apúlia, Esposende

esposende
Apúlia

Trata-se de uma praia que faz parte do imaginário de muitos veraneantes, sobretudo do norte de Portugal. Ladeada por moínhos e por barracas ligadas à exploração do sargaço, a Praia da Apúlia não é apenas uma praia: é um local onde se respira história e tradição.

Além da significativa presença de iodo, existem muitas outras razões para visitar a Praia da Apúlia: a sua história, as excelentes condições para praticar desportos náuticos e a existência de bares e restaurantes de elevada qualidade. E um bónus especial: não perca o pôr-do-sol desta praia: trata-se de um dos mais belos de todo o país.

3. Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia

Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia
Praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia

É a praia mais próxima do centro de Vila Nova de Gaia e é muito frequentada por famílias. Além das suas propriedades curativas graças ao elevado teor em iodo, quem aqui se desloca pode também desfrutar de um passeio de 23 quilómetros por um passadiço que vai até Espinho.

4. Praia da Aguda, Vila Nova de Gaia

Praia da Aguda
Praia da Aguda

A praia da Aguda é uma óptima sugestão para passar um dia em cheio com as crianças. Além das suas águas ricas em iodo, é também possível visitar a Estação Litoral da Aguda, onde ponde encontrar o Museu das Pescas e o Aquário.

Além disso, esta praia possui óptimas condições para a prática de surf e é bastante comum encontrar muitos adeptos desta modalidade com a sua prancha em busca de uma boa onda.

5. Praias da Ericeira, Mafra

Praia dos Coxos
Praia dos Coxos

São várias e para todos os gostos. Na vila piscatória da Ericeira, no concelho de Mafra, são muitas as praias ricas em iodo. São 11 quilómetros de costa onde pode escolher a sua praia preferida. No entanto, se procura as melhores, sugerimos a praia dos Pescadores, a praia dos Coxos e a praia de Ribeira d’Ilhas.

Como se não bastasse, a Ericeira é o local ideal para recarregar baterias após um dia na praia: aqui pode encontrar muitos restaurantes com comida de qualidade. Além disso, pode ainda desfrutar de todo o espírito surfista que invadiu esta localidade nos últimos anos.

6. Praia do Magoito, Sintra

Praia do Magoito
Praia do Magoito

Localizada no Parque Natural Sintra-Cascais, a praia do Magoito desperta o interesse não apenas pelo seu areal mas também pela paisagem, pela fauna e pela flora do local. Apesar de muito rica em iodo, trata-se de uma praia com um mar traiçoeiro e por tanto todos os cuidados são poucos na hora de ir a banhos.

Possui acesso pedonal – adequado a pessoas com mobilidade reduzida e a carrinhos de bebé – localizado sobre uma gigante duna consolidada, considerada um dos mais importantes tesouros naturais do concelho.

7. Praia da Parede, Cascais

Praia da Parede
Praia da Parede

A sua concentração em iodo é tão elevada que esta praia foi, em tempos, prescrita pelos próprios médicos das as suas propriedades curativas. A isso não será também alheio o facto de ser uma das praias da zona de Lisboa com mais iodo.

Pode não ser o local mais adequado para um mergulho por causa da grande quantidade de rochedos mas, o facto de possuir bons acessos e boas estruturas de apoio, fazem desta praia uma das melhores opções para quem vive perto de Lisboa.

8. Praia de Vale Figueiras, Aljezur

Praia de Vale Figueiras, Aljezur
Praia de Vale Figueiras, Aljezur

Em plena Costa Vicentina, o facto de ser de acesso difícil faz apenas com que seja ainda mais recompensador chegar até aqui. Após um percurso de 5 quilómetros em alcatrão e terra batida irá chegar até uma paisagem intocada e quase selvagem. E, claro o mais importante: aqui pode absorver muito iodo e produzir muita vitamina D.

9. Praia da Fuseta, Olhão

Olhão
Fuseta

É uma praia que faz parte do imaginário de muitos algarvios (e não só). A praia da Fuseta encontra-se na Ilha da Armona, entre a Ria Formosa e o oceano Atlântico.

A ligação entre a praia e a aldeia é feita por barco, or entre os muitos canais ladeados por uma natureza quase intocada. Com águas tranquilas e cristalinas e ainda longe da confusão da maioria das praias do Algarve, trata-se de uma das praias mais ricas em iodo em toda a região.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here