Início Viagens As 16 melhores praias do Alentejo

As 16 melhores praias do Alentejo

De Almograve a Porto Covo, da Zambujeira a Milfontes, de Tróia à praia da Amália. Estas são as mais bonitas e as melhores praias do Alentejo.

11385
1
alentejo
Ilha do Pessegueiro - Porto Covo

 

O Alentejo está cada vez mais na moda e este facto só admira os mais distraídos. Esta belíssima região de Portugal tem de tudo, desde aldeias caiadas de branco, planícies ondulantes de trigo, uma gastronomia de comer e chorar por mais e… algumas das praias mais bonitas de Portugal. Além disso, as praias do Alentejo têm a vantagem de ser mais sossegadas do que as suas vizinhas a Sul, as praias do Algarve embora, sejamos honestos, não têm uma água com uma temperatura tão agradável.

Praia da Ilha do Pessegueiro

As praias do Alentejo estendem-se desde Tróia até à fronteira com o Algarve, entre Odemira e Aljezur. No início, a norte, as praias são longos areais a perder de vista, com quilómetros de extensão. Um pouco mais a sul, as praias grandes começam a dar lugar a praias mais pequenas, encaixadas nas falésias da costa. Algumas destas praias mais pequenas são quase secretas e desconhecidas para a maioria das pessoas e ainda é possível encontrar pequenos recantos à beira mar onde consegue passar um dia inteiro sozinho a desfrutar da praia.

Sejam praias mais concorridas e repletas de pessoas ou sejam pequenos paraísos por descobrir, as praias do Alentejo têm muito para oferecer e, além de lhe proporcionarem umas boas férias, ainda lhe podem dar a serenidade e a paz de espírito que só pode encontrar em locais mais isolados. Descubra as melhores praias do Alentejo!

 

1. Praia do Almograve

Pertencente ao Concelho de Odemira, o Almograve caracteriza-se sobretudo pelo seu sossego ímpar, numa aldeia do litoral alentejano. A aldeia de Almograve fica a cerca de 500 metros do mar, convidando a um passeio a pé ou de bicicleta até à praia. Com duas partes muito distintas entre si, Almograve oferece uma das praias mais bonitas da Costa Alentejana.

praias mais bonitas do alentejo
Praia de Almograve – Gregor Samsa

De um lado, a praia de rochas e arribas de xisto, do outro, a praia de areia encostada às dunas. Almograve está Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, permitindo ao visitante estar em contacto com a natureza no seu estado mais virgem, observando toda a riqueza da sua fauna e flora.

 

2. Praia da Zambujeira do Mar

Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, com acesso directo.

Praia da Zambujeira do Mar
Praia da Zambujeira do Mar

Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no 1º fim de semana de Agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal.

 

3. Praia do Carvalhal

A Praia do Carvalhal está localizada a poucos quilómetros a Sul da Zambujeira do Mar, no município de Odemira, Portugal. Esta praia tem acesso por uma pista de terra batida. Nos últimos anos tem-se tornado numa alternativa à concorrida Praia da Zambujeira do Mar.

Praia do Carvalhal
Praia do Carvalhal

A Praia do Carvalhal tem uma grande beleza natural e caracteriza-se por conformar um profundo vale, recortado por um pequeno riacho que atravessa a praia até ao mar.

 

4. Praia de Melides

A Praia de Melides localiza-se na costa Alentejana e caracteriza-se como uma belíssima praia de bandeira azul e com grande tranquilidade. Se procura uma bonita e extensa praia onde pode aproveitar para descansar e com óptimas condições atmosféricas esta praia é o local ideal para si. A praia de Melides é uma praia quase deserta equipada com os equipamentos balneares essenciais mas sem grandes infra-estruturas turísticas e sempre respeitando o puro ecossistema em que se insere.

Praia de Melides
Praia de Melides

Geralmente esta praia não é procurada por um grande número de pessoas por não se encontrar junto a nenhum centro turístico pelo que é extremamente relaxante. Nesta praia poderá praticar voleibol, futebol, pesca desportiva, surf e bodyboard.

1 COMENTÁRIO

  1. Conheço praticamente todas estas praias e são lindas….. Falta ainda aqui a do Carvalhal de Odemira, não a outra a seguir à Comporta……..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here