Início Viagens As 25 praias fluviais mais bonitas de Portugal

As 25 praias fluviais mais bonitas de Portugal

Com milhares de quilómetros de belas praias no litoral, quem diria que há autênticos tesouros por descobrir no interior? As 25 praias fluviais mais bonitas de Portugal.

1900842
23
Estorãos - Ponte de Lima
Estorãos - Ponte de Lima

Pensa que pode dar uns mergulhos e desfrutar de um dia na água apenas no mar? Por todo o país existem centenas de praias fluviais, muitas delas com Bandeira Azul e preparadas para receber banhistas com excelentes condições e em locais paradisíacos. Portugal possui uma imensa rede de praias fluviais em vários rios de águas límpidas e cristalinas que em nada ficam a deve às praias oceânicas da costa litoral.

Algumas destas praias ficam em áreas protegidas e outras há que fazem parte da rede das aldeias de xisto. Seja no rio Alva ou no rio Mondego, seja na Serra da Freita ou na Serra da Lousã, parta à descoberta destes pequenos tesouros. Afinal de contas, uma praia fluvial não é menos do que uma praia de oceano. Estas são as melhores praias fluviais de Portugal.

 

1. Agroal – Ourém

A praia fluvial é a maior nascente do rio Nabão. Antigamente era muito procurada pelos seus supostos poderes terapêuticos, hoje enche-se de turistas e habitantes locais que só querem fugir do calor. A piscina central fica no sopé de um colina, de onde caem todos os dias cerca de dois milhões de litros de água. Só há um problema: a água tem fama de ser mesmo muito fria.

Praia Fluvial do Agroal
Praia Fluvial do Agroal

A praia fluvial tem uma área de lazer, balneários e uma cafetaria, a Cafetaria do Agroal. O espaço fica mesmo em cima da piscina da nascente e tem uma pequena esplanada. A cafeteira só está aberta durante a época balnear e tem uma pequena esplanada.

 

2. Malhadal – Proença-a-Nova

Na base da Serra das Corgas, bem no interior de Portugal, onde serpenteia a Ribeira da Isna (afluente do Rio Zêzere), a Praia Fluvial do Malhadal, é um óptimo local de descanso e de contacto com a natureza. Afastada de qualquer localidade, caracteriza-se por uma enorme extensão de água (cerca de 1 Km), cercada de abundante vegetação e de relevo acidentado.

malhadal
Malhadal – Proença-a-Nova

É aqui que se localiza o primeiro parque aquático fluvial da Região Centro, o Fluvifun, equipado com escorregas, trampolins e escaladas. O parque funciona entre as 10h00 e as 20h00 e os preços variam entre 1€ e 10€. Além de uma piscina fluvial na ribeira de Isna, tem disponível um bar com esplanada, casas de banho, churrasqueira, parques de merendas e muita natureza.

 

3. Adaúfe – Braga

Situada numa zona de grande beleza natural na margem do Rio Cávado, a Praia fluvial de Adaúfe tem uma extensão de cerca de 200 metros que inclui uma zona de areia e uma ampla área relvada, recortada por percursos pedonais acessíveis. A praia oferece condições para a prática de diversas actividades como o vólei, canoagem e desportos radicais, e excelentes infraestruturas de apoio que incluem prancha de saltos, parque de fitness e um parque de merendas com mesas e assadores.

praias fluviais
Praia Fluvial de Adaúfe

Vigiada durante a época balnear goza de uma zona com um amplo relvado para piqueniques e dispõe de espaços para a prática de desporto e o aluguer de gaivotas. Em memória de tempos passados e de outras utilizações deste espaço, ainda é possível encontrar aqui um moinho antigo e um engenho para a elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

 

4. Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

A Albufeira do Azibo avaliada como Paisagem Protegida situa-se no concelho de Macedo de Cavaleiros. Este magnífico espelho de água em comunhão com os areais e a vasta diversidade de fauna e flora acolhem duas belíssimas praias fluviais. A Praia Fluvial da Ribeira e a Praia Fluvial da Fraga da Pegada. Ambas as praias são bastante frequentadas durante toda a época balnear não só pela qualidade da água bem como da qualidade das infraestruturas de apoio.

Praia Fluvial do Azibo
Praia Fluvial do Azibo

Possui uma paisagem sem igual, de uma beleza natural fantástica, água doce e uma extensa área para apanhar banhos de sol. Em harmonia com a natureza envolvente esta Paisagem Protegida foi galardoada com Qualidade de Ouro pela Quercus. Merecedora também do prémio de Bandeira Azul possui acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Dotada de um extenso relvado, na altura do verão são criadas zonas de sombra com chapéus de sol. Pode fazer as suas refeições no restaurante ou simplesmente aproveitar a paisagem no café. Possui casas de banhos e zona de lavabos.

 

5. Estorãos – Ponte de Lima

Vigiada pela Serra de Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta encantadora praia fluvial. Sem pretensões, convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias. O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.

praias fluviais
Estorãos – Rui Videira

A Praia Fluvial de Estorãos surpreende pelo enquadramento da paisagem mas revela ser muito mais do que uma simples praia. Trata-se de um recanto muito agradável situado numa pequena, encantadora e típica aldeia do Minho. Se, depois de desfrutar das águas cristalinas desta praia lhe apetecer fazer um passeio pela aldeia, irá surpreender-se com as suas habitações típicas e as suas ruas de pedra numa harmonia já difícil de encontrar noutras paragens.

23 COMENTÁRIOS

  1. De todas estas que mencionaram, meteria Foz de Egua em 1 lugar, ja nao esta como na foto, tem uma piscina feita no rio, com agua quente, uma maravilha, numero 1 TOP, pela beleza Loriga em 2, mas a agua é gelada, haja coragem para nadar, Fraga da Pena é lindissimo para piqueniques, descansar e refrescar, nao é uma praia fluvial, das outras conheço Penacova, nao merece o 1 lugar, as outras nao conheço, mas mencionaria uma que conheço que é lindissima, 1 ou 2 lugar, Vale do Rossim, Serra da Estrela

    • Caro Carl

      Foz D’ Égua encontra-se tal como na foto, estive lá nem ha um mês, só em pleno Verão enche e se transforma em piscina.

    • Loriga em 1° lugar, porque preenche TODOS os requisitos: Bar, wc, facilidade de acesso para deficientes, DOIS nadadores salvadores, espaço mais que suficiente para piqueniques. Só falta mais sombra do outro lado do rio, que não tem nenhuma árvore. Para além da extrema beleza do sitio, tem uma panorâmica para a Serra da Estrela fantástica, e sobretudo, uma tranquilidade que não esquecemos.

  2. A praia / termas do Agroal conheço-a desde 1967, como utilizadora para curar uma micose. Foi-me receitada pelo médico Militar, do antigo Hospital Militar em Tomar.

  3. Nasci e vivi aproximadamente a 8 km do Agroal ,adoro aquela região e gosto de dizer que conheço cada pedra e cada arvore daquela região!,,,,,,Se é bonito ? não é lindíssimo

  4. Em 2013 passei umas férias no Gerês e tudo lá é lindo.O verde da serra as cascatas de água os castanheiros cheios de ouriços de castanhas,as paisagens do alto da serra para a vila do Gerês é soberba e a vila é acolhedora e as pessoas muito simpaticas.

  5. Tenho urgulho de me ter ocupado deste paraiso durante 7 anos e de ter contribuido aos melhoramentos fazendo parte das minhas ideias para a evulução desta maravilha da natureza…. Espero que a Camara de Penela continue a colaborar para manter este sitio como quase unico ,,,, e quem sabe ??? Um dia voltarei e serà com grande prazer… Abraços a todos….. E longa vida às “Piscinas da Louçainha” (Fotografia nao ilustra a actualidade)

  6. Conheço algumas das citadas praias fluviais, mas com a qualidade e transparencia da água como a de Loriga, acredito que é unica em Portugal. Facil de chegar,estrada chamativa, paisagem deslumbrante, natureza pura e água fresquinha que exige coragem para entrar e nadar em seus esbeltos lagos. Tudo isso numa serra privilegiada com clima agradável para piqueniques no verão e muita neve no inverno. Constrates apaixonantes para quem gosta e curte a natureza. Vale a pena conhecer. Conheçam também os usos e costumes regionais. Forma própria de viver e curtir as coisas naturais e boas da vida.

  7. A 13 km da nascente sem poluição e por zona montanhosa chega a Mondim da Beira o Rio Varosa um afluente do Rio Douro com uma água límpida própria para beber,nadar e ter uma água límpida desta qualidade não haverá nenhuma ou poucas em Portugal,com zona de lazer,bar,música ambiente e local para grelhadas e pique nique e o que vos proporciona a junta de freguesia de Mondim da Beira no concelho de tarouca,essa sim é um dos paraísos que poucos conhecem ,convido todos a procurar vídeos e imagens no Google da praia fluvial de Mondim da Beira, bem vindos e boas férias

  8. A praia Fluvial do Alamal chamada por muitos a pérola do Alentejo e já à mais de 5 anos votada para as 10 melhores e mais Bonitas praias fluviais do País………merecimento próprio…..venham conhecer….UM ALENTEJO DIFERENTE.

  9. A Praia Fluvial do Agroal,o sitio e espectacular,com as obras melhorou muito,trás mais gente,e de louvar.
    Mas há sempre um senão,esqueceram-se do estacionamento,e da segurança.
    (Nota)Eu já fui assaltado, partirão o vidro do carro,levaram tudo o que estava no interior.
    Acho que a segurança é importante,as entidades devem ter em conta estas situações .

  10. Hoje estive na praia fluvial de Canaveias, V.N.Ceira. Amei reúne tudo e até estacionamento com a GNR a fazer-se ver. Nadadores Salvadores, bandeira azul, bar de apoio e excelentes acessos. Recomendo vivamente!

  11. Gostaria de saber onde dormir no Agroal? Evonde comer??falam muito em assaltos? Lá? E á noite o k.se faz?
    Tem sitio para se estar deitado ao sol_?

  12. No agroal tem um cafe restaurante e uma residencial, dormi numa tenda e ninguem roubou nada nem a mim em a mais dois dos meus colegas nem nas nossas motas…Lugar ao sol …muito água super gélida pois é a nascete do rio Nabão

  13. Conheço loriga, geres, alcoutim,entre outras… Mas a
    TAPADA GRANDE da Mina S Domingos-Mertola é a Melhor. Ja ganhou varios premios. Boa água, quente, segura, não se limita só à praia fluvial,onde tem bar, parque lazer, pequeno parque diversões. Top

  14. A fotografia que pretende ilustrar a praia da Louçainha, em Penela, não corresponde a essa praia, mas sim à Sra. da Piedade de Tábuas, em Miranda do Corvo, local fantástico, mas que nunca conseguiu ter água suficiente para uma praia fluvial, embora as infraestruturas tenham lá sido feitas. Fica a correção. Quanto à verdadeira praia da Louçainha, merece estar nesta lista, pois é muito boa.

  15. O Agroal é das praias /termas das mais lindas. O meu verão é sempre bem passado neste lugar incrível, as minhas filhas cresceram indo ao Agroal e este ano já vou desde de Junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here