VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Mata da Margaraça: assim era a floresta portuguesa no século XIII

A Mata da Margaraça fica no Centro de Portugal e é um dos raros exemplos de como era a floresta portuguesa há 700 anos.

VxMag by VxMag
Mai 23, 2023
in Viagens
0
Serra do Açor

Fraga da Pena

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
locais isolados para férias em Portugal

10 locais remotos em Portugal ideais para férias longe das multidões

Jul 26, 2026
Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026

A Mata da Margaraça é considerada um dos locais mais bonitos de Portugal, e destaca-se pelas atividades que proporciona a toda a família, com especial destaque para as caminhadas, que vão permitir uma maior comunhão com a natureza presente neste local. A Mata encontra-se classificada como uma Reserva Natural e uma Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa, sendo um dos locais onde a floresta primitiva existente no nosso país se encontra muito bem conservada, servindo de coberto para zonas profundamente marcadas pela presença do xisto.

Os registos com referências à Mata da Margaraça são antigos, estando esta totalmente documentada desde a segunda metade do século XIII. Sabe-se que daqui saiu madeira para o retábulo da Igreja da Sé Nova, em Coimbra, assim como para a construção de uma antiga ponte sobre o Mondego, igualmente em Coimbra.

Também foi da Mata da Margaraça que saiu a madeira para a construção do convento de Santo António, em Vila Cova de Alva. Apesar de ter sido atribuída a diversas entidades monárquicas e ter apresentado ligações religiosas ao longo dos séculos, foi apenas no século XIX que a Mata passou a estar incluída na lista de bens nacionais. Isso não impediu que, em finais do mesmo século, tenha sido adquirida por particulares, entrando novamente na posse do Estado em 1985.

Mata da Margaraça
Mata da Margaraça

O local é uma área protegida que conta com diversos níveis de organização biológica, que vão das espécies aos ecossistemas, passando por diversas populações e comunidades que apresentam características únicas. Apesar disso, a atividade agrícola também marca presença nesta zona, podendo-se observar um moinho de rodízio horizontal junto à ribeira, assim como uma antiga represa e levada de água.

No entanto, esta atividade agrícola não se mantém atual, sendo possível verificar o abandono dos terrenos, com a floresta a recuperar aos poucos a sua identidade.

Por aqui poderá encontrar espécies como os carvalhos, castanheiros, azevinhos, ulmeiros, nogueiras e cerejeiras, sendo este local considerado uma das mais notáveis florestas de folha caduca existentes no nosso país, desenvolvendo-se numa encosta entre os 600 e os 850 metros de altitude.

A Mata da Margaraça tem diversos tesouros raros e com grande valor natural, como algumas espécies de orquídeas bastantes raras que aqui se abrigam e prosperam, associadas às árvores, que são o seu suporte.

Mata da Margaraça
Mata da Margaraça

A Mata da Margaraça insere-se também numa Serra que se apresenta num estado natural e muito bem conservada, o que lhe permitiu guardar raridades que são difíceis de observar noutros locais. Apesar disso, são muitas as atrações que pode encontrar nesta zona, como a praia fluvial de Côja e a Fraga da Pena.

Esta última é uma cascata que se encontra a poucos quilómetros da Mata, e é considerada uma das mais belas de Portugal, constituindo-se por uma sucessão de quedas de água que terminam numa belíssima piscina natural, conhecida pelas suas águas frias.

Para além de apreciar as maravilhas naturais desta cascata, não deixe de aproveitar as verdadeiras preciosidades gastronómicas que poderá encontrar pelas redondezas.

Pode entrar gratuitamente na Mata da Margaraça e, no seu interior, encontrará 5 percursos pedestres, que lhe vão permitir conhecer ao pormenor esta área protegida. O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem também disponível um serviço pago para visitas guiadas, caso prefira uma visita ainda mais aprofundada.

E, se gosta de caminhadas, sugerimos-lhe o percurso que vai da Fraga da Pena a Pardieiros, com uma extensão de 2,5 km, que lhe permitirá apreciar mais de perto as maravilhas naturais da região.

Qualquer altura é boa para visitar a Mata da Margaraça, mas o outono traz consigo uma paisagem verdadeiramente especial, em que tudo se enche de vermelhos e amarelos. Seja qual for a estação do ano, no entanto, recomenda-se vivamente a visita a este belíssimo local, um dos últimos vestígios das nossas florestas autóctones.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Porque alguns tubarões têm de nadar sempre para não se afogarem
Natureza

Porque alguns tubarões têm de nadar sempre para não se afogarem

by Fernando Alves
Ago 9, 2026
0

Existe uma ideia popular de que todos os tubarões têm de nadar continuamente, sob pena de morrerem. É um mito...

Read moreDetails
Bacalhau espiritual gratinado no forno: perfeito para reunir a família à mesa

Bacalhau espiritual gratinado no forno: perfeito para reunir a família à mesa

Ago 9, 2026
Porque os polvos têm três corações e sangue azul

Porque os polvos têm três corações e sangue azul

Ago 9, 2026
Como os salmões sabem voltar ao rio exato onde nasceram

Como os salmões sabem voltar ao rio exato onde nasceram

Ago 9, 2026
Porque os tomateiros deixam de dar frutos no verão mesmo com muitas flores

Porque os tomateiros deixam de dar frutos no verão mesmo com muitas flores

Ago 9, 2026
Porque o manjericão murcha depressa mesmo com rega regular

Porque o manjericão murcha depressa mesmo com rega regular

Ago 8, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine