VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

4 belíssimas aldeias para visitar na Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha esconde no seu interior algumas das mais bonitas e típicas aldeias beirãs. Descubra algumas das melhores para visitar.

VxMag by VxMag
Jan 3, 2022
in Viagens
0
serra da gardunha

Castelo Novo

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
locais isolados para férias em Portugal

10 locais remotos em Portugal ideais para férias longe das multidões

Jul 26, 2026
Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026

A Serra da Gardunha é uma das mais bonitas serras de Portugal. Localiza-se entre o Fundão e Castelo Branco e é famosa pela sua enorme biodiversidade, apesar da sua área relativamente pequena. É também o lar de muitas aldeias tipicamente beirãs, repletas de histórias e tradições e que merecem uma visita.

Toda a região é conhecida pela sua cereja de qualidade. A cereja do Fundão é, na realidade, cultivada principalmente nas encostas da Serra da Gardunha. A zona fértil continua pelo lado norte da serra, na famosa Cova da Beira. Outro dos produtos de referência é o cogumelo e são centenas as espécies que crescem nas florestas da serra.

Trata-se de um local onde coexistem 3 grandes símbolos do centro de Portugal: a serra da Gardunha, a serra da Estrela e a Cova da Beira. São muitas as aldeias típicas que aqui existem, umas mais famosas do que outras. Descubra algumas das melhores aldeias para visitar na Serra da Gardunha.

1. Alpedrinha

Alpedrinha centro de portugal
Alpedrinha

Quem visitar Alpedrinha nos dias de hoje pode ter uma pequena ideia da importância que esta vila terá tido no passado. Alpedrinha foi sede de concelho até ao século XIX. Mas mais importante do que isso, é a quantidade de solares e de casas senhoriais que por aqui abundam, testemunhos das famílias poderosas que viveram aqui.

Não é portanto de estranhar, por exemplo, que tenha sido aqui construído o primeiro teatro das Beiras, que na época contava com 200 lugares sentados e 20 camarotes. O edifício foi construído em 1839 e ainda existe, sendo que hoje é local onde ensaia a companhia de teatro de Alpedrinha.

Foi graças a esta quantidade invulgar de casas brasonadas que Alpedrinha ganhou o apelido de “Sintra das Beiras”. Na verdade, muitas pessoas importantes para a história de Portugal nasceram aqui ou fizeram desta vila o seu lar.

2. Castelo Novo

Castelo Novo
Castelo Novo (Nuno Madaleno)

A aldeia medieval de Castelo Novo, com ruas estreitas e labirínticas, é linda e transporta os visitantes para outros tempos. O seu castelo tem mais de 800 anos, existindo inclusive relatos que admitem que a idade da aldeia é bem mais antiga.

Abençoada pela Serra da Gardunha, que empresta alma a uma aldeia, já de si cheia de identidade e interesses, em plena raia beirã, Castelo Novo é em si mesma um convite para desfrutar. Cresceu em torno das suas muralhas, que vão definindo uma estrutura magnífica.

São muitos os desafios ao olhar que se encontram em Castelo Novo. Nesta zona sente-se algo que conecta com a natureza e que é justificado por muitos aspectos, como por exemplo as águas a brotarem de fontes, o granito que serve de base como material na aldeia, as ruas, e toda a envolvência.

3. Alcaide

Alcaide centro de portugal
Alcaide

A melhor forma de explorar Alcaide é caminhando pelos seus becos e ruelas. É fácil encontrar os seus principais pontos de interesse: as igrejas, a capela, a torre sineira, a Casa da Câmara e a casa onde viveu João Franco, o filho mais famoso da terra, antigo ministro do rei D. Carlos I.

Um passeio atento permite ainda descobrir uma aldeia tipicamente beirã, com os seus balcões, as tradicionais varandas, os cunhais e as cimalhas, todos eles detalhes tradicionalmente rurais. As fontes de água são também uma presença constante e atestam bem a importância e a abundância deste elemento em Alcaide.

4. Alcongosta

Alcongosta
Alcongosta

Se o Fundão e a Serra da Gardunha são conhecidos pela sua cereja, então Alcongosta é a capital das cerejeiras. No total, são 8 mil hectares de cultivo deste fruto onde milhares de árvores se cobrem de flores brancas na primavera, rivalizando com a brancura da neve da Serra da Estrela. No Verão, quando as cerejas amadurecem, é o vermelho vivo que toma conta da paisagem.

Os romanos também devem ter apreciado este fruto, já que se estabeleceram por aqui e deixaram inúmeros vestígios da sua presença. Na aldeia também existe património mais recente, mas o seu principal motivo de visita é a paisagem composta pelas cerejeiras em flor, que pode ser apreciada a partir do Miradouro da Portela  da Gardunha.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Doce de melão com amêndoa do Algarve: receita tradicional e irresistível
Gastronomia

Doce de melão com amêndoa do Algarve: receita tradicional e irresistível

by Beatriz Alves
Ago 12, 2026
0

Esta é uma das sobremesas menos conhecidas da doçaria algarvia, que aproveita os melões da região numa preparação cozinhada, ao...

Read moreDetails
Bacalhau à Brás: receita tradicional do mais apreciado prato típico português

Bacalhau à Brás: receita tradicional do mais apreciado prato típico português

Ago 12, 2026
Feijoada à transmontana: uma receita perfeita para juntar a família à mesa

Feijoada à transmontana: uma receita perfeita para juntar a família à mesa

Ago 12, 2026
Queijadas de Sintra: a receita tradicional de um doce irresistível

Queijadas de Sintra: a receita tradicional de um doce irresistível

Ago 12, 2026
Sericaia com ameixas de Elvas: receita típica de um delicioso doce alentejano

Sericaia com ameixas de Elvas: receita típica de um delicioso doce alentejano

Ago 12, 2026
Porque as esponjas da cozinha são um dos objetos mais sujos de casa

Porque as esponjas da cozinha são um dos objetos mais sujos de casa

Ago 11, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine