Início Gastronomia 5 dos melhores pratos da gastronomia de Portugal

5 dos melhores pratos da gastronomia de Portugal

Peixe, marisco, bacalhau, leitão, cozido à portuguesa, doces típicos e bons vinhos... Há tanto para descobrir na gastronomia de Portugal.

2
Bacalhau
Bacalhau

Consegue ser impressionante a forma como um país tão pequeno tem uma riqueza gastronómica tão vasta. E é igualmente verdade que cada vez mais turistas são atraídos para Portugal por essa razão.

Portugal é um país intimamente relacionado com o Atlântico, mas a sua cozinha é tipicamente mediterrânica. A gastronomia é inclusive uma questão cultural, pois não raros são os pratos com uma origem e história ancestral.

Vale então muito a pena ver os pratos referidos em seguida, para que tente aproveitar as iguarias sempre que viajar por Portugal. Fique a conhecer os 5 melhores pratos confecionados por cá.

Bacalhau

Bacalhau
Bacalhau

É incontornável e praticamente infindável a forma como o bacalhau e os seus pratos marcam a gastronomia de Portugal. De norte a sul este alimento é tratado como rei. Do bacalhau à narcisa, proveniente do Minho, passando pelo bacalhau à Brás, à açorda de bacalhau alentejana, este peixe é uma iguaria simplesmente deliciosa.

E embora seja consumido de maneira tradicional na véspera de Natal em Portugal, existem, como se referiu, incontornáveis receitas e versões deste clássico.

Francesinha

Francesinha
Francesinha

Há quem a considere uma sanduíche, mas para nós trata-se de um prato com tradição e com sabor característico e delicioso. Como o próprio nome indica tem influência francesa, nomeadamente do croque-monsieur, uma sanduíche de pão torrado com presunto e queijo.

No entanto, a Francesinha portuguesa é muito mais do que isso, já que o toque no forno, o molho caraterístico e mais alguns ingredientes a tornam em algo singular e delicioso.

A versão em português tem mais camadas, mas o grande segredo deste prato está efetivamente no molho, que o torna num dos mais apreciados pelos portugueses. Sendo especialmente bem confeccionada no norte do país, é de destacar que existem apreciadores por todo o país.

Sardinhas assadas

Sardinhas assadas
Sardinhas assadas

É comida de verão e muitas vezes sinónimo de festas populares. As sardinhas assadas colocadas numa fatia de pão e bem regadas com azeite constituem um verdadeiro pitéu. São simplesmente deliciosas se acompanhadas com uma bela salada de pimentos.

A acrescentar deve destacar-se o seu cheiro muito característico que marca todos os Verões portugueses.

Cozido à portuguesa

Cozido à portuguesa
Cozido à portuguesa

É um dos maiores tesouros da gastronomia portuguesa, permanecendo um mistério a sua origem.

Apresentando variações consoante a região do país, tem na sua base carnes cozidas lentamente, de várias origens, nomeadamente de vaca, porco e frango e grande diversidade de enchidos. Tudo isto para além de arroz e legumes cozidos.

O cozido mais famoso de Portugal é provavelmente o dos Açores, que é confecionado utilizando o calor proveniente do solo em manifestações de vulcanismo secundário. É na Ilha de São Miguel, nos Açores, que o cozido açoriano assume a sua essência mais típica, no entanto vale a pena prová-lo em qualquer região do país.

Leitão à Bairrada

Leitão à Bairrada
Leitão à Bairrada

Existem diferentes formas de ser confecionado, no entanto é na região da Bairrada que esta iguaria é mais consensual. Assado no tradicional forno a lenha bairradino, é simplesmente delicioso com a sua pele crocante e com o apurado molho a acompanhar.

Muitos são os ingredientes que podemos supor que entram na sua confecção, nomeadamente alho, sal, pimenta, manteiga, louro, etc. mas é a assadura que faz toda a diferença. Em trânsito ou em passeio, vale a pena uma deslocação ou paragem nesta região de excelência para degustar o leitão.

2 COMENTÁRIOS

  1. O meu marido e eu gostamos muito da cozinha portuguesa . Achamos que é melhor daquela italiano.Em particular gostamos muito de peixe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here