Início Viagens 16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida

16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida

É um dos santuários naturais mais bonitos de Portugal e está repleto de sítios para descobrir. 16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida.

291930
5
locais para visitar na Serra da Arrábida
Arrábida

A Serra da Arrábida é uma das mais bonitas áreas protegidas de Portugal. Aqui pode encontrar fantásticas praias desertas entre o azul do mar e o verde da serra. Pode ainda caminhar pelos vários percursos pedestres, observar golfinhos no estuário do Sado e visitar alguns monumentos. Outra fantástica opção para descobrir esta região é optar por uma caminhada ao ar livre, realizando algum dos vários trilhos da Arrábida. O Parque Natural da Arrábida estende-se ao longo da linha que une Sesimbra a Setúbal. Algumas das suas localidades mais emblemáticas incluem Azeitão, o Palácio da Comenda, o Portinho da Arrábida ou o Cabo Espichel, por exemplo.

As praias da Arrábida são outro dos grandes atractivos do Parque. No entanto, caso pretenda, desfrutar de um mergulho nestas praias, recomendamos o máximo respeito pela Natureza envolvente (nunca se esqueça que está dentro de um santuário natural que deve ser preservado). Descubra 16 fantásticos locais para visitar na Serra da Arrábida.

 

1. Portinho da Arrábida

Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, a Praia do Portinho é uma das mais belas de Portugal. As suas areias brancas e finas e os variados tons de azul das águas límpidas do oceano contrastam com a verdejante vegetação da Serra, formando um belíssimo cenário que convida ao repouso e à contemplação.

Portinho da Arrábida
Portinho da Arrábida

Nesta baía tranquila é possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha, estando no entanto interdita a caça submarina pois o fundo do mar é também considerado reserva natural.

 

2. Praia da Figueirinha

Tendo como cenário a belíssima Serra da Arrábida, a Praia da Figueirinha é uma das mais conhecidas e procuradas da região, pela facilidade de acesso e tranquilidade das suas águas.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Praia da Figueirinha

Esta praia possui um areal extenso, que na maré baixa se prolonga mar adentro por uma língua de areia, dando origem a uma espécie de enseada, onde se costuma praticar windsurf.

 

3. Convento da Arrábida

O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange, ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.

locais para visitar na Serra da Arrábida
Convento da Arrábida

No alto da serra, as quatro capelas, o conjunto de guaritas de veneração dos mistérios da Paixão e algumas celas escavadas nas rochas formam aquilo a que convencionou chamar-se o Convento Velho.

 

4. Sesimbra

Pitoresca vila piscatória situada junto a uma baía abrigada, Sesimbra foi fundada no topo da colina, em redor do castelo dos Mouros que o 1º rei de Portugal, D. Afonso Henriques conquistou em 1165. Este castelo caíu de novo na posse dos mouros em 1191, tendo sido reconquistado no reinado de D. Sancho I (séc. XIII) que o doou à Ordem de Santiago para defesa e povoamento. Mais tarde, no séc. XVIII foi restaurado, sendo actualmente um ponto de visita obrigatória de onde se pode admirar uma paisagem verdadeiramente deslumbrante sobre a vila e o mar. Foi a riqueza piscícola do mar de Sesimbra que fez com que o núcleo populacional descesse do alto da colina e se deslocasse para as suas proximidades, transformando-se esta vila num dos principais portos de pesca da região.

Sesimbra
Sesimbra

Foi também o mar que durante o séc. XX atraiu forasteiros que procuravam as excelentes praias abrigadas com óptimas condições para a prática de desportos náuticos, que tornaram esta pacata localidade numa concorrida estância de veraneio. Nas redondezas, merece uma visita o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, junto ao qual na falésia são visíveis algumas pegadas de dinossauros. Destaque especial merece também a excelente gastronomia regional em que os mariscos e peixes frescos são o elemento principal, e que se podem apreciar nos muitos restaurantes aqui existentes.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here