Início Viagens 10 grandes viagens de estrada em Portugal

10 grandes viagens de estrada em Portugal

As 10 grandes viagens de estrada em Portugal. De braço de fora, cabelos ao vento e com um país a passar na janela do seu carro. Faça-se à estrada!

104205
5
COMPARTILHE
Estrada Nacional 222

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Sozinho, com os amigos ou a família, com a namorada, com o namorado, com o cão ou o periquito. De moto ou de descapotável, de chaço ou de autocaravana. A dormir em parques de campismo, pensões de 20 euros, no carro, ou em hotéis de luxo e turismos de habitação. A comer do bom e do melhor ou enlatados de atum com picadinho de cebola. Tanto faz.

O que importa é que se faça à estrada. Tem um país inteiro para descobrir. Mede 700 quilómetros de altura e cerca de 250 km de largura, mas dentro dele há um mundo de aventuras. Portugal, um país que não se mede aos palmos. Um país para ver como nunca ou viu em dez grandes road trips para a sua bucket list. Porque a vida é mais do que pagar contas e depois morrer. Descubra 10 grandes viagens de estrada em Portugal.

10 – Tejo, por esse rio acima até Espanha

Portas de Ródão
Portas de Ródão

Seguir um rio é sempre um bom pretexto para uma viagem de estrada. E quando se trata de seguir o rio Tejo, o maior rio ibérico, a viagem é garantidamente histórica e repleta de motivos de interesse. É uma jornada que se pode fazer em dois dias, mas como todas as outras, pode e deve demorar mais tempo, se for parando e se aventurar nalguns desvios.

Desde Lisboa, recomendo que inicie a viagem pela margem sul até à região do médio Tejo. A partir de Constância pode ir ziguezagueando entre a margem norte e sul e visitar terras como Abrantes, Belver, Alvega ou Vila Velha de Rodão. A partir daí entra no território do Parque do Tejo Internacional e a viagem torna-se muito interessante. É uma região remota e desabitada onde o rio apenas se pressente na paisagem e na vida pacata de aldeias como Malpica do Tejo ou Rosmaninhal. Depois ou diz adiós ao Tejo, ou continua a segui-lo por Espanha, onde corre mais 700 km até à sua nascente na Serra de Albarracin.

Duração: 3 dias

Distância: 260 km aprox.

Percurso recomendado: Lisboa – Alcochete – Santarém – Alpiarça – Chamusca – Constância – Abrantes – Gavião – Fratel – Alvega – Belver – Vila Velha de Rodão – Malpica do Tejo – Rosmaninhal

9 – Douro faina fluvial

Estrada Nacional 222
Estrada Nacional 222

Uma road trip clássica que deve ser feita acompanhando o curso do rio Douro desde que entra em Portugal até que vai desaguar à Foz, no Porto. Pelo caminho temos o Parque Natural do Douro Internacional e os arrepiantes canhões do rio, depois o coração do Douro vinhateiro, ladeado por belas e cénicas estradas desde o Pinhão até ao Peso da Régua. A partir daí pode ir variando entre a margem Norte e Sul do rio até “desaguar” no majestoso cenário da foz do Douro com o Porto a brilhar como um postal visto de Gaia.

Duração: 3 dias

Distância: 280 km aprox.

Percurso recomendado: Salto de Castro – Miranda do Douro – Freixo de Espada à Cinta – Barca D`Alva – S. João da Pesqueira – Pinhão – Peso da Régua – Resende – Cinfães – Porto

5 COMENTÁRIOS

  1. Amo Portugal apesar de nunca ter ido lá.
    Meus pais eram portugueses e sinto uma vontade enorme de conhecer essa terra maravilhosa.
    Adoro imagens e videos tudo que se refere à terrinha.
    Deus permita que algum dia pise em solo português.

  2. Sim! Sim! Sim! Farei estas viagens! Ah, se farei… Nasci no Brasil. Aqui cresci, me casei, tive minhas filhas, trabalhei e me reformei. Mas, será em Portugal que viverei o resto dos meus dias. E bem vividos dias, pois não. Portugal será a minha morada eterna!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here