Início Viagens 10 fantásticos locais para visitar na Serra da Lousã

10 fantásticos locais para visitar na Serra da Lousã

Aldeias de xisto, cascatas, natureza... Descubra tudo o que a serra da Lousã tem para lhe oferecer. 10 fantásticos locais para visitar na Serra da Lousã.

86776
4
locais para visitar na serra da Lousã
Candal

Procura sítios para visitar na Serra da Lousã? Com as suas inúmeras aldeias de xisto, pequenas cascatas, praias fluviais e natureza intocada, a Serra da Lousã tem mais para oferecer do que aquilo que poderia pensar. Esta região preserva ainda muitos dos costumes originais de há séculos atrás e visitar as suas aldeias é como fazer uma viagem no tempo e descobrir pormenores sobre o nosso país, a nossa cultura e as nossas tradições. Viaje connosco e descubra 10 fantásticos locais para visitar na Serra da Lousã.

 

1. Casal de São Simão

Das mãos de gente da cidade que viu nas Aldeias do Xisto um refúgio de fim-de-semana, nasceu um novo sentir colectivo em Casal de São Simão. A aldeia de uma só rua, agora recuperada com cada casa seguindo a traça e os materiais tradicionais, tem uma fonte, uma capela e uma vereda que conduz à praia fluvial, mas também uma Loja Aldeias do Xisto, um restaurante e uma associação.

locais para visitar na Serra da Lousã
Casal de São Simão

Esta renovada forma de vivência comunitária é um novo estilo de vida que valoriza o contraste entre os padrões urbanos e os valores rurais do centro de Portugal. Aqui pode encontrar tudo isto num lugar onde há sempre o que fazer: grutas para fazer espeleologia, a serra para explorar de BTT ou em percursos pedestres, barragens e cursos de água que convidam à canoagem.

 

2. Cerdeira

A Cerdeira é um local mágico. Logo à entrada, uma pequena ponte convida-nos a conhecer um punhado de casas que espreitam por entre a folhagem. Parece que atravessamos um portal para um mundo fantástico. Tudo parece perfeito neste cenário profundamente romântico. O chão de ardósia guia-nos por um caminho até uma fonte no meio de uma frondosa vegetação.

locais para visitar na Serra da Lousã
Cerdeira

Entre encostas declivosas rasgadas por linhas de água que se precipitam lá do cimo, a Cerdeira aninha-se, na mais bucólica envolvente. Esta é uma aldeia que a arte e a criatividade ajudaram a refundar. Aliás, em certos momentos do ano, esta aldeia é animada por encontros temáticos que juntam arte e botânica.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here