Início Viagens 12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva

12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva

O grande lago do Alqueva trouxe a água tornou o Alentejo ainda mais deslumbrante. Viaje connosco e descubra 12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva.

4

9. São Pedro do Corval

Localidade bem Alentejana, próxima de Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval é sobejamente conhecida pela terra da olaria. De facto, aqui se encontra a maior concentração de artesãos do barro de todo o País, possuindo actualmente cerca de 35 olarias. Para além da olaria, também o vinho e a agricultura são fonte de ocupação dos habitantes de São Pedro do Corval e arredores.

São Pedro do Corval
São Pedro do Corval

Um passeio por São Pedro do Corval permite apreciar a arte dos artesãos locais, na pacatez alentejana, com uma arquitectura rural simples e agradável, passear no bonito Jardim D. Maria da Graça Villaret Ratinho, visitar as bonitas Igrejas Matriz e a Ermida de São Pedro, ou apreciar os vários e curiosos monumentos megalíticos presentes na zona, ou simplesmente degustar a boa mesa alentejana.

 

10. Torre do Esporão

As primeiras referências à Herdade do Esporão remontam ao século XIII, época em que a propriedade se encontrava na posse de D. João Peres de Aboim, senhor de Portel e conselheiro de D. Afonso III. Quanto ao período em que foi edificada a Torre não existem certezas, mas é provável que tenha sido construída a mando de Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre 1457 e 1490. Edificada no senhorio da família, tinha como grande propósito enaltecer a sua linhagem e a sua nova condição social que se encontrava em ascensão.

Torre do Esporão
Torre do Esporão

De formato quadrangular, a torre divide-se em três registos com fenestrações nos pisos superiores, harmonizadas simetricamente. Na fachada principal foi construída uma escadaria sobre um arco. A Torre foi entretanto objecto de um restauro, visando devolver-lhe a sua antiga e original traça. Hoje, no rés-do-chão da Torre pode visitar-se o Museu Arqueológico, onde estão expostos diversos achados do Esporão e peças do Complexo Arqueológico dos Perdigões.​

 

11. Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz está situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva. É a primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente).

Praia Fluvial de Monsaraz
Praia Fluvial de Monsaraz

O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.

 

12. Ermida de Santa Catarina

A Ermida de Santa Catarina foi construída no século XVIII, provavelmente pelos Templários, para dar protecção aos viajantes que passavam pelos arredores de Monsaraz. Esta histórica edificação mostra símbolos templários e um estilo arquitectónico típico da Ordem do Templo.

Monsaraz
Monsaraz

Dentro tem um grande espaço com um arco romano, que permite o acesso à abside. Está coberta por uma cúpula ogival, debaixo da qual apresenta um conjunto de arcos. Na actualidade está classificada como Monumento Nacional e encontra-se situada fora das muralhas de Monsaraz.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here