Quais são os melhores locais para visitar no Alqueva? O grande lago do Alqueva tornou-se num imenso motivo de atracção no Alentejo. Numa terra de planícies, a construção da barragem veio trazer novas oportunidades de lazer a quem visita esta belíssima região. Nas redondezas do Alqueva pode encontrar algumas vilas e cidades cheias de encantos e monumentos com milhares de anos. Viaje connosco e descubra 12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva.
1. Monsaraz
Monsaraz repousa junto ao Guadiana no cimo de uma colina que se ergue na planície alentejana. Foi conquistada aos Mouros em 1167 por Geraldo sem-pavor tendo sido entregue aos templários por D. Sancho II para sua defesa e povoamento. O castelo de Monsaraz desempenhou durante séculos o papel de posto de vigia do Guadiana, de onde se podia observar a fronteira com Castela.

Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos. A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.
2. Moura
Existem muitos motivos de interesse para visitar esta clara e alegre vila alentejana, situada próximo da margem esquerda do rio Guadiana, numa região de colinas onduladas onde crescem extensos olivais e produtora de excelentes vinhos. Um passeio pela vila não dispensará uma visita à Mouraria, com uma tipologia característica dos bairros árabes.

Na rua da Muralha Nova, situada nos limites deste bairro, descobrirá um troço das muralhas do castelo de finais do séc. XVII. Passeando pelas ruas de Moura, observando as grossas chaminés que acompanham a prumada das paredes das casas, pormenor típico nas construções do Alentejo, encontrará alguns templos dignos de nota: a igreja matriz dedicada a S. João Baptista e as igrejas do Carmo e de S. Francisco merecem particular atenção.
3. Reguengos de Monsaraz
Cidade Alentejana, sede de um concelho marcadamente agrícola, enquadrado na magnífica planície alentejana e no azul da Albufeira do Alqueva, Reguengos de Monsaraz é célebre sobretudo pela qualidade do vinho produzido nesta região. A história de Reguengos de Monsaraz confunde-se com a de Monsaraz, uma das vilas mais importantes do concelho, e das mais bonitas do Alentejo e do País.

Região de tradições bem mantidas e acarinhadas, é igualmente conhecida pela qualidade do seu artesanato reconhecido a nível nacional, como é o caso da olaria de São Pedro do Corval, o primeiro centro oleiro do País, e o afamado fabrico das mantas de Reguengos, que remonta às próprias origens da vila.
4. Mourão
Mourão é uma vila Alentejana, sede de município, que fica situada na margem esquerda do rio Guadiana, próxima da fronteira com Espanha, numa região com uma grande beleza natural.

Mourão, pela proximidade com o rio Guadiana sempre sofreu deste grande influência e que para muito contribuiu para a fertilidade dos terrenos circundantes onde crescem oliveiras, bem como diversas outras árvores de fruto, e que tornam a paisagem característica. O Castelo de Mourão ocupa uma posição dominante sobre a antiga vila medieval. Neste está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias construída no séc. XVII.
5. Aldeia da Luz
No ano de 2002 foi inaugurada a Nova Aldeia da Luz, construída de raiz a dois quilómetros da antiga, que foi desmantelada e maioritariamente submersa pela albufeira de Alqueva. A Nova Aldeia foi construída com a preocupação da manutenção dos traços e bens patrimoniais anteriores, sendo também construído um Museu com vista a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes. Uma colecção etnográfica da Aldeia, peças arqueológicas, estando o museu dotado de uma sala de exposições temporárias.

A Aldeia está igualmente dotada de uma Praça de Touros, de um Lavadouro público que tem também a função e Miradouro com uma bonita vista sobre a Barragem do Alqueva, contando igualmente com a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, e uma réplica da Fonte Santa presente na antiga aldeia, que se dizia brotar águas milagrosas.
6. Aldeia da Estrela
A Aldeia da Estrela tem uma localização privilegiada junto da albufeira de Alqueva. Com a subida das aguas a povoação ficou situada numa península rodeada pelas aguas do Alqueva.

Pela sua localização excepcional foi construído um ancoradouro onde atracam os barcos que cruzam a barragem de Alqueva vindos da Marina da Amieira. É um óptimo local para passear, fazer um piquenique ou até mesmo dar um mergulho.
7. Cromeleque do Xerez
O conjunto megalítico da Herdade do Xerez ou Cromeleque do Xerez pode ser visitado actualmente numa área junto ao Convento da Orada, perto de Monsaraz. Encontra-se destacado na paisagem, beneficiando do plano elevado da planície em que se encontra. O acesso é muito fácil.

É constituído por um recinto de planta quadrangular regular, centralizada, definida por 50 menires de granito, com tamanhos entre os 120 e 150 cm de altura cada um. Ao centro, existe um monólito de aspecto fálico com cerca de 4 metros de altura, em que foi identificada uma fiada de covinhas na face Oeste. O Cromeleque data do período entre o início de 4000 a.C. e meados de 3000 a.C.
8. Pias
Pias é uma freguesia portuguesa pertencente ao concelho de Serpa, situada em pleno repousante Alentejo, cujo nome provem da antiga produção de manufacturas em granito. O interessante património local contempla a Ermida de Santa Luzia, a Torre do Relógio e a Igreja Local.

Quanto às tradições locais, estas ainda são celebradas nos dias de hoje nas anuais festas em honra de Santa Luzia e São Luís e na Feira do Vinho. Nesta terra abundante de pão, azeite e vinho, prove a gastronomia feita de produtos simples, como a sopa de poejos, os cogumelos do campo ou o cozido de couves. As especialidades são o porco preto e a caça.
9. São Pedro do Corval
Localidade bem Alentejana, próxima de Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval é sobejamente conhecida pela terra da olaria. De facto, aqui se encontra a maior concentração de artesãos do barro de todo o País, possuindo actualmente cerca de 35 olarias. Para além da olaria, também o vinho e a agricultura são fonte de ocupação dos habitantes de São Pedro do Corval e arredores.

Um passeio por São Pedro do Corval permite apreciar a arte dos artesãos locais, na pacatez alentejana, com uma arquitectura rural simples e agradável, passear no bonito Jardim D. Maria da Graça Villaret Ratinho, visitar as bonitas Igrejas Matriz e a Ermida de São Pedro, ou apreciar os vários e curiosos monumentos megalíticos presentes na zona, ou simplesmente degustar a boa mesa alentejana.
10. Torre do Esporão
As primeiras referências à Herdade do Esporão remontam ao século XIII, época em que a propriedade se encontrava na posse de D. João Peres de Aboim, senhor de Portel e conselheiro de D. Afonso III. Quanto ao período em que foi edificada a Torre não existem certezas, mas é provável que tenha sido construída a mando de Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre 1457 e 1490. Edificada no senhorio da família, tinha como grande propósito enaltecer a sua linhagem e a sua nova condição social que se encontrava em ascensão.

De formato quadrangular, a torre divide-se em três registos com fenestrações nos pisos superiores, harmonizadas simetricamente. Na fachada principal foi construída uma escadaria sobre um arco. A Torre foi entretanto objecto de um restauro, visando devolver-lhe a sua antiga e original traça. Hoje, no rés-do-chão da Torre pode visitar-se o Museu Arqueológico, onde estão expostos diversos achados do Esporão e peças do Complexo Arqueológico dos Perdigões.
11. Praia Fluvial de Monsaraz
A Praia Fluvial de Monsaraz está situada no Centro Náutico de Monsaraz, inserida na albufeira de Alqueva. É a primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente).

O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.
12. Ermida de Santa Catarina
A Ermida de Santa Catarina foi construída no século XVIII, provavelmente pelos Templários, para dar protecção aos viajantes que passavam pelos arredores de Monsaraz. Esta histórica edificação mostra símbolos templários e um estilo arquitectónico típico da Ordem do Templo.

Dentro tem um grande espaço com um arco romano, que permite o acesso à abside. Está coberta por uma cúpula ogival, debaixo da qual apresenta um conjunto de arcos. Na actualidade está classificada como Monumento Nacional e encontra-se situada fora das muralhas de Monsaraz.
conheço recentemente e fiquei deslumbrado,aconselho visita la.