Início Viagens 10 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva

10 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva

O grande lago do Alqueva trouxe a água tornou o Alentejo ainda mais deslumbrante. Viaje connosco e descubra 10 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva.

29741
4
locais para visitar no Alqueva
Moura

Quais são os melhores locais para visitar no Alqueva? O grande lago do Alqueva tornou-se num imenso motivo de atracção no Alentejo. Numa terra de planícies, a construção da barragem veio trazer novas oportunidades de lazer a quem visita esta belíssima região. Nas redondezas do Alqueva pode encontrar algumas vilas e cidades cheias de encantos e monumentos com milhares de anos. Viaje connosco e descubra 10 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva.

 

1. Monsaraz

Monsaraz repousa junto ao Guadiana no cimo de uma colina que se ergue na planície alentejana. Foi conquistada aos Mouros em 1167 por Geraldo sem-pavor tendo sido entregue aos templários por D. Sancho II para sua defesa e povoamento. O castelo de Monsaraz desempenhou durante séculos o papel de posto de vigia do Guadiana, de onde se podia observar a fronteira com Castela.

locais para visitar no Alqueva
Monsaraz

Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos. A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

 

2. Moura

Existem muitos motivos de interesse para visitar esta clara e alegre vila alentejana, situada próximo da margem esquerda do rio Guadiana, numa região de colinas onduladas onde crescem extensos olivais e produtora de excelentes vinhos. Um passeio pela vila não dispensará uma visita à Mouraria, com uma tipologia característica dos bairros árabes.

locais para visitar no Alqueva
Moura

Na rua da Muralha Nova, situada nos limites deste bairro, descobrirá um troço das muralhas do castelo de finais do séc. XVII. Passeando pelas ruas de Moura, observando as grossas chaminés que acompanham a prumada das paredes das casas, pormenor típico nas construções do Alentejo, encontrará alguns templos dignos de nota: a igreja matriz dedicada a S. João Baptista e as igrejas do Carmo e de S. Francisco merecem particular atenção.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here