Quais são os melhores locais para visitar no Alqueva? O grande lago do Alqueva tornou-se num imenso motivo de atracção no Alentejo. Numa terra de planícies, a construção da barragem veio trazer novas oportunidades de lazer a quem visita esta belíssima região. Nas redondezas do Alqueva pode encontrar algumas vilas e cidades cheias de encantos e monumentos com milhares de anos. Viaje connosco e descubra 12 deslumbrantes locais para visitar no Alqueva.
1. Monsaraz
Monsaraz repousa junto ao Guadiana no cimo de uma colina que se ergue na planície alentejana. Foi conquistada aos Mouros em 1167 por Geraldo sem-pavor tendo sido entregue aos templários por D. Sancho II para sua defesa e povoamento. O castelo de Monsaraz desempenhou durante séculos o papel de posto de vigia do Guadiana, de onde se podia observar a fronteira com Castela.

Foi sede do concelho até 1838, quando esta função passou para a freguesia de Reguengos. A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.
2. Moura
Existem muitos motivos de interesse para visitar esta clara e alegre vila alentejana, situada próximo da margem esquerda do rio Guadiana, numa região de colinas onduladas onde crescem extensos olivais e produtora de excelentes vinhos. Um passeio pela vila não dispensará uma visita à Mouraria, com uma tipologia característica dos bairros árabes.

Na rua da Muralha Nova, situada nos limites deste bairro, descobrirá um troço das muralhas do castelo de finais do séc. XVII. Passeando pelas ruas de Moura, observando as grossas chaminés que acompanham a prumada das paredes das casas, pormenor típico nas construções do Alentejo, encontrará alguns templos dignos de nota: a igreja matriz dedicada a S. João Baptista e as igrejas do Carmo e de S. Francisco merecem particular atenção.
3. Reguengos de Monsaraz
Cidade Alentejana, sede de um concelho marcadamente agrícola, enquadrado na magnífica planície alentejana e no azul da Albufeira do Alqueva, Reguengos de Monsaraz é célebre sobretudo pela qualidade do vinho produzido nesta região. A história de Reguengos de Monsaraz confunde-se com a de Monsaraz, uma das vilas mais importantes do concelho, e das mais bonitas do Alentejo e do País.

Região de tradições bem mantidas e acarinhadas, é igualmente conhecida pela qualidade do seu artesanato reconhecido a nível nacional, como é o caso da olaria de São Pedro do Corval, o primeiro centro oleiro do País, e o afamado fabrico das mantas de Reguengos, que remonta às próprias origens da vila.
4. Mourão
Mourão é uma vila Alentejana, sede de município, que fica situada na margem esquerda do rio Guadiana, próxima da fronteira com Espanha, numa região com uma grande beleza natural.

Mourão, pela proximidade com o rio Guadiana sempre sofreu deste grande influência e que para muito contribuiu para a fertilidade dos terrenos circundantes onde crescem oliveiras, bem como diversas outras árvores de fruto, e que tornam a paisagem característica. O Castelo de Mourão ocupa uma posição dominante sobre a antiga vila medieval. Neste está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias construída no séc. XVII.
[…] sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não […]
[…] pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não […]
conheço recentemente e fiquei deslumbrado,aconselho visita la.
[…] prática do turismo rural, de norte a sul e nas ilhas, de Trás-os-Montes ao Alentejo, Do Gerês ao Alqueva… Venha connosco descobrir os 20 melhores locais para fazer turismo rural em […]