Início Viagens Os 20 melhores locais para fazer turismo rural em Portugal

Os 20 melhores locais para fazer turismo rural em Portugal

Num país repleto de pequenos e encantadores recantos que convidam ao descanso, conheça os 20 melhores locais para fazer turismo rural em Portugal.

160454
5
COMPARTILHE
aldeia da pena
Aldeia da Pena (São Pedro do Sul)

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

Os 20 melhores locais para fazer turismo rural em Portugal

O turismo rural, em contacto com a natureza e com as nossas raízes, está cada vez mais na moda em Portugal e no resto do mundo. O nosso país dispõe de condições excelentes para a prática do turismo rural, de norte a sul e nas ilhas, de Trás-os-Montes ao Alentejo, Do Gerês ao Alqueva… Venha connosco descobrir os 20 melhores locais para fazer turismo rural em Portugal.

Santana (Madeira)

 

melhores locais para fazer turismo rural em Portugal
Santana

Santana é actualmente um local onde se pode desfrutar da natureza e cultura em simultâneo. As magníficas paisagens verdejantes dos Parques das Queimadas e do Pico das Pedras, a Reserva Marinha da Rocha do Navio, o Pico Ruivo, juntamente com as Casas Típicas de Santana são os grandes atractivos da localidade. O Núcleo de Casas Típicas de Santana apresenta algumas casas típicas de Santana, onde também é possível adquirir alguns produtos regionais. Localizado junto à Câmara Municipal de Santana, o Núcleo de Casas Típicas de Santana constitui um espaço de preservação, ampliado pelo Município de Santana, em memória do património local. Aqui estão dispostas algumas casas típicas de Santana, todas elas adaptadas ao contexto actual, nas quais também é possível adquirir uma grande variedade de produtos locais, artesanais e tradicionais.

Torrão (Alcácer do Sal)

melhores locais para fazer turismo rural em Portugal
Torrão

Torrão é uma bonita freguesia pertencente ao concelho de Alcácer do Sal, caracterizada pelo seu alvo casario simples encimado por grandes e rurais chaminés, situada numa região abençoada pela natureza de planícies sem fim. Esta é uma região de antiga ocupação humana, desde tempos pré-históricos, como é visível na Anta do Torrão, no Monte da Tumba do período Calcolítico, e na existência de um templo e de uma ponte romanos nas imediações. Para além do povoamento Romano, Torrão foi também habitado por Árabes até 1217, data da reconquista de Alcácer do Sal. Por esta altura o território foi entregue à Ordem de Santiago. Em Torrão nasceu o grande escritor renascentista Português Bernardim Ribeiro.

Aldeia da Pena (São Pedro do Sul)

melhores locais para fazer turismo rural em Portugal
Aldeia da Pena

Para se chegar à aldeia da Pena, uma aldeia típica de xisto com seis habitantes e 10 casas de habitação, situada num vale profundo da Serra de São Macário, é essencial passar por São Pedro do Sul, pela IP5. Aninhada no fundo do vale, a aldeia confunde-se com a Natureza que a envolve num cenário de sonho. Junto a uma ribeira de água cristalina, à entrada da aldeia, fica a Adega Típica Pena, também ela toda de xisto, de resto, aliás, como toda a povoação. A aldeia enquadra-se num cenário natural de rara beleza. Estende-se por um viso que vai morrer à ribeira da Pena, a cerca de 600 metros de altitude. As suas águas são cristalinas, embora bastante frias dada a sua proximidade da nascente e do facto de correr sobre terrenos rochosos. Esta ribeira dá muita vida à aldeia, pois é a partir dela que os campos são regados. O seu caudal nunca seca, sendo por isso aproveitado, nos meses mais quentes do ano, pelos habitantes locais e por alguns visitantes, para banhos. Pena será lugar natural para os amantes da Natureza e da Montanha, e uma uma das mais belas aldeias de xisto portuguesas.

Terena (Alandroal)

melhores locais para fazer turismo rural em Portugal
Terena

Terena, também conhecida por São Pedro ou São Pedro de Terena, é uma bonita vila Alentejana, pertencente ao concelho do Alandroal, situada numa bonita região onde reina a paz de espírito, próxima da Ribeira e da Albufeira da Barragem de Lucifécit, e próxima da fronteira com Espanha. As origens desta vila são bem remotas, existindo pela região diversos vestígios megalíticos de tempos pré-históricos, como as xistosas Antas do Lucas. Na Idade Média esta vila sofreu um importante papel defensivo, como o prova o seu Castelo, que integrava a linha de defesa do Guadiana. Pensa-se que a fundação de Terena datará de 1262, tendo sido anteriormente ocupada por outros povos, como os Mouros que aqui deixaram a sua marca.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de ver fotos e artigos sobre Marmeleira , lugar onde meu Pai Joaquim Lopes de Sá, nasceu. Obrigada….

  2. É lamentável não terem incluído Feira Nova de Bem Viver Marco de Canaveses, sendo ela uma das mais charmosas do Norte de Portugal…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here