VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Cultura

9 belíssimas tradições do Alentejo para conhecer melhor a sua cultura

As tradições do Alentejo são o reflexo do quotidiano, da cultura e dos hábitos do seu povo. Descubra algumas das mais famosas, antigas e interessantes.

VxMag by VxMag
Dez 18, 2021
in Cultura
0
tradições do alentejo

Olaria Pedrada de Nisa

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Língua Portuguesa

15 das palavras mais caricatas da Língua Portuguesa e os seus significados

Set 21, 2023
Língua Portuguesa

10 das palavras mais especiais da Língua Portuguesa

Set 18, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras caras da Língua Portuguesa para criticar pela positiva

Set 16, 2023
Língua Portuguesa

15 palavras da Língua Portuguesa para elogiar com elegância

Set 13, 2023

Terra de gente honrada e genuína, o Alentejo é também berço de algumas das tradições mais peculiares de Portugal. São parte da cultura deste maravilhoso povo e manifestam-se sob várias formas: olaria, gastronomia, artesanato, música. Várias tradições do Alentejo são Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A grande maioria destas tradições nasceu nos meios rurais. Os chocalhos, o cante, os capotes alentejanos… Outras nasceram a partir de manifestações religiosas e ainda há as relacionadas com a gastronomia, que sofre uma marcada influência mediterrânica com uns toques árabes.

Muitas destas tradições estão em risco de desaparecer e, nos últimos anos, tem-se feito um esforço para as valorizar de novo e para as recuperar. Conheça um pouco mais sobre o seu próprio país e descubra 9 belíssimas tradições do Alentejo.

1. Chocalhos de Alcáçovas

Chocalhos de Alcáçovas
Chocalhos de Alcáçovas

Há mais de 2000 mil anos que se produzem chocalhos no Alentejo e a arte está quase a desaparecer. A sua importância cultural foi reconhecida e esta arte foi declarada Património Imaterial da Humanidade. Mas atualmente existem apenas 13 mestres a produzi-los.

O chocalho português produz um som inconfundível e, durante séculos, fez-se ouvir nas planícies do Alentejo. Com o abandono da pastorícia e o recurso às novas tecnologias, o seu uso foi-se tornando cada vez menos comum. Na freguesia de Alcáçovas existe o Museu do Chocalho, que conta com mais de 2 mil peças recolhidas ao longo de 60 anos.

2. Olaria Pedrada de Nisa

Olaria Pedrada de Nisa
Olaria Pedrada de Nisa

Não há mais nada assim em toda a olaria de Portugal. A tradicional olaria pedrada de Nisa consiste em desenhar motivos florais simétricos no barro ainda fresco e preenchê-los com pequenas pedras brancas. O resultado é uma olaria que prima pela beleza da sua simplicidade.

Trata-se de uma arte em risco de desaparecer e, nos últimos anos, a autarquia tem feito um esforço enorme para a reabilitar. Uma das ruas de Nisa foi mesmo calcetada utilizando os mesmos elementos decorativos deste tipo de olaria. O resultado é fantástico e digno de se ver!

3. Vinho de talha

Vinho de talha
Vinho de talha

Se gosta de vinho, saberá certamente que o Alentejo é rico neste néctar. Mas conhece o curioso vinho de talha, provenientes do Alvito, Cuba e Vidigueira? A cooperativa de vinhos local foi fundada em 1960, apesar de a cultura vinícola remontar à época dos romanos, que viram nos verões quentes e secos a base para vinhos de qualidade, que ainda hoje são feitos usando técnicas milenares.

Pode saber mais sobre o processo produtivo na Casa das Talhas. Mas o que são talhas? São grandes vasos de barro onde o vinho fermenta, que podem conter até mil litros de vinho e que ainda são feitos da mesma forma há 3 mil anos. O vinho de talha aguarda a nomeação para Património Cultural Imaterial da Humanidade.

4. Capote alentejano

capote alentejano
Capote alentejano

Esta proteção contra o frio, usada tradicionalmente pelos pastores, tem-se mantido muito popular ao longo dos tempos, sendo usada tanto no dia-a-dia como em ocasiões de ostentação. Alguns locais fabricam estes capotes recorrendo ainda a técnicas e materiais ancestrais, o que dá à peça uma maior autenticidade. Assim, na sua visita, não perca a oportunidade de saber mais sobre a história desta peça e, quem sabe, de comprar um capote para si.

5. Tapetes de Arraiolos

Tapetes de Arraiolos
Tapetes de Arraiolos

Pouco se sabe ao certo sobre a origem desta maravilhosa tradição alentejana, mas suspeita-se que os tapetes de Arraiolos tenham origem árabe. Apesar de o ponto de Arraiolos já ter sido utilizado por outros povos europeus, sabe-se que os primeiros artesãos a produzi-los nesta vila alentejana terão sido comerciantes mouros expulsos de Lisboa no século XV.

Os artesãos mudaram-se então para Arraiolos e aqui aperfeiçoaram a sua técnica. São tapetes de elevada qualidade e podem custar milhares de euros, quantia justificada pelo muito trabalho que requerem.

6. Cante Alentejano

tradições portuguesas
Cante Alentejano

Esta é mais uma das tradições do Alentejo que é considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade. O cante alentejano é cantado sem recurso a qualquer instrumento e apenas se fazem ouvir as vozes dos homens e mulheres que o cantam. É comum em todo o Baixo Alentejo, especialmente na zona de Serpa.

Surgiu entre os trabalhadores rurais e das minas. Era cantado de forma informal e as suas letras estão relacionadas com o trabalho no campo, sentimentos e até amor, sendo que também existem músicas sobre a luta dos trabalhadores pelos seus direitos. Uma das canções mais icónicas do Cante Alentejano é a “Grândola Vila Morena”.

7. Bonecos de Estremoz

Bonecos de Estremoz
Bonecos de Estremoz

Há mais de 300 anos que se fazem estes bonecos de Estremoz, cujo nome técnico é “Produção de Figurado em Barro”. As imagens representam o quotidiano das gentes alentejanas, tanto na sua vertente rural como urbana. Estão referenciadas mais de 100 figuras diferentes.

A tradição terá começado com a produção de imagens de santos em barro. Continuando nos motivos religiosos, passou-se também a produzir os elementos que faziam parte do presépio de Natal. Mais tarde, começaram a ser produzidas imagens representativas de pastores, agricultores, etc…

8. Mantas alentejanas

Mantas alentejanas
Mantas alentejanas

A origem destas grossas mantas de lã remonta ao século 13, sendo uma tradição típica do Alentejo. Foram usadas inicialmente como proteção contra o frio pelos pastores, mas acabaram por se tornar essenciais para a decoração com o passar do tempo.

Existem versões de trabalho, simples e listradas, com padrões brilhantes, e hoje estas mantas são usadas como colchas, tapetes ou até como toalhas de mesa, e podem ser encontradas na maioria das lojas de artesanato.

9. Viola Campaniça

Viola Campaniça
Viola Campaniça

Muito popular em Castro Verde, a tradição da viola campaniça quase se perdeu nos anos 80 do século passado, quando apenas um trio de mestres a sabia tocar. Mas esse trio transmitiu os seus conhecimentos e a sua arte a um aluno que se mostrou interessado pela arte. E se a viola campaniça ainda vive nos dias de hoje, é graças a esse aluno, Pedro Mestre.

Depois de aprender a arte, Pedro Mestre dedicou-se a fazer um levantamento entre os mais idosos das músicas tocadas com a viola campaniça e hoje é ele que transmite esta arte aos alunos de Castro Verde. O interesse renovou-se e esta tradição ganhou um novo ânimo.

Tags: alentejotradições
VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plantas para ter na varanda
Lifestyle

9 belíssimas plantas que florescem no Outono

by VxMag
Set 25, 2023
0

O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, marcada por temperaturas mais amenas, dias mais...

Read more
Antúrios

Antúrios: guia completo para cuidar desta belíssima flor

Set 25, 2023
Bromélia

Bromélias: guia completo para plantar e cuidar destas belíssimas plantas exóticas

Set 25, 2023
ideias de decoração para quarto simples e aconchegante

7 ideias de decoração para tornar o seu quarto mais bonito e aconchegante

Set 25, 2023
decoração de sala barata

7 ideias para decorar a sala sem gastar muito dinheiro

Set 24, 2023
Mirtilos

Mirtilos: guia completo para plantar e cuidar deste fruto delicioso

Set 24, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine