Início Viagens Passadiço do Sistelo: todo o esplendor do Tibete Português

Passadiço do Sistelo: todo o esplendor do Tibete Português

É conhecido pelo Tibete Português e é uma das aldeias mais genuínas de Portugal. Descubra os Passadiços do Sistelo, no Gerês, que fazem parte da Ecovia do Vez.

101694
1
Ecovia do Vez
Ecovia do Vez

 

O Passadiço do Sistelo é a mais recente atracção turística em Portugal e está a causar furor entre os adeptos de caminhadas e também entre os praticantes de ciclismo BTT. Está inserido na Ecovia do Vez e passa pela aldeia conhecido pelo Tibete Português graças aos seus socalcos construídos para aproveitar o pouco solo arável e em condições para sustentar o muito gado bovino desta região. A aldeia do Sistelo faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é candidata a património mundial da UNESCO.

Ecovia do Vez
Ecovia do Vez

O percurso de cerca de 10 quilómetros de extensão começa na ponte medieval de Vilela e prolonga-se até à aldeia do Sistelo embora, claro, o possa fazer no sentido contrário, desde Sistelo até Vilela. A caminhar a um ritmo normal, pode ser feito em aproximadamente 3 horas e é aconselhável levar uma mochila com merenda e muita água para o caminho, principalmente se escolher os meses de Verão para realizar este trajecto. Além disso, pode também levar um fato de bato porque de certeza que encontrá vários locais ao longo do passadiço onde se poderá refrescar.

Ecovia do Vez
Ecovia do Vez

Ainda em Sistelo, aproveite para descobrir os muitos pequenos detalhes que esta belíssima aldeia esconde. Falamos do seu famoso castelo, de algumas casas senhoriais, dos seus muitos espigueiros (construções medievais utilizadas para guardar milho), de algumas pontes medievais ou romanas e, sobretudo, não deve perder os belíssimos socalcos ao longo das encostas da montanha e que dão a esta aldeia, onde começa o Passadiço do Sistelo, a alcunha de Tibete Português.

Ecovia do Vez
Ecovia do Vez

O caminho é paradisíaco e são vários os monumentos que vai encontrar ou os miradouros de onde poderá apreciar a paisagem. Mas o que o vai impressionar com toda a certeza é o verde da paisagem, as pequenas cascatas, a água pura, os socalcos nas montanhas, os bois e vacas à solta nas ruas da aldeia e, sobretudo, o modo de vida e a gentileza de quem aqui habita todo o ano. Não perca também as pequenas tasquinhas com produtos tradicionais e aproveite para levar para casa alguns petiscos da região.

Ecovia do Vez
Ecovia do Vez

A Ecovia do Vez desenvolve-se ao longo dos Rios Lima e Vez, numa extensão total de 32,5 kms. No Lima: pela margem direita, do limite concelhio, em Jolda S. Paio até ao lugar de Gândara, freguesia de Santar, passando pelas freguesias de Padreiro e de Távora, onde se localizam, respectivamente a Quinta de Padreiro e a Quinta da Toural. No Vez: pela margem direita, limitado a norte pela aldeia de Sistelo e a sul pelo lugar de Prova, freguesia de Paço.

Sistelo
Sistelo – Rui Videira

A ecovia oferece condições para o seu uso em completo respeito pelo meio ambiente devolvendo aos habitantes este espaço de qualidade inigualável. O projecto teve em consideração a representatividade que um percurso deste tipo pode ter no concelho, assim como a sua relação com a paisagem periférica, promovendo a salvaguarda do património cultural e arquitectónico existente, bem como dos valores ecológicos e paisagísticos.

Ecovia do Vez

Optou-se pela implantação de um percurso essencialmente rural ou natural, apesar da existência de alguns troços em meio urbano, situação que diversifica os seus potenciais utilizadores. Ao longo da caminhada, irá passar pela silenciosa foz do Vez, calcorrear calçadas seculares, atravessar a Vila de Arcos de Valdevez, atravessar passadiços que nos levam a locais de outra forma inacessíveis e com paisagens deslumbrantes, cruzar-se com a Ponte Medieval de Vilela, passar ao lado de moinhos de água, conhecer a foz do rio Cabreiro, refrescar-se numa das várias praias fluviais, admirar as varias represas e pesqueiras construídas pelo homem, e terminar a caminhada nos socalcos de Sistelo, candidatos a património mundial da UNESCO, tudo isto em pleno contacto com a natureza.

Passadiços do Sistelo
Passadiços do Sistelo

A Ecovia do Vez, que pode ser facilmente feita em família, tem vários pontos de acesso o que possibilita a realização de pequenos troços diários, sendo mesmo aconselhável dada a sua extensão. Em termos de dificuldade, apenas o troço final junto à Sistelo apresenta alguma dificuldade, dado surgirem algumas pendentes, mas nada que não seja recompensado pela magnífica envolvente.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here