Início Viagens Sabe quantos castelos existem em Portugal?

Sabe quantos castelos existem em Portugal?

Sabe quantos castelos existem em Portugal? Talvez fique surpreendido com o número tão elevado. Descubra quantos e porque razão existem tantos.

0
Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Um castelo (diminutivo de castro) é uma estrutura arquitectónica de fortificação, com funções defensivas e em alguns casos residencial (muitos castelos serviam apenas como postos de vigia, por exemplo o Castelo de Almourol).

De tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava o registo visual das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias. Chama-se castelete a um castelo pequeno e diz-se acastelado um edifício com aspecto de castelo.

Portugal, apesar de ser um país relativamente pequeno, possui centenas de castelos e fortificações, com um número entre 400 e 500. Os motivos que levaram os nossos antepassados a construir tantos castelos são, basicamente, dois: em primeiro lugar, a constante ameaça vinda de Espanha e dos Muçulmanos.

Era necessário defender as fronteiras a todo o custo e existem cidades como Chaves, por exemplo, que possuem 3 castelos e 2 fortificações, para além das muralhas. Em segundo lugar, surge um outro motivo menos óbvio, que foi a enorme onda de emigração dos portugueses para as antigas colónias. Tal facto fez com que existissem poucos homens para defender o território em caso de ataque, levando a que os governos investissem ainda mais na construção de fortificações e castelos.

Hoje em dia, esses castelos estão em diferentes estados de conservação: alguns estão preservados de forma excelente, outros foram convertidos em pousadas ou museus, outros precisam de obras urgentes e, infelizmente, alguns estão completamente em ruínas.

Mais artigos

Mais recentes

6 fantásticos benefícios da romã

A romã é uma fruta deliciosa e sumarenta que pode saborear sem remorsos. Fornece antioxidantes, ferro, vitaminas do complexo B e fibras....
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here