Início Viagens Sabe quantos castelos existem em Portugal?

Sabe quantos castelos existem em Portugal?

Sabe quantos castelos existem em Portugal? Talvez fique surpreendido com o número tão elevado. Descubra quantos e porque razão existem tantos.

16438
0
Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros

Um castelo (diminutivo de castro) é uma estrutura arquitectónica de fortificação, com funções defensivas e em alguns casos residencial (muitos castelos serviam apenas como postos de vigia, por exemplo o Castelo de Almourol).

De tipo permanente, era geralmente erguido em posição dominante no terreno, próximo a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava o registo visual das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias. Chama-se castelete a um castelo pequeno e diz-se acastelado um edifício com aspecto de castelo.

Portugal, apesar de ser um país relativamente pequeno, possui centenas de castelos e fortificações, com um número entre 400 e 500. Os motivos que levaram os nossos antepassados a construir tantos castelos são, basicamente, dois: em primeiro lugar, a constante ameaça vinda de Espanha e dos Muçulmanos.

Era necessário defender as fronteiras a todo o custo e existem cidades como Chaves, por exemplo, que possuem 3 castelos e 2 fortificações, para além das muralhas. Em segundo lugar, surge um outro motivo menos óbvio, que foi a enorme onda de emigração dos portugueses para as antigas colónias. Tal facto fez com que existissem poucos homens para defender o território em caso de ataque, levando a que os governos investissem ainda mais na construção de fortificações e castelos.

Hoje em dia, esses castelos estão em diferentes estados de conservação: alguns estão preservados de forma excelente, outros foram convertidos em pousadas ou museus, outros precisam de obras urgentes e, infelizmente, alguns estão completamente em ruínas.

Mais artigos

Mais recentes

Pozas do Mallón: mais um paraíso secreto do Gerês na fronteira...

No extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, a Serra da Peneda em conjunto com a do Gerês constituem a única...
[td_block_social_counter custom_title=”REDES SOCIAIS” header_color=”#000000″ facebook=”vortexmag” twitter=”@VortexMag” googleplus=”+VortexmagNet1″ open_in_new_window=”y”]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here