VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Gastronomia

Quais são os alimentos mais ricos em pesticidas?

VxMag by VxMag
Mai 14, 2020
in Gastronomia
0
alimentos com pesticidas

Alimentos com pesticidas

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

doces conventuais portugueses

12 dos melhores doces típicos de Portugal

Jan 28, 2023
Sericaia com ameixas de Elvas

12 deliciosos doces típicos do Alentejo

Nov 22, 2022
Arroz doce com leite condensado

12 deliciosas receitas de sobremesas com leite condensado

Nov 21, 2022
Tarte de chocolate e natas

10 deliciosas receitas de sobremesas com natas

Nov 21, 2022

Muito se ouve falar sobre pesticidas e seus efeitos negativos, mas sem uma noção clara. A utilização indiscriminada de pesticidas na produção de alimentos provoca danos ao meio ambiente e à nossa saúde.

Existem estatísticas que garantem que um número elevado de mortes está relacionado com substâncias químicas perigosas. Mais de 110 mil. É por isso muito importante conhecer alimentos ricos em pesticidas, para fazer escolhas com maior consciência.

O controlo pelas entidades sanitárias e de fiscalização, testa muitos produtos anualmente e o objectivo é perceber aqui aqueles que podem apresentar maior quantidade de pesticidas. Uma percentagem significativa dos produtos não orgânicos analisados apresenta valores destes perigosos componentes acima do limite permitido para essas culturas.

De forma genérica, podemos afirmar que são avaliados alimentos como morango, abacaxi, manga, alface, pimento, arroz, batata-doce, beterraba, cenoura, chuchu, laranja, alho, tomate e uva.

Em alimentos não orgânicos desta lista, que são os analisados com maior frequência, consegue perceber-se que mais de 50% das amostras apresenta resíduos, o que torna menos de metade a percentagem de alimentos sem a presença de componentes perigosos.

Um número próximo dos 30% contém tipicamente resíduos de componentes perigosos dentro do limite permitido. Praticamente 25% dos alimentos analisados apresentam inconformidades, ou seja, resíduos perigosos acima do permitido por lei. E existem ainda, em percentagem que ronda 1%, o que não deixa de ser significativo, produtos onde são detectadas substâncias químicas com potencial de risco agudo.

As entidades oficiais de fiscalização esclarecem que os problemas estão relacionados ao uso de pesticidas não autorizados em culturas específicas, ao uso de pesticidas não autorizados na generalidade, independentemente da cultura, e à respetiva aplicação com quantidades acima do permitido.

A análise do risco tem em consideração os potenciais danos à saúde a curto prazo, quando se fala de risco agudo e longo prazo, quando se refere a situações com possível efeito crónico.

No que se refere ao risco agudo é necessário ter em atenção os seguintes alimentos: laranja, morango, uva, batata-doce e abacaxi.

No caso das laranjas, aproximadamente 10% da amostra analisada apresenta risco agudo para um pesticida. Esse é o carbofurano, que é proibido no país.

Referência para o facto dos dados mencionados serem respeitantes a países como o Brasil, mas outros países como os Estados Unidos da América, também apresentam problemas muito complexos a este nível.

Assim, é de referir que nos Estados Unidos a quantidade de resíduos de pesticidas encontrada é muito relevante em alimentos como Morango, Espinafre, Couve, Nectarina, Maçã, Uva, Pêssego, Cereja, Pera, Tomate, Aipo, Batata e Pimenta.

Estes são os alimentos com maiores quantidades de pesticidas presentes, que durante todo o ano são estudados pela organização americana Environmental Working Group (EWG – Grupo de Trabalho Ambiental), a qual organiza uma lista proveniente da Dirty Dozen, com estes 12 alimentos ricos em pesticidas.

Nos alimentos da lista, um estudo da EWG constatou a presença de mais de um pesticida e em concentrações muito altas, quando comparados com outras verduras, legumes e frutas.

Os principais pontos de atenção destacados pela entidade que pesquisa este assunto são os mais de 90% de amostras com resultado positivo para resíduos de dois ou mais pesticidas. Pode a este nível destacar-se o morango, maçã, cereja, espinafre, nectarina e couve.

Existem amostras de couve que chegaram a mostrar 18 pesticidas diferentes. Para além da couve, o vegetal que apresentou maior percentagem de resíduos de pesticidas foram os espinafres.

Um fator importante reside nos alimentos não orgânicos que apresentam menor quantidade de resíduos de pesticidas. Assim, destaque para o Abacate, Milho doce, Ervilha doce congelada, Cebola, Mamão, Papaia, Beringela, Espargos, Kiwi, Repolho, Couve-flor, Brócolos, Cogumelos e Melão.

Tags: alimentaçãoalimentospesticidaspoluição
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tongobriga
Viagens

Tongobriga: uma das maiores ruínas romanas para visitar no Norte de Portugal

by VxMag
Mar 25, 2023
0

No Norte de Portugal é possível encontrar diversos locais ricos em história, que nos proporcionam uma autêntica viagem no tempo,...

Read more
Lenda do Galo de Barcelos

Galo de Barcelos: mais do que uma lenda, um símbolo de Portugal

Mar 25, 2023
fundão

Fundão: natureza e aldeias históricas para descobrir na Serra da Gardunha

Mar 24, 2023
Rio de Onor

Parque Natural de Montesinho: rotas, trilhos e percursos pedestres para descobrir em Trás-os-Montes

Mar 24, 2023
Estação de Aveiro

Azulejos portugueses: história, origem e curiosidades

Mar 23, 2023
aldeias mais altas de Portugal

As 5 aldeias mais altas de Portugal

Mar 23, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine