Início Gastronomia 6 fantásticos benefícios da maçã para a saúde

6 fantásticos benefícios da maçã para a saúde

Trata-se de uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e está repleta de vitaminas. Descubra 6 benefícios da maçã para a saúde.

3845
0
maçã
Maçã

A maçã deve ser um alimento com lugar especial na nossa vida. É um dos frutos mais consumidos e conhecidos a nível mundial. Além das suas caraterísticas nutricionais, o seu consumo regular prolonga claramente a qualidade de vida. Fique a conhecer os seus benefícios…

É um fruto rico em minerais como o potássio, vitaminas do complexo B, C e E, fibras alimentares e substâncias antioxidantes. Faz justiça ao provérbio: “Consumir uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”.

Maçã
Maçã

Apresenta igualmente excelentes propriedades anti-inflamatórias, para além de ajudar os sistema digestivo e o sistema imunitário. A acrescentar a estes aspetos pode referir-se o facto de ser um fruto pouco calórico. Com base nas suas propriedades fique a conhecer 6 benefícios da maçã:

 

1. Evita o envelhecimento precoce

A chave para esta característica é a riqueza em antioxidantes. A maçã tem a vantagem de conter estes componentes tanto na polpa quanto na casca. O seu consumo combate e controla a ação dos radicais livres, contribuindo para a saúde e vitalidade da pele e protegendo o organismo de doenças.

De entre os antioxidantes presentes na maçã são de destacar os taninos e flavonóides.

 

2. Controla o risco de desenvolvimento de diabetes, bem como de ocorrência de AVC

O seu conteúdo em fibras auxilia o controlo da absorção de glicose pelo organismo. No entanto, mesmo para quem já apresenta a doença diagnosticada (diabetes) o consumo é igualmente sugerido, pois a frutose (açúcar presente nesta fruta) apresenta uma absorção mais lenta pelo organismo.

Relativamente à ocorrência de AVC o seu consumo regular é igualmente preventivo. Atua melhorando o funcionamento do sistema nervoso central, podendo esta capacidade relacionar-se com o conteúdo de ácido fólico e de vitaminas do complexo B e C.

 

3. Ajuda o emagrecimento

O seu consumo promove a saciedade principalmente pela presença de fibras em quantidade apreciável na casca de maçã. Aliando a sua ingestão à prática de atividade física estão reunidas condições de muito interesse para aumentar o conteúdo de massa magra.

Acrescenta-se que mastigar a fruta estimula as gengivas e aumenta a produção de saliva, favorecendo a diminuição do número de bactérias na boca e prevenindo o aparecimento de cáries.

 

4. Melhora a capacidade respiratória

Os antioxidantes são transversalmente interessantes. No caso do sistema respiratório, protegem os pulmões e melhoram a capacidade respiratória. Previnem ainda a incidência de asma bem como de outras doenças associadas a este sistema.

 

5. Promove a limpeza da garganta

Devido à sua acção purificante tem um efeito adstringente sobre algumas vias respiratórias. Assim sendo, ajuda à limpeza da garganta e da própria faringe, o que favorece a colocação da voz.

 

6. Auxilia a digestão

A maçã através das suas fibras tem uma atuação que protege a mucosa gástrica, pois estas formam um gel que promove esse efeito. Desse modo, conduz ao conforto do estômago em caso de gastrite. Sendo uma fonte de minerais como cálcio, magnésio e potássio, a sua ingestão alivia sintomas do refluxo ácido, derivado da subida do ácido estomacal até ao esófago.

Comer uma maçã em alturas do dia específicas, nomeadamente após uma refeição ou ao deitar, neutraliza a ação dos ácidos do estômago e cria um ambiente benéfico para a função digestiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here