Localizada no concelho de Sintra, parte integrante do distrito de Lisboa, a Praia da Adraga faz parte do Parque natural de Sintra-Cascais. Devido a isso, a intervenção humana é quase inexistente o que favorece a praia pois dá-lhe o ambiente selvagem que faz dela uma das praias mais bonitas de Portugal.

O acesso à mesma não é muito fácil pois para lá chegar é preciso descer através uma estrada sinuosa mas que será recompensada assim que a areia fina e o mar límpido que se escondem por entre as falésias se começar a desvendar dando nascimento a uma paisagem deslumbrante capaz de deixar qualquer um de boca aberta.

Além disso, ao longo da praia, espalhadas pelo areal existem diversas rochas de cor escura que combinam a paisagem de montanha com uma de praia o que dá à mesma uma personalidade única.
Apesar do acesso difícil e dos esforços de pouca intervenção humana, a praia não deixa de estar prevenida com um bar e um restaurante aberto há quatro gerações que se esforça, ao máximo para dar aos banhistas uma experiência única.

Além disso, a mesma possui a possibilidade de aluguer de toldos e/ou chapéus para maximizar o ambiente relaxante da praia. Caso não procure uma experiência relaxante e ao invés esteja disposto a uma aventura, existe também a possibilidade de praticar surf, bodyboard e até mergulho.
Vigilância também não falta pois durante a época balnear a mesma vê a presença de utentes bem preparados para todo o tipo de emergências afim de guardar uma satisfação máxima.

Caso pretenda visitar esta praia é recomendável ir logo de manhã pois tendo em conta o aumento em popularidade da Praia da Adraga, a mesma costuma estar inundada de banhistas o que se pode revelar problemático caso queira ir durante a tarde pois o espaço no areal e no parque de estacionamento pode revelar-se insuficiente.
No entanto, tal problema não impediu o jornal britânico The Sunday Times de eleger esta praia como uma das 20 melhores praias europeias em 2003 segundo os jornalistas e leitores.

Caso não consiga encontrar espaço na praia, não se preocupe pois a zona lisboeta onde se encontra proporciona uma imensidade de outras formas de lazer capazes de agradar a qualquer um.

Nos últimos anos Portugal tem sido condecorado com vários prémios a nível internacional no ramo do turismo o que não é uma surpresa enorme considerando que o pais está repleto de destinos paradisíacos que conseguem rivalizar com outros gigantes mundiais e estudos realizados anualmente demonstram os efeitos de tal reconhecimento pois o número de turistas tem aumentado exponencialmente nos últimos anos.

Aliás, a satisfação dos mesmo é tanta e as experiências proporcionadas pelas variadas regiões do pais são tão únicas que Portugal chegou mesmo a ser eleito como o melhor país turístico da Europa em 2018, ultrapassando outros gigantes turísticos como o pais com mais turistas, a França.

De entre todas as formas de lazer presentes no país, estudos mostram que a principal razão pela qual turistas elegem Portugal como o seu destino são as praias deslumbrantes lusófonas e, entre as mais de 660 praias disponíveis em Portugal (segundo o Observador, eleito o melhor jornal generalista de 2018), uma das mais famosas é a Praia da Adraga.