Início Viagens Os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal

Os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal

É o berço da nação, de beleza agreste e genuína. Descubra os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal... e deslumbre-se com os seus encantos.

321907
1
Estorãos - Ponte de Lima

Quais são os melhores locais para visitar no Norte de Portugal? O Norte de Portugal é o berço da nação. O Norte de Portugal é uma terra genuína, repleta de paisagens agrestes e deslumbrantes. Aqui pode sentir o espírito e a alma de Portugal e as suas gentes são das mais acolhedoras e verdadeiras do país. Vão recebê-lo de braços abertos, sorriso na cara e mesa farta, cheia de iguarias típicas desta região. São muitos os locais para visitar no Norte de Portugal mas esta região irá surpreende-lo, sobretudo, pela generosidade das suas gentes. Descubra e deslumbre-se com os 20 melhores locais para visitar no Norte de Portugal.

 

1. Porto

Porto
Porto

Capital e porta de entrada da região norte, o Porto é uma cidade antiga que deu nome a Portugal e a um vinho conhecido nos quatro cantos do mundo: o Vinho do Porto. Com uma situação magnífica junto da foz do Douro e um conjunto arquitectónico de valor excepcional, o centro histórico do Porto é Património da Humanidade desde 1996. São vários os locais a visitar no Porto e percorrer as suas ruas e bairros é uma experiência obrigatória em qualquer visita a Portugal.

Porto
Porto

A sua população empreendedora e com marcada vocação mercantil, desde sempre afirmou a sua vontade contra imposições e invasores, sendo por isso o Porto também conhecido como a “invicta” cidade. Para além do seu valor patrimonial, interessa descobrir no Porto a sua forte personalidade citadina e o seu tão singular carácter humano.

 

2. Guimarães

Guimarães
Guimarães

Associado à formação e identidade de Portugal, o centro histórico de Guimarães, na zona que ficava dentro de muralhas, foi classificado Património Mundial pela Unesco com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.

Guimarães
Guimarães

A cidade ainda hoje possui um conjunto patrimonial harmonioso e preservado que se mostra em graciosas varandas de ferro, balcões e alpendres de granito, casas senhoriais, arcos que ligam ruas estreitas, lajes do chão alisadas pelo tempo, torres e claustros. Visitar Guimarães é sentir as origens de Portugal.

 

3. Soajo

Soajo
Soajo

Na aldeia do Soajo, pequenas casas erguidas com blocos de granito ladeiam as ruas de pedra, guiando o visitante para o largo onde se ergue o singular pelourinho, Monumento Nacional desde 1910.

Soajo
Soajo

Uma simpática face antropomórfica inscrita, coroada com um triângulo no topo, a lembrar um chapéu de três bicos, dá-nos as boas-vindas a esta aldeia, onde o visitante encontrará uma atmosfera descontraída e muito acolhedora.

 

4. Ponte de Lima

Ponte de Lima
Ponte de Lima

A ponte romana que atravessa o Rio Lima neste local deu origem ao nome desta antiga vila: Ponte de Lima. O primeiro foral foi-lhe concedido em 1125 por D. Teresa, a mãe do primeiro Rei de Portugal, antes ainda da fundação do reino.

Ponte de Lima
Ponte de Lima

No centro de uma região agrícola rica, onde é produzido o famoso Vinho Verde, o seu património integra um grande número de solares e casas apalaçadas, muitos das quais oferecem actualmente alojamento na modalidade de Turismo de Habitação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here