Início Viagens Quintandona: uma belíssima aldeia de xisto em Penafiel (a meia hora do...

Quintandona: uma belíssima aldeia de xisto em Penafiel (a meia hora do Porto)

A poucos minutos do Porto, em Penafiel, fica Quintandona, uma belíssima aldeia de xisto, bem preservada e que merece uma visita.

6510
0
Quintandona
Quintandona

A beleza da paisagem e da arquitectura de Quintandona saltam à vista logo à chegada. Recheada de história, a aldeia pertence à freguesia de Lagares e ao concelho de Penafiel, estando próxima dos centros urbanos, o que não a impede de preservar toda a tradição. A sua arquitectura é singular: as construções da aldeia utilizam três materiais diferentes: granito, xisto e lousa, que lhe conferem uma personalidade muito própria.

Quintandona
Quintandona

Quintandona é marcada por uma bonita paisagem rural que deve ser apreciada percorrendo o caminho que liga a aldeia ao Monte da Pegadinha, e que é simultaneamente um miradouro natural de toda a zona.

Demore-se ao longo deste percurso pedestre, observando a bucólica paisagem, os lavadouros tradicionais, a capela com mais de 200 anos e o antigo cruzeiro.

Quintandona
Quintandona

Apesar da proximidade a Penafiel e ao Porto, Quintandona mantém uma face muito própria. As casas em granito, lousa e xisto têm sido cuidadosamente preservadas e conservam-se únicas e genuínas.

Em redor, a paisagem rural evoca memórias de outros tempos. O trabalho de recuperação iniciou-se em 2005, com dinheiro da União Europeia, mas contou com a participação da população.

Quintandona
Quintandona

Vivem na aldeia cerca de 50 pessoas, mas há espaço para mais e novos projectos irão continuar a surgir. Esta pequena mas deslumbrante aldeia é um exemplo para tantas povoações semelhantes pelo país. A vida continua na aldeia, os visitantes continuam a chegar e, com pouco, fez-se muito.

Quintandona
Quintandona

A gastronomia da aldeia é muito variada: são de apreciar o presunto e os enchidos de porco, o cabrito assado e o arroz de forno, para além das sobremesas – o pão podre, as tortas de Penafiel, o leite-creme, os bolinhos de amor, as tortas de S. Martinho.

Quintandona
Quintandona

Todos os anos, no mês de Setembro, realiza-se a Festa do Caldo – festa típica de Quintandona – ocasião para servir caldos tradicionais da aldeia e recriar, em pleno século XXI, um espaço e um tempo próprios das décadas de 1950 e 1960, altura em que o caldo era a base da alimentação da população rural portuguesa. De destacar, ainda, o caminho que vai desde a aldeia até ao Monte da Pegadinha – um miradouro natural de toda a zona.

Quintandona
Quintandona

Situada a poucos quilómetros de vários centros urbanos, Quintandona é uma autêntica aldeia de xisto preservada. É uma verdadeira viagem no tempo. Em Lagares, Penafiel, esta aldeia oferece a simplicidade do mundo rural e do seu povo. Longe do stress dos sítios urbanos, ir a esta belíssima aldeia é afastar-se da correria do dia-a-dia, é respirar ar puro e desfrutar de uma paisagem maravilhosa.

Quintandona
Quintandona

As suas casas em xisto e ruelas estreitas são encantadoras. As flores nas janelas, os antigos candeeiros, a capela centenária, tudo nos leva para uma atmosfera diferente do que estamos habituados e por isso Quintandona surpreende. Venha sentir o pulsar da aldeia.

Quintandona
Quintandona

Aventure-se a participar, por exemplo, na “Festa do Caldo”, onde além da gastronomia e dos jogos tradicionais, o prato forte são as actuações do grupo de teatro comoDEantes, sediado na aldeia.

Quintandona
Quintandona

Este grupo assume-se especificamente na área da commedia dell’arte, género que pressupõe o uso da máscara e a criação de textos baseados nas vivências do povo. A não perder todos os anos em Setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here