Início Viagens Os 15 melhores locais para visitar na Polónia

Os 15 melhores locais para visitar na Polónia

Um país repleto de cidades medievais, de rios, montanhas e de paisagens de cortar a respiração. Estes são os melhores locais para visitar na Polónia.

333
0
Poznan
Poznan

 

Graças à energia e à resiliência de seu povo, a Polónia emergiu como uma das maiores histórias de sucesso pós-comunistas da Europa de Leste. Conhecido principalmente pela arquitectura medieval, cozinha saudável e herança judaica, este país no Mar Báltico superou o trauma de uma história sombria para se tornar um destino turístico cada vez mais concorrido. Além das cidades medievais, como Gdansk e Cracóvia, ou de centros urbanos como Varsóvia, você também pode viajar para fora das cidades e conhecer uma Polónia diferente, que parece ter sido intocada pelo tempo. Aprecie as montanhas ou o mar e todos os desportos ao ar livre que você possa imaginar. Na Polónia, além de história, cultura, museus, arte e gastronomia, tem ainda a oportunidade de conhecer e desfrutar da natureza de um país imenso e repleto de coisas interessantes para ver. Estes são os melhores locais para visitar na Polónia.

 

1. Wroclaw

Wroclaw
Wroclaw

Construída no período medieval, esta cidade polaca abrange múltiplas ilhas e mantém várias bonitas pontes e arquitectura verdadeiramente encantadora. Wroclaw tem estado ocupada a acumular reconhecimento ultimamente. Em 2015 integrou o rol das “Melhores cidades para se viver”, segundo escolhas da consultora Mercer. Já em 2016 tornou-se Capital Europeia da Cultura.

 

2. Varsóvia

Varsóvia
Varsóvia

Esta extensa cidade é a capital da Polónia. Aqui encontrará, entre outras coisas, igrejas góticas, modernos arranha-céus e palácios neoclássicos. Varsóvia tem uma cena musical próspera e uma vida nocturna empolgante. Procure ver as antigas residências reais e o Museu da História dos Judeus Polacos.

 

3. Gdansk

Gdansk
Gdansk

Esta cidade na costa do Báltico tem uma vibração única que a separa do resto do país. É um lugar que foi moldado pela grande variedade de comerciantes ricos atraídos pelo seu porto. A maior glória é a Fonte de Neptuno, construída no século XVII; serve como um símbolo da cidade.

 

4. Gdynia

Gdynia
Gdynia

Os polacos consideram-na a “cidade da liberdade”. Desde as primeiras eleições livres, realizadas em 1989, Gdynia tem evoluído bastante, construindo padrões de vida e concentrando-se no crescimento e progresso. É outra grande cidade portuária perfeita para amantes da água e entusiastas marítimos.

 

5. Sopot

Sopot
Sopot

Trata-se de uma pequena cidade litoral. Localizada entre Gdansk e Gdynia, tem sido uma fuga para a realeza e a elite durante séculos – até mesmo no decurso da era comunista. Sopot tem praias cintilantes e resorts chamativos ao longo da costa. Encontrará muitas vezes o areal repleto de banhistas e amantes de vólei.

 

6. Cracóvia

Cracóvia
Cracóvia

Outrora a capital da Polónia, Cracóvia é hoje considerada a capital cultural do país. Mais conhecida pelo seu núcleo medieval e bairro judeu, a cidade está centrada em Rynek Glówny (praça do mercado), construída em 1257 e actualmente um dos maiores mercados da Europa. Visite a Universidade Jagellonian ou o Castelo Wawel – casa dos Reis polacos durante quase seis séculos.

 

7. Szczecin

Szczecin
Szczecin

Szczecin é uma mistura de várias influências culturais e arquitectónicas de diferentes idades. A reconstrução tem sido longa e difícil, o que significa que vai encontrar edifícios Art Nouveau da era alemã ao lado de prédios de aço modernos. Visite o Castelo Ducal, lar dos duques da Pomerânia-Stettin durante aproximadamente 500 anos.

 

8. Poznan

Poznan
Poznan

Cidade situada no centro-oeste da Polónia. Sugere-se um passeio pela praça do mercado de Poznan, que fá-lo-á ver e sentir a energia e agitação desta extraordinária cidade polaca. Poznan tem muito movimento também graças aos bares, discotecas e restaurantes que ali podem ser encontrados.

 

9. Torun

Torun

Torun é bem conhecido como o local de nascimento do astrónomo Nicolau Copérnico (1473-1543) e pelo fantástico pão de gengibre. Se quiser, poderá comprar biscoitos de gengibre feitos com a imagem do autor da revolucionária teoria heliocêntrica do século XVI. Localizada no norte da Polónia, Torun é uma das cidades mais antigas do país.

 

10. Malbork

Malbork
Malbork

Malbork tem uma coisa que atrai a maioria dos seus visitantes. Algo verdadeiramente espantoso. Trata-se do Castelo de Malbork, que, decerto, está no topo da lista de todas as pessoas que viajam até à Polónia. Impressionante por dentro e por fora, este Património Mundial da UNESCO, concluído em 1409, é o maior castelo gótico da Europa.

 

11. Rzeszów

Rzeszów
Rzeszów

Uma das cidades mais importantes da Polónia. Rzeszów parece ser uma pequena cidade tranquila perto do rio, mas, na realidade, trata-se de um centro progressivo de economia e cultura. Talvez a jóia da coroa seja o Palácio Lubomirski, que remonta ao século XVIII.

 

12. Lódz

Lódz

Lódz está localizado no centro do país e tem uma história desafiante. Famosa pelos tecidos de alta qualidade, a cidade caiu em ruínas durante o século XX e tem lutado para recuperar o seu sentido de identidade. Além dos têxteis, Lódz é a casa da indústria cinematográfica polaca.

 

13. Zakopane

Zakopane
Zakopane

Zakopane é um destino que encanta turistas nacionais e internacionais. Situado na base da cordilheira de Tatras, o viajante encontrará percursos pedestres e montanhismo no Verão e esqui, snowboard e muito mais durante o Inverno. Tente ver Morskie Oko, um lago montanhoso verde-esmeralda.

 

14. Mikolajki

Mikolajki
Mikolajki

Mikolajki é uma cidade pequena mas poderosa. Também conhecida como a “Pérola da Masúria”, é um popular destino de férias para turistas domésticos. Fenomenais regatas são ali realizadas durante todo o Verão; milhares de entusiastas da navegação e aventureiros amantes da diversão e dos desportos náuticos nutrirão, com certeza, um especial carinho por Mikolajki.

 

15. Swinoujscie

Swinoujscie
Swinoujscie

Swinoujscie é conhecida como a terra das 44 ilhas (no entanto, apenas três são habitadas: Usedom, Wolin e Karsibór) e pode ser encontrada no norte da Polónia. Há uma grande variedade de paisagens para desfrutar nas diferentes ilhas e o cenário natural é realmente notável. Swinoujscie é o refúgio perfeito e um óptimo lugar para relaxar.

Autor: Jorge Sá

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here