Início Viagens Os 12 melhores locais para visitar na Nazaré

Os 12 melhores locais para visitar na Nazaré

Uma pequena e pitoresca vila que se tornou num destino mundial de surf e atrai cada vez mais turista. Estes são os melhores locais para visitar na Nazaré, Portugal.

43625
3
Nazaré
Nazaré

 

Típica vila de pescadores, sede de um pequeno município, com casario branco espalhado sobre encostas íngremes, e rodeada de enormes penhascos, a Nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País, que tem conseguido manter muitas das suas tradições. Nos dias de hoje é ainda possível passear pelas ruas da Nazaré, e nomeadamente no seu aprazível paredão junto à praia, e encontrar locais albergando os típicos trajes desta vila, os pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saiotes, muitas vezes executando as típicas tarefas piscatórias da região: a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal.

No topo da Vila situa-se o Sítio, com melhor miradouro da Vila, o Miradouro do Sunerco com acesso por estrada ou pelo conhecido Elevador que executa uma agradável viagem de cerca de 110 metros. O Sítio é uma localidade muito visitada por peregrinos, com a Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, o Hospital, o Terreiro da Romaria e o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e o o Forte de S. Miguel Arcanjo, do século XVII, onde está instalado o farol. O Elevador leva a um dos locais mais emblemáticos da Nazaré: a Ermida da Memória, rezando a lenda que foi aqui que Nossa Senhora, ao ser invocada pelo alcaide D. Fuas Roupinho, o salvou de se despenhar da alta falésia, ao perseguir, a cavalo, um veado, corria o ano de 1182.

Praia da Nazaré
Praia da Nazaré

No extremo oposto da praia, encontra-se a Pederneira, que foi durante os séculos XII e XIV um porto de mar, onde existiu um dos estaleiros mais activos do reino de Portugal. Na Vila existem outros monumentos dignos de registo, como o Pelourinho, o edifício dos Paços de Concelho e a Igreja Matriz da Nossa Senhora das Areias do século XVI e a Igreja da Misericórdia do século XVII. Uma praia espectacular localizada na própria vila, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais, ao comércio do mais variado Artesanato regional, à imensa oferta de Restauração e de Alojamento para todos os bolsos, e à conceituada Gastronomia, baseada sobretudo em frescos produtos do Mar. Estes são os melhores locais para visitar na Nazaré.

 

1. Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré fica localizado na praça principal da cidade, no Sítio da Nazaré. Trata-se de um templo muito importante, totalmente dedicado à padroeira, a Santa de Nazaré. É lá que se realiza uma grande festa em comemoração ao dia em que supostamente a santa apareceu, 8 de Setembro.

Santuário da Nossa Senhora da Nazaré
Santuário da Nossa Senhora da Nazaré

Esta festa é anual e dura aproximadamente 10 dias. A igreja data do século XVII e foi mandada construir pelo rei D. Fernando, a fim de guardar a imagem da virgem, após a crescente peregrinação à Capela da Memória ou Ermida da Memória.

 

2. Capela da Memória

A pequena Capela da Memória representa uma grande importância para a aldeia de Nazaré, uma vez que surge da fundação desta vila piscatória. Esta capela foi construída junto aos grandes penhascos e, segundo a lenda, foi construída por ordem de D. Fuas Roupinho, alcaide de Porto de Mós, uma vila vizinha.

Capela da Memória

Tanto o seu interior como a fachada da capela quadrada são decorados pelo belíssimo painel de azulejos azuis e brancos datados dos séculos XVII e XVIII, onde pode ver alusões à lenda de Fuas Roupinho. Ao lado desta, um monólito recorda a visita do Vasco da Gama, que pediu fortuna à Virgem nas suas perigosas viagens.

 

3. Forte de São Miguel Arcanjo

O Forte de São Miguel Arcanjo está localizado num penhasco rochoso, a caminho da praia do Norte, na pitoresca vila da Nazaré, Portugal. Esta fortaleza foi erguida para servir como protecção aos sucessivos ataques na praia de piratas argelinos, marroquinos e normandos. As mais recentes obras de melhoria, cuja data está marcada na porta, foram encomendadas pelo rei D. João IV, a meados do século XVII.

Canhão da Nazaré, na Praia do Norte

As actuais muralhas deste notável monumento militar foram construídas sobre as do anterior forte, construído por D. Sebastião em 1577, e as modificações introduzidas por João IV correspondem ao início da pujança da pesca para a Nazaré. Este miradouro oferece excelentes vistas panorâmicas, com a Praia do Salgado a leste, a vila da Nazaré a norte e a praia do Norte a oeste.

 

4. Miradouro do Suberco

O Miradouro do Suberco, a 110 metros de altitude, abre-se a um dos mais belos panoramas marítimos de Portugal. O longo promontório que guarda e protege a Praia tem no seu extremo o Forte de S. Miguel Arcanjo. A 80 metros de altitude é o miradouro privilegiado sobre o mar e a Pedra do Guilhim, rochedo batido pelas vagas mesmo em frente.

Miradouro do Suberco
Miradouro do Suberco

Este é um excelente local para a pesca desportiva, onde os mais aventureiros desafiam o mar que salpica de espuma as falésias, convidando à meditação. Da barbacã do Forte, para Sul, a vista alcança horizontes longínquos e a vila ganha uma nova dimensão; para norte, descobre-se o vasto areal da Praia do Norte. Bela e desconhecida, rodeada de dunas e pinhais, protegida a sul pelo promontório, que na sua base esconde uma pequena gruta natural – o Forno d´Orca.

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!

    Gostaria de imprimir os artigos, mas não estou conseguindo. Poderia liberar? É para arquivo pessoal, sem divulgar para ninguém. Este pedido é porque eu quero visitar esses lugares maravilhosos que vc posta. Aguardo retorno, via e-mail. Grata Abs Fátima Salgueiro

  2. Somente hoje eu dei conta que os artigos que vcs postam no meu e-mail, fatimassalgueiro@yahoo.com.br não são completos e fiquei bem frustada porque eu colo e copio no word e fica no meu HD.
    Solicito, mais uma vez, que seja autorizada a colagem e copia dos artigos referente a viagens.
    Aguardo ansiosamente pela resposta, uma vez que estou de viagem marcada para Portugal em 28/05/2018. Conto com a compreensão dos autores deste site. Abs Fátima Salgueiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here