VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Mosteiro dos Jerónimos: a obra máxima do Estilo Manuelino em Lisboa

O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, é o mais emblemático dos monumentos portugueses construídos em Estilo Manuelino. Conheça-o melhor.

VxMag by VxMag
Ago 3, 2022
in Viagens
0
monumentos portugueses património mundial da humanidade unesco

Mosteiro dos Jerónimos

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Praia Fluvial de Adaúfe

Praia fluvial de Adaúfe: um pequeno paraíso para descobrir em Braga

Mar 28, 2023
Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos: a maior lagoa de água salgada de Portugal

Mar 28, 2023
locais para visitar na Serra da Arrábida

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

Mar 27, 2023
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023

O Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos mais conhecidos e visitados no nosso país, sendo procurado tanto por portugueses como por turistas. E não é de admirar: este local conta-nos, com grande esplendor, a história da Expansão Marítima Portuguesa. Aliás, para melhor entender o monumento, temos que aprofundar um pouco a história.

Com a descoberta das primeiras ilhas atlânticas e uma vez dobrado o Cabo Bojador, o projeto real português concentrou-se na chegada à Índia, de maneira a obter o monopólio de especiarias. Esse objetivo foi atingido no reinado de D. Manuel, com Vasco da Gama a chegar á Índia em 1498.

O Mosteiro dos Jerónimos é a encarnação arquitetónica desta época, sublinhada pelo uso do estilo Manuelino, um refinamento do gótico que incorpora elementos marítimos. O conjunto monumental tornou-se Património Mundial da UNESCO em 1983.

Lisboa
Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos chama a atenção não só pela sua grandiosidade, mas também pelo requintado trabalho artístico. Tem uma elaborada fachada com mais de 300 metros, e uma igreja com um acentuado peso histórico. Numa das salas, encontram-se os túmulos de Vasco da Gama e de Luís Vaz de Camões.

Na capela-mor, estão as arcas funerárias de D. Manuel I e dos seus descendentes; na Sala do Capítulo, estão os restos mortais do escritor e historiador Alexandre Herculano e, no transepto da igreja, podemos ver os túmulos do Cardeal-Rei D. Henrique e a arca vazia do rei D. Sebastião, cujo corpo se perdeu em batalha nos campos de Alcácer-Quibir.

Para além do rendilhado da fachada, é no claustro que o estilo Manuelino está mais presente, existindo uma profusão de decorações de elementos marítimos e exóticos. Muitos são os visitantes que procuram as figuras dos animais exóticos que as viagens dos portugueses deram a conhecer à Europa, e que aparecem esculpidos em diversos recantos insuspeitos.

Dentro da temática da Expansão marítima, podemos encontrar, próximo do Mosteiro e em frente ao Tejo, o Padrão dos Descobrimentos, obra do século XX que mostra diversos navegadores célebres liderados pelo infante D. Henrique.

Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos

A fechar o conjunto monumental de Belém, temos outra obra do Manuelino, construída numa ilha do rio, mas que hoje se encontra em terra. Falamos da Torre de Belém, que encanta todos os visitantes e observadores.

Assim, passear pela zona histórica de Belém é fazer uma caminhada pelos momentos mais grandiosos da nossa história e das nossas viagens entre o primeiro quartel do século XV e meados do século XVI.

É precisamente essa época que monumentos como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos celebram e enaltecem, num misto de arquitetura e história que é simplesmente maravilhoso.

E se é fã deste estilo arquitetónico tipicamente português, pode sempre partir à descoberta de outros monumentos onde ele foi utilizado, embora tenha que sair de Lisboa para ver alguns dos exemplares mais icónicos.

O Convento de Jesus, em Setúbal, é uma das melhores escolhas perto de Lisboa. Afinal de contas, este terá sido o primeiro grande monumento a ser construído segundo este estilo arquitetónico. As obras iniciaram-se em 1490 e terminaram em 1496 e a iniciativa da construção do Convento partiu de Justa Rodrigues Pereira, ama do próprio D. Manuel I.

Um pouco mais longe, pode apreciar o Mosteiro da Batalha. O conjunto arquitetónico nasceu de uma promessa feita por D. João I, como agradecimento da vitória na batalha de Aljubarrota, que lhe assegurou o trono e a independência nacional face aos espanhóis. As obras duraram 150 anos, o que justifica a existência de elementos góticos, manuelinos e renascentistas.

E, claro, não poderíamos esquecer o Palácio de Dom Manuel, em Évora. Trata-se de um elegante pavilhão do século XV, o único edifício não destruído, no século XIX, do antigo Paço Real de Évora. Nele existem vários elementos com claras influências mouras, decoração naturalista e manuelina e alguns detalhes romanos.

Mas se procura um daqueles pequenos segredos que quase mais ninguém conhece, então o ideal para si é a Quinta de Ribafria, em Sintra. O solar de Ribafria foi construído em 1541, por Gaspar Gonçalves, e trata-se de um belíssimo edifício da arquitetura civil manuelina. O destaque vai para a sua magnífica torre, edificada 100 anos depois do solar.

Tags: estilo manuelinolisboamosteiro dos jerónimos
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Praia Fluvial de Adaúfe
Viagens

Praia fluvial de Adaúfe: um pequeno paraíso para descobrir em Braga

by VxMag
Mar 28, 2023
0

Esta incrível praia encontra-se na freguesia de Adaúfe, no concelho de Braga, e é banhada pelo rio Cávado. Apesar da...

Read more
Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos: a maior lagoa de água salgada de Portugal

Mar 28, 2023
locais para visitar na Serra da Arrábida

Passeio em família na Margem Sul: o que visitar com crianças

Mar 27, 2023
Passadiços do Tinhela

Passadiços do Tinhela: um passeio para descobrir o encanto de Trás-os-Montes

Mar 27, 2023
Marco de Canaveses

Marco de Canaveses: passeio por uma terra repleta de segredos para descobrir

Mar 26, 2023
melhores casas de fado de Lisboa

Fado: história e origem de um símbolo tão português

Mar 26, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine