Início Sociedade Há 100 mil moedas de 1 euro a circular que na realidade...

Há 100 mil moedas de 1 euro a circular que na realidade valem 100 euros

Tudo começou com um simples erro de impressão que afectou 100 mil moedas de 1 euro. O resultado? Agora podem valer 100 euros cada uma.

26628
4
euro
1 euro

Não, não leu mal o título nem há nenhum truque escondido no mesmo. Existem, efectivamente, perto de 100 mil moedas de 1 euro em circulação que, na realidade, podem valer 100 euros. E como isto aconteceu? Devido a um simples erro de impressão de vários lotes de moedas em Portugal, em 2008. Em 7 de Junho de 2005, o Conselho Europeu decidiu que as faces comuns das moedas de 10, 20 e 50 cêntimos e das moedas de 1 e 2 euros — que representavam a União Europeia antes do alargamento de 15 a 25 Estados-Membros, em 2004 — deviam ser alteradas por forma a representar todos os Estados-Membros da União Europeia. As faces comuns das moedas de mais pequeno valor (1, 2 e 5 cêntimos) representam a Europa no mundo, pelo que não são afectadas pelo alargamento da União Europeia.

1 Euro com Mapa Antigo
1 Euro com Mapa Antigo

As novas faces comuns deveriam ser aplicadas a partir de 2007. O novo desenho contemplaria o mapa da União Europeia com os novos países que aderiram em 2004 – Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa. Os Estados-Membros da zona euro podiam começar a aplicar as novas faces comuns a partir de 2007 na sua nova produção de moedas, devendo, em todos os casos, passar a utilizar as novas faces comuns a partir de 2008. Foi o que sucedeu em Portugal. Contudo, dos 5.000.000 de moedas de 1 Euro produzidas em 2008, cerca de 107.000 foram cunhadas com a face comum que vigorou até 2007. Após se ter detectado o erro, a INCM contactou as entidades nacionais e europeias, conforme está definido internacionalmente, de modo a determinar as acções a tomar para minimizar os impactos no sistema monetário.

euro
Comparação entre o Mapa Antigo e o Mapa Novo

Do total de moedas produzidas foram recolhidas e substituídas 8.625 moedas em poder do Banco de Portugal, pelo que em Novembro de 2009 ainda permaneciam em circulação cerca de 98.375 destas moedas. A entidade nacional com responsabilidades sobre a emissão de moeda metálica determinou que as moedas que estão em circulação têm curso legal e poder liberatório, sem prejuízo de poderem vir a ser trocadas por moedas com a face comum correcta, caso os seus detentores as apresentem nas instalações do Banco de Portugal e o solicitem expressamente – o que não será certamente o caso dos numismatas como bem se compreende.

1 Euro com Mapa Novo
1 Euro com Mapa Novo

Importa, no entanto, referir que vivemos na União Europeia, sem fronteiras. Isso significa que é mais do que provável que muitas dessas quase 100 mil moedas esteja já noutros países. Mas como é óbvio, a probabilidade de encontrar alguma delas em Portugal é elevada devido ao número que foi produzido. Tenha em atenção que, apesar de poder vender essas moedas por 100 euros nos casos em que ela apresenta boas condições de conservação, caso a moeda esteja deteriorada ou mal conservada pode valer muito menos. A forma mais fácil de vender essas moedas é procurar por coleccionadores e por lojas da especialidade ou até vendê-las em sites de classificados. Por isso mesmo, talvez esteja na hora de fazer uma revisão a todos os trocos que tem na carteira porque talvez as suas moedas de 100 euros valham muito mais do que aquilo que estaria a imaginar.

 

Também lhe poderá interessar...

moedas valiosas

23 moedas raras que valem milhares de euros e podem estar na sua carteira

  Os portugueses possuem ainda, na sua posse, mais de 150 milhões de euros em moedas de escudos e moedas delas podem valer muito mais...
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na...

  Sabia que os portugueses terão em casa cerca de 155 milhões de euros em forma de escudos? Pois é, há muitas pessoas que guardam...
Moedas raras

10 moedas raras de 2 euros que podem valer 2.000 (e podem estar no...

  Desde a introdução do euro que o Banco Central Europeu permite que cada país possa emitir duas moedas de dois euros por ano para...

4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho algumas dessas moedas de um euro consideradas raras. Como posso trocá-las pelo valor descrito. Agradeço que me informem, se possível através do meu mail. Obrigada

  2. Por favor,poderiam me fornecer mais detalhes de onde e como faço para trocar as moedas???Desde ja agradeco e ficarei no aguardo de uma resposta do site no meu email….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here