Sem categoria

Doce de pera

Doce de pera
Doce de pera

Quem não se lembra de ser criança e comer um doce de pera, em casa dos pais ou dos avós? Este sabor tradicional é uma fonte inesgotável de memórias de infância e de tempos que já lá vão. Mas sabia que é muito fácil recriar esta receita em sua casa, usando apenas poucos ingredientes e aproveitando assim a fruta? Crie novas memórias em família ou com amigos com a ajuda deste doce único e tão especial!

Se ficou com água na boa, siga o nosso passo a passo e recrie este doce de pera em sua casa. O sabor vale bem a pena:

Receita

Doce de pera

A compota de pera é um clássico, que ainda hoje nos seduz devido ao seu sabor único e que nos traz tantas memórias! Aprenda a receita!

5 (1 avaliações)
Preparação
15 min
Confeção
75 min
Total
90 min
Porções
6

Ingredientes

  • 1,5 kg de pera
  • 350 g de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 1,5 dl de água

Preparação

  1. Lave bem a pera, descasque-a e corte-a em cubos. Coloque estes pedaços numa panela.
  2. Junte os restantes ingredientes à panela e leve a lume a cozinhar, durante cerca de 15 minutos.
  3. Retire a canela e triture a pera. Deixe apurar no lume durante mais 60 minutos.
  4. Sirva de imediato ou guarde em frascos previamente esterilizados.

Notas

  • Junte também a casca de um limão ao doce, retirando-a ao mesmo tempo que o pau de canela.
  • Se preferir, pode triturar o doce apenas depois de estar no lume os 60 minutos.
  • Pode optar por triturar tudo ou por deixar alguns pedaços de pera maiores.
  • Junte um pouco de frutos secos picados para dar um aspeto diferente ao seu doce. Pode juntá-los à compota ou polvilhar por cima antes de servir.
  • Para esterilizar os frascos, coloque-os em água a ferver durante cerca de 15 minutos. Pode fazer a esterilização no forno, se preferir.
  • Para conservar este doce mais tempo, crie vácuo nos frascos. Coloque a compota nos frascos, tape-os bem e vire-os de cabeça para baixo durante 24 horas.
Informação nutricional: 370 calorias por 100 G
Sobre o autor

Beatriz Alves

Licenciada em Línguas e Relações Empresarias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e certificada em Marketing Digital pela Google. Apaixonada pela escrita e pela gastronomia.