Encontra-se a 20 km do Parque Florestal da Serra da Estrela, mais precisamente na aldeia de Travancinha, no concelho de Seia, este lugar especial que é digno de um quadro com beleza ímpar: Chão do Rio. Trata-se do primeiro turismo rural que recebeu a certificação “Biosphere Responsible Tourism”, desenvolvida pelo Instituto de Turismo Responsável.

Uma quinta com oito hectares rodeados de natureza e com apenas seis casas rústicas de pedra com telhado de colmo – é este o cenário.
Cotovia, Ribeira, Pastor, Churra, Loba e Cumeada. São estes os nomes das pequenas casas que contam com o essencial para uma boa estadia neste pequeno paraíso perto da Serra da Estrela.
Cada casa tem a sua personalidade, porém todas elas aceitam a entrada de animais de estimação e beneficiam de um quarto com cama de casal, uma casa de banho privativa, uma kitchenette equipada, uma sala de estar e uma varanda com terraço.

Para além disto, a propriedade possui comodidades de churrasco e lavandaria, uma lareira para exterior, um jardim, uma horta tradicional, uma piscina biológica e também várias bicicletas gratuitas para todos os passeios no meio deste ambiente que a mãe-natureza proporciona.

As maravilhas desta quinta não ficam só por aqui. Para além do conforto das pequenas casas de pedra e da paz sentida entre toda a natureza ali presente, o bem-estar de cada hóspede é tido em conta.

Em Chão do Rio, no momento da chegada, é oferecido um cabaz para o pequeno almoço composto por leite, ovos frescos, compota caseira, bolo de Loriga, iogurtes, queijo e fruta fresca e, às 17h de cada dia, é entregue pão de centeio fresco, cozido em lenha.

Esta experiência, na aldeia de Travancinha, pode-se tornar ainda mais inesquecível com coisas tão simples que fazem conhecer os pequenos prazeres da vida: realizar percursos pedestres e passeios de bicicleta ou carrinho de mão, fazer piqueniques na sombra dos carvalhos, estar na companhia de animais da quinta, assistir ao pôr do sol e até mesmo observar as estrelas na cama de rede.

A vida no campo para além de ser acompanhada pela brisa que se faz sentir através das árvores, é também acompanhada por um ambiente familiar e tranquilo. Aqui os pais podem descansar deixando as crianças totalmente livres pelos oito hectares.

Esta é uma experiência adequada a qualquer altura do ano, pois tem tudo o que é necessário para usufruir deste paraíso, quer seja em dias quentes como em dias mais frios. Pode ser aproveitada por todos, até num simples fim de semana, para “fugir” da rotina da cidade sendo, muitas vezes, necessário e libertador. Desfrute, simplesmente.
Autora: Patrícia Rodrigues
Boa noite,
Gostaria de saber quantas pessoas albergam em todas as casas?
Boa noite Carmo,
Todas as casas albergam, no máximo, quatro pessoas, excepto a “Cumeada” que consegue albergar até seis.
Como se pode alugar uma casa
Bom dia Orlando,
Estas casas podem ser alugadas no próprio site – chaodorio.pt – ou até mesmo em outras plataformas de hospedagem como o Booking.