Início Cultura “Beba Isto Com Açúcar”… a curiosa origem da Bica de Lisboa

“Beba Isto Com Açúcar”… a curiosa origem da Bica de Lisboa

No Porto chamam-lhe cimbalino, no país em geral chamam-lhe café. Mas em Lisboa é conhecido por bica. A origem deste termo é bem mais curiosa do que imagina.

3

Quando abriu, a 19 de novembro de 1905, a Brasileira tornou-se um ponto de referência das figuras mais ilustres da sociedade lisboeta. Com produtos importados diretamente do Brasil, o café reunia médicos, advogados e artistas – entre os quais Fernando Pessoa e Almada Negreiros.

Uma bica, se faz favor! – a bica é o mais parecido a um espresso italiano. Uma pequena chávena de café negro forte, o verdadeiro shotde cafeína. Reza a lenda que o nome surgiu do café “A Brasileira” (logo no seu início), ao ver que as pessoas não gostavam tanto da tal bebida amarga, decidiram colocar na rua uma tabuleta onde tinha escrito: “Beba Isto Com Açúcar”.

358704-admin

Daí até evoluir para chamar Bica a um café foi um pequeno passo. O café em Portugal é uma paixão nacional. No Porto chamam-lhe cimbalino (tudo começou porque a máquina de fazer café mais comum da cidade era de uma chamada… isso mesmo… cimbalino).

350874-admin

No resto do país, não tem nada que enganar. Basta pedir um café. O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos portugueses.

Ao gosto de cada um, pode ser servido curto, cheio ou até mesmo com um pouco de leite. Melhor amigo daqueles que querem espantar o sono, é o pretexto ideal para um encontro entre amigos.

Enraizado na cultura portuguesa, o café expresso faz parte do quotidiano da maioria das pessoas. De região para região, existem vários nomes para pedir esta bebida.

Se estiver em Lisboa e for a um qualquer café, é provável que ouça alguém a pedir uma “bica”. O que nem todos sabem é que esta palavra é, na verdade, uma sigla que significa “Beba Isto Com Açúcar”.

3 COMENTÁRIOS

  1. Essa origem da palavra “bica” é um mito. Ela teve origem na Cartilha dos Amantes do Café (Edição Colares Editora, 1998) de Mário Varela Soares. Por outras palavras, a primeira referência a essa história data do recente ano de 1998, não existe nenhuma referencia anterior ao referido mito.

    De facto, antes de ter surgido esse “mito” a historia que se contava para a origem da palavra “bica” era uma com bastante mais lógica mas sem interesse nenhum, daí o mito ter sido inventado.

    Como tal vamos à verdadeira origem da palavra “Bica”. A palavra surge da necessidade de diferenciar o café que, noutros tempos, era tirado de uma “máquina” através da sua “bica” e o que provinha da cafeteira (também chamada de “saco”).

    Como vêm sem interesse nenhum, por isso é que quando o “mito” foi inventado, pegou, pois era uma história muito mais interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here