Início Viagens As 3 aldeias mais bonitas do Minho

As 3 aldeias mais bonitas do Minho

Terra de gente com garra e apegada às tradições. Descubra as 3 aldeias mais bonitas do Minho, uma terra repleta de cantos e recantos de encantar.

39405
4
aldeias mais bonitas do Minho
Espigueiros do Soajo - Carlos Ventura

O Minho, berço da nação, é a pátria de várias e pitorescas aldeias de Portugal. Seja nas montanhas do Gerês ou nos vales dos rios Lima ou Cávado, as aldeias do Minho deslumbram quem as visita pela beleza rústica da sua simplicidade, das suas casinhas de Pedra e das suas igrejas e capelas. Viaje connosco e descubra as 3 aldeias mais bonitas do Minho.

1. Estorãos

Estorãos (Ponte de Lima)
Estorãos (Ponte de Lima)

Estorãos é uma pequena aldeia minhota situada a cerca de seis quilómetros de Ponte de Lima onde corre a ribeira que lhe dá o nome. As águas vindas do alto da serra de Arga serpenteiam no meio de pinheiros, vinhas e campos estrumados criando pequenos lagos e represas onde trutas e lampreias se escondem de turistas e pescadores.

Estorãos
Estorãos

A paisagem é magnífica. O recorte azulado e sombrio da serra contrasta com o verde dos campos e as cores outonais das vinhas e searas criando verdadeiros jardins que pedem muitos passeios e descobertas rústicas.

 

2. Soajo

Soajo
Soajo

O Soajo, uma das mais típicas aldeias portuguesas, pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e situa-se numa das vertentes da serra da Peneda, inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A aldeia foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX mas, a sua história, começa muito antes, como o comprovam o Santuário Rupestre do Gião, na serra do Soajo, e as inúmeras antas e mamoas que existem nesta zona.

Soajo
Soajo

Possui um grandioso conjunto de espigueiros (classificados como imóvel de interesse público) erigidos sobre uma gigantesca laje granítica e que, ainda hoje, são utilizados para secar o milho, pelas gentes da terra.

 

3. Lindoso

Lindoso
Lindoso

Lindoso é a maior freguesia do concelho de Ponte da Barca, do qual dista 25 km da sede, pertence ao distrito de Viana do Castelo, faz fronteira com Espanha e tem cerca de 1300 habitantes.

Lindoso
Lindoso

Inserida no PNPG – Parque Nacional Peneda-Gerês, é uma região de clima rigoroso, frio no Inverno, temperatura amena ou quente no Verão, e chuvas abundantes que atingem uma precipitação média anual superior aos 2200 mm. Povoação típica composta por velhas casas de granito, bem inseridas na paisagem, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a cobertura de colmo.

 

Artigo anteriorPonte da Misarela
Próximo artigoAs 9 piores cidades para viver em Portugal

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,
    Há um lapso no conteúdo deste artigo.
    Os espigueiros da fotografia não são no Soajo, são no LINDOSO!
    Atentamente, DT

    • Desculpe-me a intromissão, mas as fotografias, na parte do artigo correspondente a Soajo, são de facto no Soajo. As fotografias na parte do LIndoso, essas sim. são no Lindoso. Conheço bem ambos os aglomerados de espigueiros, sou soajeiro e Lindoso fica a pouca distância de Soajo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here