Início Viagens As 18 melhores praias do Sul de Espanha

As 18 melhores praias do Sul de Espanha

Destino de férias de muitos portugueses e com pontos turísticos de excelência. Estas são as melhores praias do Sul de Espanha.

0
praias sul de espanha
Praias no Sul de Espanha

Quais são as melhores praias do Sul de Espanha? Falar do Sul de Espanha é quase o mesmo que falar da Andaluzia já que esta região constitui a quase totalidade do sul do país vizinho. O sul de Espanha é a Andaluzia e a Andaluzia é o sul de Espanha.

Cinco das oito províncias que compõem a Andaluzia têm acesso ao mar, sejam elas banhadas pelo Mediterrâneo ou pelo Atlântico. A Costa de Almeria, a Costa de la Luz, em Cádiz e Huelva, a Costa Tropical, em Granada, e a Costa del Sol, em Málaga, totalizam 1.100 quilómetros de uma costa cheia de praias, pântanos, praias urbanas, alguns lugares declarados monumentos naturais, extensas e únicas praias com águas cristalinas e um sol que geralmente não falha durante o ano.

Algumas das praias da comunidade estão entre as melhores de Espanha. Um litoral que é um autêntico paraíso de praias, tanto para viajantes que procuram lugares para descansar e relaxar em contacto com a natureza e suas paisagens, como aqueles que viajam para desfrutar da adrenalina com os desportos aquáticos, como o kitesurf, na zona de Tarifa.

Um atractivo poderoso para o Verão ao qual é difícil de resistir; mais ainda se juntarmos a simpatia, cultura, culinária e bom saber-fazer que encontramos em toda a Andaluzia. Estas são as melhores praias do Sul de Espanha.

Praias de Málaga

Situada na Costa del Sol, em Espanha, esta é uma cidade bastante movimentada, repleta de história, arte, cultura e boa comida. Málaga conta com mais de 300 dias de sol por ano, Verões quentes e os Invernos mais amenos da Europa.

É, sem dúvida, o destino ideal para férias durante todo o ano. Apesar de ser a sexta maior cidade de Espanha, o ambiente é tranquilo e transmite a sensação de cidade pequena e acolhedora. Estas são as melhores praias de Málaga.

1. Costa de Maro, Nerja (Málaga)

Costa de Maro, Nerja (Málaga)
Costa de Maro, Nerja (Málaga)

Nerja já foi uma vila de pescadores; hoje, as suas estreitas casas brancas na encosta são um centro turístico da província de Málaga. A sua principal atração está nas suas praias, que geralmente aparecem entre as melhores de Espanha, incluindo a praia de Maro, ou também conhecida como a Cala de Maro, uma das melhores praias da Andaluzia.

O seu acesso é fácil, possui águas cristalinas, vegetação que atinge a beira de uma areia grossa e escura. A enseada peculiar está localizada nas falésias naturais de Maro-Cerro Gordo, uma faixa de costa protegida que se estende em direcção ao mar e oferece ao viajante algumas das paisagens mais espectacular da região.

2. Praia de la Caleta (Málaga)

Praia de la Caleta (Málaga)
Praia de la Caleta (Málaga)

O bairro da Caleta, assim como o Limonar, aparece em Málaga no final do século XIX, quando a burguesia de Málaga começou a construir palácios e vilas para fugir do centro. Assim, esta praia leva o nome do bairro burguês ao qual pertence.

A praia tem um quilómetro de areia fina e está geralmente cheia de banhistas devido ao seu fácil acesso e proximidade ao centro histórico de Málaga. O seu acesso é adaptado e está equipada com o necessário para passar um dia de praia agradável.

3. Praia de Burriana, Nerja (Málaga)

Praia de Burriana, Nerja (Málaga)
Praia de Burriana, Nerja (Málaga)

Esta praia é considerada a melhor do município de Málaga, em Nerja; então, com mérito, deve estar entre as melhores praias da Andaluzia. Está localizada no extremo leste da cidade e, devido à sua fama, costuma ser muito procurada.

4. Praia Calahonda, Nerja (Málaga)

Praia Calahonda, Nerja (Málaga)
Praia Calahonda, Nerja (Málaga)

Esta pequena praia de areia e cascalho escuro está localizada no centro de Nerja, na província de Málaga, ao lado da varanda da Europa, um mirante com vistas panorâmicas sobre o famoso mar por toda a parte.

5. Praia de Bajamar, Vélez-Málaga (Málaga)

Praia de Bajamar, Vélez-Málaga (Málaga)
Praia de Bajamar, Vélez-Málaga (Málaga)

A praia de Bajamar é uma praia localizada no turístico município de Vélez-Málaga. É uma praia de areia escura e de pequenas dimensões (apenas 800 metros de comprimento e 25 metros de largura).

O seu nível de ocupação é baixo, por isso é ideal passar um dia na praia, longe da agitação de outras áreas da região. É uma das praias de Málaga,onde o nudismo é permitido.

Praias de Cádiz

Foi fundada pelos fenícios e ocupada por gregos, cartagineses e romanos. Daqui partiam navios para as Américas no século XVI. Estas são as melhores praias em Cádiz, no Sul de Espanha.

1. Praia de la Caleta (Cádiz)

Praia de la Caleta (Cádiz)
Praia de la Caleta (Cádiz)

Esta praia de areia fina e dourada é um símbolo da cidade de Cádiz e, sem dúvida, uma das melhores praias da Andaluzia. Mede 650 metros de comprimento e está localizada entre os castelos de Santa Catalina e San Sebastián.

É uma daquelas praias urbanas que não têm nada a invejar às praias virgens de outras zonas. E é que aqui a beleza é definida pelo belo ambiente urbano, destacando-se as termas de Nuestra Señora de la Palma y del Real e as fortificações defensivas, assim como o pôr do sol. O pôr do sol de Cádiz deveria ser considerado Património Imaterial da Humanidade pela sua grande beleza.

2. Praia de Bolonia, Tarifa (Cádiz)

Praia de Bolonia, Tarifa (Cádiz)
Praia de Bolonia, Tarifa (Cádiz)

A estrada de acesso a esta praia dá-nos uma perspectiva da beleza virgem do lugar: dunas e areia fina e um mar cristalino. A poucos quilómetros de Tarifa, na província de Cádiz, é uma das poucas praias virgens preservadas no sul de Espanha.

É uma praia extensa, com cerca de 4 quilómetros, que apresenta algumas singularidades, como a Duna de Bolonia, monumento natural e chave da riqueza ecológica da região e a antiga cidade romana de Baelo Claudia.

Praias de Huelva

Huelva é abençoada com quilómetros de praias extensas ainda selvagens e pouco frequentadas ao longo da linha costeira atlântica indo desde o Guadiana até à foz do rio Guadalquivir. Estas são as melhores praias de Huelva, no Sul de Espanha.

1. Praia de Matalascañas (Huelva)

Praia de Matalascañas (Huelva)
Praia de Matalascañas (Huelva)

Esta é uma das praias mais populares da província de Huelva. Com um ambiente familiar, é uma extensa praia de areia branca e fina com cerca de cinco quilómetros de extensão, o que a torna numa das maiores da Costa de la Luz.

Está equipada com diferentes instalações e com um passeio pedestre para observar “la Peña”, ou também a “Pedra”, que se destaca nas suas margens. Trata-se da antiga Torre de la Higuera, que se encontra assim desde o forte maremoto de Lisboa em 1755.

2. Costa de Mazagón, Palos de la Frontera – Matalascañas (Huelva)

Costa de Mazagón, Palos de la Frontera - Matalascañas (Huelva)
Costa de Mazagón, Palos de la Frontera – Matalascañas (Huelva)

As praias virgens de Mazagón são uma boa forma de conhecer os encantos da Costa de la Luz, na Andaluzia. Estamos a falar de cerca de 30 quilómetros de praias, entre Mazagón e Matalascañas.

Nesta área, há uma grande variedade de praias para escolher: desde a praia conhecida como Mazagón, familiar e urbana, passando pela praia da Puente Vigía, menos frequentada que a anterior, até às praias virgens de Doñana, como o Monumento Natural Acantilado del Asperillo, que é uma das formações costeiras mais peculiares de Espanha.

3. Penhasco de Asperillo, entre Mazagón e Matalascañas (Huelva)

Penhasco de Asperillo, entre Mazagón e Matalascañas (Huelva)
Penhasco de Asperillo, entre Mazagón e Matalascañas (Huelva)

No pequeno município de Almonte, em pleno Parque Natural del Entorno de Doñana, encontramos essa paisagem única, considerada uma das formações costeiras mais peculiares da Espanha. Trata-se do Monumento Natural Acantilado del Asperillo, um sistema de dunas fósseis totalmente virgem que ocupa mais de doze hectares de costa.

Se Marte tivesse mar, talvez a paisagem fosse muito semelhante a esta. É espectacular caminhar pela longa praia e ver os diferentes tons de ocre, laranja e preto nos diferentes níveis estratificados. Calma e tranquilidade, embora o acesso seja um pouco complicado.

Praias de Almeria

Situada na Andaluzia, banhada pelo Mar Mediterrâneo e com um verão bastante quente, assim é a Costa de Almeria, cuja capital tem o mesmo nome. Estas são as melhores praias de Almeria, no Sul de Espanha.

1. Praia de los Genoveses, Níjar (Almeria)

Praia de los Genoveses, Níjar (Almeria)
Praia de los Genoveses, Níjar (Almeria)

Uma baía para um areal deslumbrante (que já foi palco de inúmeros filmes). A praia dos Genoveses, em Almeria, é formada por dunas de areia fina e dourada salpicadas de cactos espinhosos e plantas nativas. É um dos cantos mais bonitos do Parque Natural de Cabo de Gata e, de fato, geralmente aparece na lista das melhores praias da Espanha.

Está localizada no vale de Campillo do Genovés, um local praticamente sem nenhuma construção e sem estradas pavimentadas que são preservadas no seu estado mais puro. Pode-se aceder a pé a partir do centro urbano de San José.

As suas águas recebem-nos num abraço calmo. Não possui equipamentos e o seu acesso não é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.

2. Enseada de Mónsul, Níjar (Almeria)

Enseada de Mónsul, Níjar (Almeria)
Enseada de Mónsul, Níjar (Almeria)

Uma das praias mais cinematográficas da Espanha. Esta é a praia de Indiana Jones e também a de Lawrence da Arábia e, mais recentemente, a de David Bisbal… O cenário natural é maravilhoso: 400 metros de areia fina e escura divididos por um pitoresco tômbolo conhecido como “la peineta”. Está localizado na área protegida do Parque Natural de Cabo de Gata, em Almeria.

As suas águas são cristalinas e o fundo do mar é muito rico, por isso é ideal para fazer mergulho. É tão popular que durante o verão geralmente é muito movimentada; mas fora desta temporada, sente-se a intimidade de uma das mais belas paisagens da costa da Andaluzia.

3. El Playaso, Rodalquilar (Almeria)

El Playaso, Rodalquilar (Almeria)
El Playaso, Rodalquilar (Almeria)

Um areal tão impressionante e extenso que os locais chamaram assim: el playazo (em português, a praiona). Sem dúvida, é uma das melhores praias da Andaluzia. É outra das muitas opções que temos para nos perder no Parque Natural de Cabo de Gata. Um quilómetro de areia fina no ambiente desértico de Almeria.

Não é fácil aceder a esta beleza, porque é preciso seguir uma estrada de 3 quilómetros que começa nos arredores do município de Rodalquilar. Mas o esforço vale a pena; além disso, durante a paisagem da estrada fica a Torre de los Alumbres, em estilo renascentista, construída em 1510 para a defesa do Vale de Rodalquilar contra os piratas berberes.

4. Praia de los Muertos, Carboneras (Almeria)

Praia de los Muertos, Carboneras (Almeria)
Praia de los Muertos, Carboneras (Almeria)

Apesar do nome (em português, Praia dos Mortos), para muitos, aqui se encontra a água mais azul e cristalina da região da província de Almeria. Mas não é fácil lá chegar… Precisamente por isso, a Praia de los Muertos permanece livre de multidões. É uma praia perfeita para praticar o naturismo.

O facto das suas águas serem cristalinas não significa que o mergulho seja familiar. Pelo contrário, com um forte vento de leste, é uma praia perigosa. Apesar de tudo isso, ou por tudo isso, a Praia de los Muertos merece estar entre as melhores praias da Andaluzia.

Praias de Granada

Granada deve sua fama turística à incrível Alhambra e ao charmoso bairro do Albaicín, mas, acredite, a cidade e a província com o mesmo nome têm muito mais para oferecer Estas são as melhores praias de Granada, no Sul de Espanha.

1. Praia de la Guardia, Salobreña (Granada)

Praia de la Guardia, Salobreña (Granada)
Praia de la Guardia, Salobreña (Granada)

Esta praia de areia grossa e pouco mais de um quilómetro está localizada na baía da Caleta, sob o castelo de Salobreña, em Vega de la Guardia. É um dos cantos mais charmosos da Costa Tropical, em Granada. É ideal para relaxar, desconectar e retornar carregado de energia.

Todas as praias de Salobreña têm seu próprio charme; mas na Praia de la Guardia, existe uma área protegida que conseguiu regenerar o ecossistema “Recifes de Salobreña”, tornando-o uma atracção adicional para os entusiastas do mergulho.

2. Caletilla, Almuñécar (Granada)

Caletilla, Almuñécar (Granada)
Caletilla, Almuñécar (Granada)

Podemos dizer que o município de Almuñécar é a capital da Costa Tropical, que é como é conhecida a costa da província de Granada. Possui cerca de 20 quilómetros de costa, com cerca de trinta praias, entre as quais a Caletilla se destaca como uma das mais apreciadas pelos habitantes locais.

Esta praia urbana de areia escura e cascalho é uma das melhores da Andaluzia, especialmente para quem procura um lugar tranquilo para passar um dia em família.

3. Cala la Rijana, Gualchos (Granada)

Cala la Rijana, Gualchos (Granada)
Cala la Rijana, Gualchos (Granada)

Está entre as melhores praias da Costa Tropical de Granada, embora seja alcançada através de um pequeno túnel. Isolada e de pequenas dimensões, apenas 250 metros de uma fina linha de areia escura, desfrute de um mar azul e cristalino.

Abraçada pelas grandes rochas que alcançam o mar, é caracterizada pelas ruínas de uma antiga torre de vigia que fornece uma das paisagens mais reconhecíveis da costa da província. Não dispõe de qualquer equipamento.

4. Praia de Calahonda, Motril (Granada)

Praia de Calahonda, Motril (Granada)
Praia de Calahonda, Motril (Granada)

Pertencente ao pequeno município de Motril, Calahonda é uma das praias favoritas de muitos turistas para desfrutar da Costa Tropical na província de Granada.

É uma praia de areia grossa e escura e águas transparentes bastante amplas, bem equipadas e com acesso adaptado. É preciso ter cuidados especiais com crianças e pessoas que não sabem nadar, pois a entrada na praia é abrupta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here