Início Viagens As 16 melhores praias de Porto Covo e arredores

As 16 melhores praias de Porto Covo e arredores

É uma das mais preciosas jóias da Costa Vicentina e atrai cada vez mais turistas em busca de sol. Descubra as melhores praias de Porto Covo e arredores.

340
0
COMPARTILHE
Porto Covo
Porto Covo

 

Porto Covo é a primeira das encantadoras vilas costeiras localizada ao sul da Península de Setúbal. A parte mais antiga da localidade, que já foi uma aldeia de pescadores tem uma bela praça e ruas empedradas. Ao longo das ruas existem várias caminhos que conduzem ao penhasco onde está o porto, localizado no extremo sul da vila; e as formações rochosas interessantes localizada no norte, com acesso a várias praias, incluindo a Praia da Samoqueira ou Praia do Salto, uma praia de nudismo.

No mar, a cerca de 250 metros da costa, está a ilha deserta do Pessegueiro, que durante muito tempo serviu de inspiração para poetas. Na ilha existem sinais da ocupação cartaginesa do século III a.C. e também da ocupação romana, especialmente tanques de salgar peixe. Outro lugar interessante para ver na ilha são as ruínas de uma fortaleza construída no século XVII, juntamente com uma fortaleza gémea em Porto Covo, que defendiam a costa. Esta lista reúne as praias perto de Porto Covo numa distância máxima de 20 km a partir da localidade. Descubra as melhores praias de Porto Covo e arredores!

 

1. Praia Grande de Porto Covo

Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Porto Covo era uma pequena aldeia piscatória que se desenvolveu bastante durante o séc. XX, conservando todavia o charme das suas ruas tranquilas com casas brancas imaculadamente caiadas, em que o mar é sempre o cenário de fundo.

Praia Grande de Porto Covo
Praia Grande de Porto Covo (António Reis)

Mesmo junto à aldeia, a Praia Grande tem as características de uma praia urbana, com bons acessos e infra-estruturas de apoio. Rodeada de grandes rochedos que a tornam mais abrigada, é banhada por um mar de águas límpidas que, por vezes, tem uma ondulação forte apreciada pelos surfistas.

 

2. Praia dos Buizinhos

A Praia dos Buizinhos adquiriu o seu nome por ser frequente encontrar nas suas areias conchas, nomeadamente, búzios. A praia localiza-se no extremo Sul da frente urbana de mar de Porto Covo. Está inserida numa enseada virada a Sul.

Praia dos Buizinhos
Praia dos Buizinhos

O areal de pequenas dimensões e em forma de concha, fica quase todo imerso na maré alta. No alto da falésia existe um miradouro para poder apreciar as vistas. O acesso à praia é feito por uma escadaria na vertente poente.

 

3. Praia da Cerca Nova

A Praia da Cerca Nova tem um areal amplo e de extensão razoável que se divide em duas bolsas mais pequenas durante a maré alta. A ponta da falésia na zona central providencia o efeito divisório supracitado.

Praia da Cerca Nova
Praia da Cerca Nova

As arribas laterais protegem os banhistas do vento. Na zona Sul, um enorme rochedo impõe-se na paisagem. O acesso é conseguido através de uma escadaria na encosta Norte. A Praia não é vigiada, mas conta com limpeza do areal e recolha de lixo.

 

4. Praia do Salto

Situada junto a Porto Côvo, no concelho de Sines, entre as praias do Serro da Águia e Cerca Nova, esta é mais uma das pequenas e acolhedoras praias da bonita Costa Vicentina. O acesso faz-se por uma estrada estreita mas em bom estado de conservação.

Praia do Salto
Praia do Salto

A praia do Salto constitui há vários anos um oásis para os naturistas. Uma bica de água doce, que ali corre da falésia, permite um “duche” libertador do sal do mar. Tem uma escadinha de acesso. Quando a maré está baixa é possível aceder à praia da Cerca Nova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here