Início Viagens As 16 melhores praias de Odeceixe e arredores

As 16 melhores praias de Odeceixe e arredores

É um refúgio durante a época de Verão de quem procura o melhor da Costa Vicentina, no Alentejo. Estas são as melhores praias de Odeceixe e arredores.

1686
0
Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

 

A vila de Odeceixe outrora também conhecida como “Aldeia entre o mar e a serra” é o primeiro aglomerado urbano do Algarve. Atribuindo-se o seu nascimento a épocas remotas, terão passado por Odeceixe e permanecido vários povos. No entanto a sua fundação é atribuída aos mouros que ocupavam o sul da Península Ibérica e a actual província do Algarve que na altura constituía parte do seu reino. A existência do rio terá sido um factor determinante para a sua fixação se tivermos em conta, que a água é um elemento primordial para a sobrevivência.

Odeceixe está inserida na Costa Vicentina. Desenhada ao longo de um simpático vale, a Vila de Odeceixe convida a um simpático passeio pelas calçadas e observar as casas tradicionais pintadas de um branco imaculado. Um pormenor que prende a atenção do visitante é o altaneiro moinho de vento, onde ainda hoje se mói farinha. Pode optar também por descontrair e observar o carismático vale onde predomina a agricultura e pastoreio, não perdendo nunca o sinuoso percurso da ribeira de Seixe. Apenas somos confrontados com um pequeno desafio: optar pela serra ou pelo mar! Esta lista inclui praias perto Odeceixe, numa distância máxima de 20 km a partir do centro da localidade. Descubra as melhores praias de Odeceixe e arredores!

 

1. Praia de Odeceixe

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. A ribeira, que integra a maior bacia hidrográfica deste concelho, condiciona a dinâmica daquela praia, não só pela quantidade de sedimentos que a “alimenta”, como também pela energia das cheias, que em períodos muito chuvosos pode condicionar a forma e a dimensão desta praia.

Praia de Odeceixe
Praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região. A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas. Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho. É de facto neste Parque Natural, o único local do mundo onde é possível observar-se as cegonhas que nidificam nos rochedos marítimos.

 

2. Praia das Adegas

A Sul da Praia de Odeceixe há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa. Trata-se da Praia das Adegas, praia de naturismo oficial. Na maré alta, o único acesso é através de caminho pedonal que desce a falésia.

Praia das Adegas
Praia das Adegas

Como chegar: O mesmo que o indicado para a Praia de Odeceixe, pela respectiva Variante. Chegado à Praia de Odeceixe, continue pela mesma estrada cerca de 500 metros, até ao parque de estacionamento junto ao miradouro no alto da falésia. Encontrará então um caminho pedonal de acesso à praia.

 

3. Praias da Samouqueira e da Barradinha

Pequenas praias rochosas, essencialmente de calhau, zonas de pescadores e mariscadores. Ideais para a observação da natureza, designadamente, aqui é possível observarem-se poças de maré, na baixa-mar, onde se encontram diversos organismos marinhos, como ouriços, burgaus, lapas, mexilhão e, nas rochas mais distantes, durante a baixa-mar na zona intertidal, os famosos percebes.

Praia da Samouqueira
Praia da Samouqueira

Na Samouqueira é evidente o desprendimento da arriba, existindo mesmo um fosso fundo, pelo que se aconselha evitar toda a faixa junto à arriba.

 

4. Praia do Vale dos Homens

A Praia de Vale dos Homens situa-se perto da localidade de Rogil, sede de freguesia. Uma verdadeira pérola de beleza natural e de completa tranquilidade. Delimitada por altas arribas de xisto, é uma praia ampla, uma excelente opção para quem prefere o sossego e o isolamento, ideal para os amantes da natureza. O cheiro a esteva é aqui intenso e a partir da praia é possível subir, durante algumas dezenas de metros, o Barranco de Vale dos Homens, vale rasgado na rocha com uma pequena e límpida linha de água.

Praia do Vale dos Homens – Rogil
Praia do Vale dos Homens – Rogil

A disposição dos rochedos no mar propicia banhos tranquilos na baixa-mar, assim como a observação de poças de maré, habitat temporário de pequenos peixes costeiros, como sargos, robalos ou linguados juvenis e diversos organismos marinhos, como anémonas, mexilhões, lapas, burriés, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, camarões ou caranguejos.O acesso ao areal faz-se através de uma enorme escadaria em madeira, que proporciona, ao mesmo tempo, uma vista fantástica sobre esta praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here