Início Viagens As 12 melhores praias fluviais da região de Viseu

As 12 melhores praias fluviais da região de Viseu

No distrito de Viseu, são muitas as opções para um mergulho no Verão. Estas são as melhores praias fluviais de Viseu e arredores.

17246
0
praias fluviais
Praia fluvial de Segões

Quem disse que era preciso estar perto do mar para dar uns mergulhos durante o Verão? As praias fluviais de Viseu e arredores (no seu distrito) são de elevada qualidade e possuem as condições ideias para proporcionar um dia bem passado entre mergulhos e brincadeiras na água. A região de Viseu possui alguns dos rios mais limpos de Portugal (e da Europa) e, portanto, econtrar praias fluvais de qualidade excelente não é tarefa difícil. As praias fluviais do distrito de Viseu possuem, na sua maioria, vigilância durante a época balnear, estruturas de apoio e nadadores salvadores.

Desta lista não fazem parte algumas das praias fluviais selvagens de rios como o rio Teixeira ou o rio Bestança. O motivo é simples: apesar de belíssimas, estas praias selvagens não possuem vigilância. Por isso mesmo, lembre-se que caso opte por esta opção, estará por sua conta e risco. Estas são as melhores praias fluviais da região de Viseu.

 

1. Praia fluvial de Nandufe (Tondela)

A praia Fluvial de Nandufe encontra-se na zona do Castro do Rio Dinha, em Nandufe, concelho de Tondela. Esta praia fluvial está situada numa das margens do rio, dando asas para que se encontre uma zona com pequenas cascatas, formando lagoas. É uma praia bastante recente, tendo si inaugurada em 2009. Na área da Praia Fluvial de Nandufe, não faltam locais para dormir, como a azenha da Ponte, o Pedrinha Hotel, o Hotel S. José, o Hotel do Caramulo e a Estalagem do Caramulo. Mas, para os mais aventureiros também existe um parque de campismo.

Praia fluvial de Nandufe
Praia fluvial de Nandufe

A Praia Fluvial de Nandufe e as suas belas áreas também proporcionam variadas actividades. Quem lá for, deverá aproveitar para visitar e ficar a conhecer as termas das Caldas de Sangemil. Mas a área da Praia Fluvial de Nandufe e Tondela não deixam nada a perder no que toca ao património como poderão os visitantes verificar com o Museu do Caramulo e o Solar de Vilar.

 

2. Praia fluvial da Folgosa (Castro Daire)

A praia fluvial de Folgosa é a única praia fluvial existente em todo o Concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Está situada na margem direita do rio Paiva, e aqui as águas são calmas, límpidas, (ou não fosse este um dos rios menos poluídos da Europa!), e convidam a um mergulho em segurança. A praia fluvial está rodeada por uma magnífica paisagem vegetal que para além de agradar aos olhos, serve para abrigar o banhista do sol. A praia possui um açude que convida à pratica do remo e que, na época própria, é aproveitado para a realização de concursos de pesca.

Praia fluvial da Folgosa
Praia fluvial da Folgosa

As grandes variações sazonais de caudal do rio Paiva, a estreiteza e o acentuado desnível do seu leito provocam, em muitos sítios, o aparecimento de rápidos, que fazem as delícias dos apreciadores de desportos aquáticos radicais, mas aqui, na praia fluvial de Folgosa, graças a represas semi-naturais, as águas são calmas. A praia possui todos os equipamentos necessários para receber os banhistas, dos quais se destacam, parque de estacionamento, área destinada a campismo selvagem, um bar, muitas sombras, balneários, espaços de lazer para os mais novos, um campo de futebol e área de merendas, com mesas, bancos e grelhadores.

 

3. Praia fluvial de Caldas de Sangemil (Tondela)

A praia fluvial de Sangemil ou Caldas de Sangemil, onde se situam também as Termas, é uma local encantador para quem quer aproveitar os dois mundos, o gosto pelo Turismo Fluvial, onde pode banhar-se nas águas do Rio Dão e Turismo de Termal, em que pode usufruir das Termas de Sangemil, com as suas águas de eficácia comprovada no tratamento de reumatismos e reabilitação motora. A praia fluvial da aldeia de Sangemil, juntamente com as Termas situam-se na povoação de Caldas de Sangemil a 12 km de Tondela e a 17 km de Viseu no Vale do Rio Dão, entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo na hospitaleira Região da Beira.

Praia fluvial de Caldas de Sangemil
Praia fluvial de Caldas de Sangemil

Inserida numa natureza granítica, em que os pinhais alternam com as terras de cultivo, com predomínio de oliveira e da vinha, a sua altitude e a presença da linha de água do Dão conferem-lhe um clima suave ao longo de todo o ano. O rio Dão que proporciona uma paisagem lindíssima. Graças ao seu largo areal pode-se gozar de uns banhos de sol, e dar uns mergulhos no rio…

 

4. Praia fluvial de Ferreirós do Dão (Tondela)

Praia situada numa das margens do rio Dão, com uma pequena extensão de areia e uma piscina natural. Além disso, dispõe de uma extensa área com relva e sombra, e algumas mesas possibilitando agradáveis piqueniques. A região de Ferreirós do Dão é plena de beleza e tradição, num encantador ambiente rural. Localiza-se numa zona de diversos cursos de água, como os rios Dão, Pavia e Dinha, fazendo dela uma região fértil e por isso ocupada pelo homem desde tempos antigos, tendo sido importante por alturas da ocupação Romana, possibilitando uma zona estratégica para as legiões, para a agricultura, e comércio.

Praia fluvial de Ferreirós do Dão
Praia fluvial de Ferreirós do Dão

Exemplo disso mesmo é a bonita Ponte Romana sobre o fantástico rio Dão, numa área hoje em dia transformada numa aprazivel praia fluvial, muito procurada para as mais variadas actividades de lazer, atraindo assim muitos visitantes nos meses mais quentes, que se banham nas calmas e cristalinas águas do Dão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here