Início Viagens As 12 melhores praias de Viana do Castelo

As 12 melhores praias de Viana do Castelo

As praias do norte de Portugal são mais frias mas com muita qualidade e mais sossego. Estas são as melhores praias de Viana do Castelo.

18875
1
viana do castelo
Praia do Cabedelo

É o ritual em cada Verão: os portugueses rumam ao sul em busca de sol e mar. Mas quem disse que apenas existem boas praias no Algarve ou na costa alentejana? No norte do país, existem praias de elevada qualidade, muitas delas galardoadas com Bandeira Azul ou Qualidade de Ouro. A água pode ser mais fria mas a beleza das praias arrebata qualquer turistas menos convencido. As praias de Viana do Castelo primam pela sua qualidade e pela paisagem envolvente, sendo que algumas delas estão em estado praticamente selvagem, o que é um motivo mais para visitá-las. Além disso, são muito procuradas para a prática de desportos como o surf ou o bodyboard. Nos últimos anos, Viana do Castelo apostou fortemente em requalificar as suas praias e, por isso mesmo, a grande maioria delas está apta para receber pessoas com mobilidade reduzida e possui instalações de apoio, sanitários e parque de estacionamento. Estas são as melhores praias de Viana do Castelo.

 

1. Praia de Afife

É uma praia com paisagens únicas onde se combinam, o azul das águas, as areias macias, a mancha dunar com cordões contínuos e bem desenvolvidos, as pequenas bacias costeiras abrigadas do vento por pequenos afloramentos rochosos de xisto ou quartzito. Ao percorrer o extenso passadiço apreciamos uma verdadeira estrutura dunar com fauna e flora, características.

Praia de Afife
Praia de Afife

A cerca de 400 metros do mar encontramos uma mamoa. É um dos monumentos megalíticos mais importantes do Norte de Portugal; data da época do Neolítico Pleno e perdura até ao início da Idade dos Metais. O Rio de Afife interrompe a morfologia continental dominada pela faixa de rochas graníticas e vem até à praia, formando uma zona húmida e uma pequena lagoa costeira na zona do estuário.

 

2. Praia da Arda

É um magnífico e extenso areal protegido por um sistema dunar, que os desportos náuticos de surf e de bodyboard colocaram no mapa das mais frequentadas praias do Norte de Portugal. Também conhecida como Praia da Mariana, nome do restaurante que aqui existe.

Praia da Arda
Praia da Arda

O extenso areal desta praia enquadra-se num cenário de grande beleza natural, rodeado por um longo cordão de dunas, pontuadas aqui e ali por vegetação verdejante. A linha de costa é predominantemente, rectilínea, de orientação NNW-SSE muito pouco recortada, constituída por um extenso areal de praias, de areia, branca e fina. A envolvente à Arda, conta com uma zona de vegetação e dunas, protegidas por passadiços de madeira. Tem estacionamento e outros apoios como balneários e restauração.

 

3. Praia de Paçô

É uma praia muito tranquila, com uma enseada, abrigada dos ventos do norte. A paisagem é dominada por um areal, por várias pequenas praias, por afloramentos graníticos e pelo Forte de Paçô classificado como Imóvel de Interesse Público desde 24 de Janeiro de 1967. Sobre a duna primária a norte do Forte, encontramos um conjunto de edifícios de granito “casas do mar tradicionais” ou “aprestos de pesca”, antigos abrigos de barcos e de utensílios para a apanha do sargaço.

Praia de Paçô
Praia de Paçô

Rodeada por dunas que separam o areal dos campos verdejantes, a Praia de Paçô insere-se num belo cenário, em que se destaca, a sul, a colina de Montedor e o seu Farol. Outrora um local estratégico para defesa da costa, é possível encontrar nesta praia as ruínas de um forte erigido no séc. XVIII. Actualmente, a Praia de Paçô é uma das mais concorridas da região, proporcionando aos veraneantes um areal abrigado de ventos e boas condições para a prática da pesca desportiva e caça submarina.

1 COMENTÁRIO

  1. Não mencionar a praia de Vila Praia de Âncora como uma das 12, é uma desconsideração total ou uma ignorância por parte de quem fez as escolhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here