Início Viagens As 12 melhores praias de Cascais

As 12 melhores praias de Cascais

A poucos minutos de Lisboa, Cascais possui inúmeras praias de elevada qualidade, especialmente urbanas. Estas são as melhores praias de Cascais.

1
Praia da Duquesa

A poucos minutos de Lisboa, Cascais afirma-se gradualmente como um dos principais destinos turísticos do país. No passado, esta localidade era escolhida sobretudo pela realeza para as suas férias balneares, dada a qualidade das praias de Cascais. Exemplo disso mesmo foi a enorme quantidade de famílias reais que se refugiou nestas bandas, especialmente no Estoril, nos anos 40 do século passado.

Nas últimas décadas, a zona de Cascais tornou-se mais urbana e a construção de casas e prédios avançou rapidamente com o intuito de alojar pessoas que trabalhavam em Lisboa.

Por isso mesmo, hoje em dia as praias de Cascais são mais urbanas (especialmente ao longo da chamada Linha de Cascais) mas, no entanto, ainda é possível encontrar locais menos ameaçados pelo urbanismo e mais naturais, como a praia do Guincho ou a praia de Cresmina. Estas são as melhores praias de Cascais

1. Praia de São Pedro do Estoril

Praia de São Pedro do Estoril
Praia de São Pedro do Estoril

A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente. A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com 90 e 120 milhões de anos de idade.

É uma praia muito frequentada por surfistas e uma zona privilegiada para quem gosta de pesca à linha. Esta praia dispõe de excelentes acessos, quer pedonais quer rodoviários, sendo por isso muito procurada por escolas e colónias de férias.

Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros. Toda a sua zona envolvente constitui um local, por excelência, de contemplação.

2. Praia da Cresmina

Praia da Cresmina
Praia da Cresmina

No limite sul do Parque Natural de Sintra-Cascais, a Praia da Cresmina é como que uma baía rodeada de falésias. Para lá da estrada do Guincho, existe uma vasta área de dunas de grande beleza natural, cuja origem e mutação se deve aos ventos fortes tão característicos do Guincho.

O acesso à praia faz-se por um caminho junto ao Hotel Fortaleza do Guincho. Nas suas imediações encontram-se alguns dos melhores restaurantes de Portugal, conhecidos pelas especialidades de peixe e marisco.

3. Praia da Conceição

Praia da Conceição

Limitada por um lado pelo Hotel Albatroz e pelo outro pelo Chalet Faial, antigo tribunal de Cascais, é uma das mais frequentadas da vila, pela sua proximidade em relação ao centro e à estação de comboios. Na maré baixa, esta praia fica colada à vizinha praia da Duquesa num único e extenso areal. Junto ao areal existe um bar e apoio de praia que gere a concessão.

Outra opção é o quiosque Laranjeira, acima da praia, mais perto da estação. Muito próximo, na praia da Duquesa, há outros bares e restaurantes. Servida pelo paredão que liga Cascais a São João do Estoril, que aqui termina, a praia tem facilidade de acessos. O estacionamento faz-se na via pública e é pago com parquímetros.

4. Praia do Guincho

Praia do Guincho
Praia do Guincho

A praia Grande do Guincho localiza-se entre duas pontas rochosas, a ponta alta e a ponta do abano, tem uma grande extensão de areal, tanto em comprimento como em largura. De água límpida e cristalina, a praia Grande do Guincho é considerada uma das maiores praias do país, com elevada afluência de veraneantes, fazendo parte do Parque Natural Sintra-Cascais. É procurada também por praticantes de Surf, Windsurf e Kitesurf, onde são realizados campeonatos mundiais destas mesmas modalidades.

A serra de Sintra e as dunas conferem um enquadramento paisagístico reconhecido internacionalmente. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada, dispondo de um Posto Médico/Primeiros Socorros.

5. Praia da Poça

Praia da Poça
Praia da Poça

A praia da Poça localiza-se em São João do Estoril, num dos extremos do passeio marítimo que se estende até Cascais. Está servida por um pequeno parque de estacionamento que tem acesso directo à Avenida Marginal. No entanto, obras recentes diminuíram a capacidade desse parqueamento, já de si insuficiente para a quantidade de carros que o procuram. Além do acesso automóvel, um túnel pedonal liga a praia ao vale de Santa Rita, do outro lado da estrada e da linha de comboios.

A praia possui uma esplanada de razoáveis dimensões. Uma outra, mais pequena, funciona no outro extremo do areal, próximo da praia da Azarujinha. Quanto a diversão nocturna, o Forte Velho é o espaço mais próximo, instalado numa das fortalezas sobranceiras à praia. No entanto, a proximidade com o Estoril fornece várias outras opções de animação.

6. Praia do Tamariz

Praia do Tamariz
Praia do Tamariz

Situada no Estoril, a Praia do Tamariz é considerada a praia por excelência da Costa do Estoril, estando localizada em frente aos Jardins do Casino Estoril. Esta praia dispõe de bons acessos uma vez que se encontra junto à estação de comboios e autocarros e à Estrada Marginal. A Praia do Tamariz proporciona excelentes condições, sendo muito frequentada por turistas e pela população em geral. Esta praia é também muito procurada por escolas e colónias de férias. O passeio marítimo (Paredão), os apoios de praia e a restauração associada a grandes palacetes complementam o enquadramento equilibrado.

Esta praia dispõe, ainda, de uma Piscina Oceânica de acesso gratuito. Durante a época balnear é uma praia vigiada e sinalizada e dispõe de um Posto Médico/Primeiros Socorros. Esta praia tem sido, nos últimos anos, classificada como Praia Acessível a pessoas com mobilidade condicionada. Praia com bons acessos, servida directamente pelo comboio da linha Lisboa-Cascais e passeio marítimo. Estacionamento limitado e situado ao longo da marginal.

7. Praia do Abano

Praia do Abano
Praia do Abano

Situada no extremo norte da costa oeste de Cascais, é uma praia discreta de pequenas dimensões encaixada entre os promontórios rochosos que antecedem o Cabo da Roca. Localizada no seguimento da praia do Guincho, é normalmente ventosa e com ondulação forte. A chegada à praia faz-se por um caminho de terra, acessível a partir da Estrada do Guincho.

Esse caminho mantém-se em razoáveis condições até ao parque de estacionamento do Bar do Guincho, mas o curto troço daí até ao Abano está em pior estado. O estacionamento no local é feito de forma desordenada. O acesso ao areal é feito através de uma escadaria. A praia é servida pelo Restaurante Abano, pertencente ao grupo Muchaxo. Entre a diversificada oferta, destaque-se as Ameijoas à Bulhão Pato, a Açorda de Marisco e o Peixe Fresco. A tudo isto acrescente-se a magnífica vista sobre a praia.

8. Praia da Parede

Praia da Parede
Praia da Parede

Zona balnear outrora conhecida pelas suas características terapêuticas relativamente às doenças dos ossos. Não sendo uma praia de banhos, devido à grande quantidade de rochedos existentes, estes são, no entanto, fortemente procurados, durante a época balnear, pelos banhistas em virtude da sua orientação específica, em termos de exposição solar.

Dispõe de uma zona pedonal (paredão) ao longo da praia, embora não comunicante com outras praias, onde estão situados os restaurantes, bares e esplanadas. Praia com bons acessos e inclusive passagens subterrâneas e parque de estacionamento.

9. Praia da Rainha

Praia da Rainha
Praia da Rainha

A Praia da Rainha é uma praia de águas calmas e com um areal de pequena dimensão, encaixada entre falésias, em pleno centro da Vila de Cascais. Esta praia deve o seu nome à Rainha D. Amélia, que ali ia a banhos durante as estadas da família real em Cascais. Localizada na lateral de uma das ruas mais antigas do centro histórico de Cascais – a Rua Frederico de Arouca, mais conhecida por rua Direita – esta praia tem uma envolvente única onde permanece o comércio de rua e se pode desfrutar de um leque variado e diversificado de serviços, desde restaurantes a hotéis, lojas, entre outros.

O acesso é exclusivamente pedonal, fazendo desta praia um local privilegiado para os turistas que estão alojados na zona envolvente. Na zona envolvente encontramos um snack-bar com esplanada, bem como locais de estadia e contemplação.

10. Praia das Moitas

Praia das Moitas

A praia das Moitas é uma praia de pequenas dimensões situada ao longo do paredão que constitui o passeio marítimo entre Cascais e o Estoril, perto da estação de caminhos de ferro do Monte Estoril. O pontão que a ladeia é o responsável pela acumulação de areia que permite o descanso dos banhistas.

A zona, no entanto, é rochosa, o que obriga os veraneantes a entrarem com cautela no mar e a verem bem onde põem os pés, para não se magoarem. Estando situada em pleno espaço pedonal, a meio caminho entre Cascais e o Monte Estoril, a praia não tem estacionamento, sendo acessível através de um curto passeio a pé ou de bicicleta. É servida por duas esplanadas junto ao areal.

11. Praia de Carcavelos

Praia de Carcavelos

É a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana. Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf, Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições.

Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.

12. Praia da Duquesa

Praia da Duquesa
Praia da Duquesa

A praia da Duquesa, à entrada de Cascais, situa-se no troço final do paredão, entre o Palácio dos Duques de Palmela e o Chalet Faial, que serviu como antigo tribunal de Cascais. O nome da praia deve-se precisamente ao facto de ter sido usada pela duquesa de Palmela, durante as estadias da nobreza em Cascais, na época balnear.

Servida por vários bares e restaurantes, tem também nas proximidades algumas discotecas e espaços de diversão nocturna. Além disso, existe ali uma escola de mergulho e podem ser alugadas canoas e barcos de passeio no mar.

O estacionamento é feito no topo da Alameda Praia da Duquesa, em parque pago e que fica lotado com relativa facilidade, especialmente nos meses de Verão. Por estar relativamente próxima da estação de comboios e do centro de Cascais, a praia é facilmente acessível a pé.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here