Início Viagens As 12 melhores praias da Nazaré e arredores

As 12 melhores praias da Nazaré e arredores

A encantadora vila da Nazaré não é apenas para surfistas. Ao longo da sua costa não faltam óptimas locais para ir a banhos. Estas são as melhores praias perto da Nazaré.

6533
3
Nazaré
Nazaré

 

A Nazaré é uma típica vila portuguesa que goza de uma localização excepcional, de frente para uma praia de areia fina, que descreve uma curva ampla e oferece as melhores vistas do penhasco íngreme, localizado a cerca de 100 quilómetros a norte de Lisboa e 230 km a sul do Porto. Esta vila é considerada por muitos a mais típica do país, e a sua beleza natural apaixona todos que a visitam. Além disso, a Nazaré tem estado cada vez mais nas bocas do mundo graças aos muitos records de ondas gigantes que aqui se têm quebrado, tornando-se assim num destino de surf a nível mundial.

A Nazaré possui um clima ameno, e os seus habitantes são bastante simpáticos e hospitaleiros. Esta vila pitoresca tornou-se durante décadas uma verdadeira inspiração para pintores e outros artistas de todo o mundo. Por encontrar-se dentro de uma região com uma herança histórica e patrimonial, a Nazaré é um lugar ideal para passar umas férias inesquecíveis. A cidade tem cerca de 10.000 habitantes e está dividida em 3 núcleos populacionais: Praia, Sítio e a Pederneira. Visitar a Nazaré é conhecer a sua história, o seu povo, os seus costumes e tradições, assim como descobrir a sua gastronomia, os seus monumentos, as suas praias e muito, muito mais. Estas são as 12 melhores praias perto da Nazaré, numa distância de 50 quilómetros em redor da vila.

 

1. Praia do Norte

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno “Canhão da Nazaré”. Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

Praia do Norte
Praia do Norte

O “Canhão da Nazaré” canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa. Um verdadeiro playground para os amantes dos desportos de ondas.

 

2. Praia da Vila da Nazaré

A Praia da Nazaré é de ocupação humana relativamente recente. As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré datam de 1643, no entanto, só no início de oitocentos a população se começou a fixar no areal. Os pescadores locais habitavam, sobretudo, nas partes altas – Sítio e Pederneira – dado que os constantes ataques dos piratas argelinos e holandeses tornavam o areal pouco seguro. Só no séc. XIX, posteriormente às invasões francesas, é que se reuniram condições de segurança necessárias à fixação dos pescadores junto à praia.

Praia da Nazaré
Praia da Nazaré

Na década de 60, o Turismo descobriu o encanto desta vila e a Nazaré começou a ser conhecida internacionalmente. Visitada anualmente por milhares de turistas nacionais e estrangeiros, a Nazaré é hoje uma vila moderna e sempre animada. Percorrer as suas ruas estreitas e perpendiculares ao mar, é descobrir um modo de vida peculiar e autêntico, onde as surpresas espreitam a cada esquina. Beleza, memórias, charme e tradições fazem da Nazaré a mais inesquecível das praias portuguesas.

 

3. Praia do Sul

Trata-se de uma praia menos conhecida da Nazaré e que começa aos poucos a ser descoberta. Como o próprio nome indica, localiza-se a sul da vila, entre a foz do rio Alcobaça e o paredão da Nazaré. É uma praia relativamente pequena e de fácil acesso. Um pouco mais a sul localiza-se outra praia de maiores dimensões, a praia do Salgado.

Praia do Sul
Praia do Sul (Rui Videira)

Com ondulação de sudoeste e vento do quadrante nordeste há um local na Nazaré que começa a brilhar. A Praia do Sul caracteriza-se por uma onda tubular junto ao molhe da saída do rio que aguenta perfeitamente swell até aos 3 metros. A praia do Sul não possui estruturas de apoio.

 

4. Praia do Salgado

Protegida pela Serra da Pescaria (a norte) e pela Serra dos Mangues (a sul), localiza-se na freguesia de Famalicão a Praia do Salgado, um destino muito procurado por quem gosta de tranquilidade. Devido às suas condições naturais, é, igualmente, um destino muito procurado por praticantes de desportos de aventura, como a Asa Delta ou o Parapente. Afastada do centro da vila, o principal acesso à Praia do Salgado faz-se de carro, havendo, muito próximo do areal, um pequeno parque de estacionamento público, gratuito.

Praia do Salgado
Praia do Salgado

A qualidade da água balnear da Praia do Salgado já obteve diversas distinções “Qualidade de Ouro”, certificado atribuído pela Associação Ambientalista Quercus, cujo objectivo é realçar as praias que, ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. Apesar de muito procurada, é uma praia sem concessionário, pelo que a vigilância de banhistas e utilizadores é, praticamente inexistente.

1
2
3
Artigo anteriorProvavelmente, a aldeia mais charmosa de Portugal
Próximo artigoAs 12 melhores praias da Figueira da Foz

3 COMENTÁRIOS

  1. Quanto mais e melhor forem aproveitadas e exploradas, melhor é para o nosso País. Só ficam a ganhar as Regiões a onde elas estão inseridas. Um dos piores problemas das praias, sobretudo a norte de Portugal, é a água, que é bastante fria em relação ao Sul de Portugal, mas com a isso não há nada a fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here