Início Viagens As 10 cidades mais bonitas do Brasil

As 10 cidades mais bonitas do Brasil

São um misto entre praia e interior, modernidade e toques do colonialismo português ou de outros povos. Conheça as 10 cidades mais bonitas do Brasil.

414373
66
cidades mais bonitas do brasil
Paraty

 

As cidades mais bonitas do Brasil são um misto entre praia e interior, modernidade e toques do colonialismo português ou de outros povos. O Brasil é um país imenso, belo e majestoso, repleto de paisagens naturais deslumbrantes. A influência de povos europeus na construção das suas cidades é notória, mas com o tempo, o povo brasileiro deu o seu próprio contributo, colorindo com a sua alegria o estilo mais cinzento dos costumes europeus. Conheça as 10 cidades mais bonitas do Brasil.

 

1. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade de contrastes: a arquitectura colonial lembra o passado enquanto que os vistosos edifícios modernos dão uma visão do futuro. Dois marcos, verdadeiros cartões postais, são conhecidos no mundo inteiro: o Pão de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor.

cidades mais bonitas do brasil
Rio de Janeiro

Como destino turístico, o Rio não depende das estações, uma vez que o clima é temperado o ano todo e suas atracções podem ser apreciadas praticamente em qualquer época do ano.

cidades mais bonitas do brasil
Rio de Janeiro

O turista que procura um lugar que também ofereça a infraestrutura sofisticada de uma cidade moderna encontrará tudo que deseja no Rio de Janeiro. O fato de que a cidade está situada entre uma floresta tropical e as praias, faz com que uma variedade única de produtos possa ser oferecida em um mesmo destino turístico.

 

2. Paraty

O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuíam calçada tipo “pé de moleque”. A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty.

Paraty
Paraty

As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações. A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo.

cidades mais bonitas do brasil
Paraty

O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitectónico colonial mais harmonioso” é Património Nacional tombado pelo IPHAN. As suas ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas.

 

3. Blumenau

Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características europeias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitectura, gastronomia, natureza, indústrias, cerveja e festas.

Blumenau
Blumenau

Localizada estrategicamente próxima as importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na educação, infraestrutura e mão de obra qualificada. A cidade é um excelente centro de compras, oferecendo produtos como cristais e artigos têxteis, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

Blumenau
Blumenau

Conhecida como cidade organizadora de grandes eventos e festas populares, com infra-estrutura profissional é sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Blumenau é, sem dúvida alguma, em cada atracção que organiza, uma festa para os olhos.

 

4. Olinda

Sagrada e profana, Olinda é a cidade da religião e do Carnaval. Os campanários e torres de suas igrejas centenárias apontam para o céu, criando uma bela silhueta para quem admira a cidade de longe. Quem a vê de perto, sente pelas ruas de paralelepípedo, o tremilicar do frevo e os tambores do maracatu que agitam o Carnaval de rua olindense.

Olinda
Olinda

As fachadas multicoloridas dos casarios dos séculos 18 e19 enchem os olhos de quem sobe e desce as ladeiras da cidade pernambucana e fazem o visitante ter certeza de que Olinda está sempre em festa, mesmo fora de época.

Olinda
Olinda

Diariamente, o badalar dos sinos das igrejas lembra que a cidade também reza. Além da beleza das igrejas e da folia, Olinda oferece um sem fim de atractivos para quem quer conhecê-la. Em três ou quatro dias é possível desfrutar dos principais deles, de igrejas e museus a restaurantes de comida regional, botecos e praia.

 

5. Ouro Preto

Classificada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto guarda um conjunto arquitectónico inigualável entre as cidades históricas brasileiras. Os viajantes ficam fascinados ao caminhar pelas inúmeras ladeiras de pedra do Centro, para conhecer o expressivo casario colonial e construções como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto)
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (Ouro Preto)

Mas o lugar que tanto atrai pela história também mostra sua vocação artística nos diversos ateliers, nas lojas de pedras preciosas e nas feiras de artesanato.

Ouro Preto
Ouro Preto

E a programação cultural, com eventos como a Mostra de Cinema, o Festival de Inverno, o Tudo é Jazz e o Fórum das Letras, revela que Ouro Preto não vive apenas do passado. Aliás, a animação é renovada todos os anos, durante o movimentado Carnaval de rua.

 

6. Salvador

A mistura de raças, culturas e credos, que recebeu doses generosas de alegria e sincretismo, conferiu a Salvador um astral único e arretado que atrai brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. É no verão, entretanto, que a capital baiana ganha ainda mais brilho, com as festas populares que arrastam multidões atrás de imagens religiosas e, claro, dos trios eléctricos.

Igreja de São Francisco - Salvador da Bahia
Igreja de São Francisco – Salvador da Bahia

Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade – dividida em Alta e Baixa – fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atractivos escancarados em cada esquina.

Salvador da Bahia
Salvador da Bahia

É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela UNESCO como Património da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.

 

7. Maceió

Nenhum dos 40 quilómetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores, garantem aos turistas passeios variados a uma pequena distância dos principais hotéis.

maceió
Maceió

Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infraestrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão onde ficam as famosas tapioqueiras. Já Pajuçara é ponto de partida das jangadas que levam ao aquário natural mais visitado da cidade.

Maceió
Maceió

Longe da orla ficam as atracções culturais, espalhadas pelo Centro de Maceió. São igrejas em estilos arquitectónicos variados – do barroco ao gótico – e espaços que guardam a rica arte popular do Nordeste. Também no bairro histórico do Jaraguá, antiga zona boémia, estão construções do século 19, além de antigos casarões e armazéns.

 

8. Fortaleza

Atracções não faltam na capital cearense. A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de turistas e moradores ao entardecer.

Fortaleza
Fortaleza

A 11 quilómetros do Centro, a praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia – as diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo, mas também duches de água doce, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

Fortaleza
Fortaleza

Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará. A bordo de bugues, são apreciadas nas praias de Morro Branco e das Fontes, na Costa Leste (ou do Sol Nascente). Por lá está ainda Porto das Dunas, o cenário do Beach Park. O Litoral Oeste (Sol Poente) tem como destaque as lagoas de Cumbuco e os bons ventos, que atraem adeptos do windsurf e do kitesurf.

 

9. Diamantina

A fama de Diamantina começou com a descoberta das pedras preciosas, quando a cidade ainda era conhecida como Arraial do Tejuco, nos idos do século 18. Mesmo depois que os diamantes que seguiam para Portugal escassearam, a região continuou em evidência – primeiro, por conta de suas personalidades, como Chica da Silva, a escrava que teve vida de rainha ao se casar com um contratador português; e o ex-presidente Juscelino Kubsticheck, o filho mais ilustre.

Diamantina
Diamantina

Depois, em função do título de Património Cultural da Humanidade, concedido pela UNESCO em 1999 e que revelou ao mundo um cenário intocado formado por igrejas barrocas e casario colonial espalhados por ruas calçadas em pedra e iluminadas por lampião.

Diamantina
Diamantina

Diamantina, porém, descortinou ainda muitos outros encantos. Exibiu a moldura exuberante formada pela Serra do Espinhaço, salpicada por grutas e cachoeiras; e a tradição das festas culturais, como as serestas que deram origem ao mais famoso evento da região, a Vesperata.

 

10. São Luís

São Luís foi fundada pelos franceses, em 1612, mas coube aos portugueses darem à capital do Maranhão sua marca registada – seu belíssimo estilo arquitectónico. Foram os lusitanos que deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande.

São Luís
São Luís

Classificada como Património da Humanidade pela Unesco, boa parte do casario colonial datado dos séculos 18 e 19 remete a uma viagem a um passado de prosperidade e ostentação.

São Luís do Maranhão
São Luís do Maranhão

Hoje, os antigos solares dos barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Os bares garantem o agito nas noites de sexta e sábado. Infelizmente, a conservação de boa parte dos imóveis deixa a desejar.

 

66 COMENTÁRIOS

  1. Todas muito lindas. Existem ainda uma infinidade de outros belos lugares nesse país que não caberiam todos em uma lista de apenas dez. Viva o Brasil. Este sim, o lugar mais bonito do mundo.

  2. Sou de Blumenau, não acreditem nisso aí. Blumenau não merece estar nem entre as 10, pouca coisa aqui ainda lembra a alemanha e o que “lembra” ainda é o que chamamos de falso enxaimel.

    Pomerode (que fica aqui do lado de Blumenau) merece muito mais estar nessa lista do que Blumenau.

  3. Quem faz essa classificação esquece ou não conhece o nordeste, principalmente o Maranhão.
    Aqui temos praias lindas, lugares paradisíacos, mais o povo acha que o Brasil é formado somente
    do sul e sudeste. Santa ignorância…….que país é este……

    • NÃO É QUERER DESMERECER AS CIDADES AQUI CITADAS, MAS A LISTA NÃO CONDIZ COM A REALIDADE, OU NO MÍNIMO REPRESENTA UM PONTO DE VISTA EM PARTICULAR…SEMPRE VEJO O RIO EM LISTAS PARECIDAS, MAS TEMOS CIDADES MUUUUITO MAIS BONIITAS E COM MELHOR ESTRUTURA QUE O RIO. O BRASIL NÃO SE RESUME A SUL E SUDESTE. FALTA CONHECIMENTO PRA TUDO NESSE PAÍS, O POVO NÃO SABE OPINAR, NÃO ENTENDO SEUS PARÂMETROS.

  4. RECIFE – PE, DEVERIA SER CONSIDERADA A CIDADE MAIS BELA DO PAÍS, ENTRETANTO NA OPINIÃO DE ALGUMAS PESSOAS BOTAM RECIFE EM NONO LUGAR, UMA CIDADE CHEIA DE ENCANTOS MIL, E, OLHE NÃO SOU DE PERNAMBUCO!

    • Pois é… é uma cidade muito maravilhosa…só quem conhece é que pode dizer o quanto maravilhosa é…Adoro o Brasil…sou de Portugal mas tenho o Brasil no coração

    • cara me diz o que o nordeste tem me fala..
      car a ja fui em pernambuco me fala o que tem la de melhor que o rio de janeiro

    • cara me diz o que o nordeste tem me fala..
      cara ja fui em pernambuco me fala o que tem la de melhor que o rio de janeiro

    • Desculpe
      Discordo contigo . O Brasil e lindo , porém existe países maravilhosos . Já conheceu a Europa ?
      Os países de lá tem riquezas naturais, culturais e com uma história que e uma relíquia .

  5. provavelmente faltou dinheiro, tempo , cultura, para formatar essa lista, lamentavel mal gosto, mas com bom investimento e pouco cultura , possivelmente olhar muda

  6. Pra Mim A Seleccao Tanto Pra Melhor Cidade Do Mundo E Tanto Pra Melhor Cidade Do Brasil Nao Esta Bem Elaborada! Porque Sao Paulo Esta Entre As Trez Melhores Do Mundo Mais Voce Nao Metem Nessa Lista Pk? Embora Eu Nao Cheguei La Mais E Linda

  7. Esqueceram de colocar a qualidade de vida como requisito básico para morar em uma cidade. A minha linda Aracaju tem deveria entrar nessa lista.

  8. Bom dia! Sou de Blumenau.. pessoal o Brasil tem belas cidades.. quem faz suas cidades serem bonitas são seus governantes e principalmente seu habitantes.. uma cidade limpa de um povo educado.. São fatores importantes… o Brasil e belo de um povo educado.. obrigado Miguel de Blumenau

  9. Bom dia! Sou de Blumenau.. pessoal o Brasil tem belas cidades.. quem faz suas cidades serem bonitas são seus governantes e principalmente seu habitantes.. uma cidade limpa de um povo educado.. São fatores importantes… o Brasil e belo de um povo educado..um país de culturais diferentes.temos belas cidades de Norte a Sul.. amo meu país amo minha Cidade… abraços. Miguel de blumenau

  10. Bom dia! Moro em blumenau… amo minha Cidade .. quem faz a cidade ser linda são seus governantes e principalmente seus habitantes.. um povo educado e uma cidade limpa já é um ótimo começo.. o Brasil e um país de beleza sem fim de Norte a Sul.. abraços Miguel de blumenau

  11. sou de Paraíso do Tocantins. É uma bela cidade boa logistica, mas devemos da a Csar o que é de Csar e a Deus o que é de Deus. Conheçam Olambra SP.

    • concordo com voce Tania, nao conheço nenhuma das duas mas vejo fotos e videos realmente parecem cidades de bonecas e com certeza a limpeza das cidades e como toda cidade deveria ser lugares lindos um dia Deus me ajuda e eu vou srsrsrsrs

  12. As cidades que se tornaram patrimônio da humanidade não são necessariamente as mais bonitas. São interessantes pela origem, por serem diferentes da maioria e carregadas de história, que por tal motivo devem ser preservadas.
    Não foram listadas cidades mais lindas como Gramado, Blumenau, Campos do Jordão, Curitiba, Maringá, Morretes, João Pessoa, Petrópolis, Holambra, Fernando de Noronha, Itajaí, entre outras.

      • Conheço todas as cidades citadas “eleitas”. Concordo com Rio de Janeiro, Salvador, Paraty e Ouro Preto. Quanto as demais existem outras cidades bem mais interessantes em todos os sentidos, só que, com marketing incompetente.

  13. Posso garantir que quem escreveu não sabe de absolutamente nada. Conheço praticamente todos esses lugares. Do “top 10” apenas blumenau tem o mérito. Não vamos comparar o Sul do país com os demais estados! Claro que todos tem suas belezas, mas não tem como competir! A ordem DEVERIA ter começado assim: 1 – Gramado 2 – Canela 3 – Nova Petrópolis…na verdade toda a Serra Gaúcha! Depois Campos do Jordão, Santa Catarina…enfim!

  14. A cidade mais bonita do Brasil é Fortaleza! Cheia de encantos e beleza natural ,praias serras esportes radicais etc pra tds os gostos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here