VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home História

A livraria mais antiga do mundo é portuguesa e fica em Lisboa

A Livraria Bertand do Chiado, em Lisboa, conta com quase 300 anos de história. É a mais antiga do mundo e é portuguesa. Um património que se deve proteger.

VxMag by VxMag
Ago 21, 2022
in História
0
livraria bertrand

Livraria Bertrand

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Filipe de Brito

Filipe de Brito: a fantástica história do português que foi rei da Birmânia

Mar 12, 2023
Pedro Teixeira

Pedro Teixeira: o português que conquistou a Amazónia

Fev 21, 2023
Vasco da Gama

Vasco da Gama: o navegador português que deu início à globalização

Fev 18, 2023
Conímbriga

Conímbriga: as mais deslumbrantes ruínas romanas em Portugal

Fev 8, 2023

Já foi distinguida pelo Guiness World Records, situa-se em Lisboa e está a funcionar desde 1732. Falamos da mais antiga livraria do mundo, verdadeiro refúgio de escritores e de leitores ávidos, situada na Rua Garrett, nº73. Esta é uma Bertrand diferente, com uma história vasta e sendo já um marco capital portuguesa.

Nasceu de um negócio de uma família francesa, tendo inicialmente sido instalada na Rua Direita do Loreto, tendo sido destruída pelo terramoto de 1755 e pelos subsequentes incêndios. Certamente, os seus criadores originais nunca imaginariam que esta livraria iria continuar aberta quase 300 anos depois.

O conceito do negócio sobreviveu, e a loja foi transferida para perto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades. Após a recuperação do Chiado, a livraria voltou à zona inicial, onde ainda hoje se encontra, tendo sido a primeira das mais de cinquenta lojas Bertrand que podemos encontrar em Portugal.

Livraria Bertrand
Livraria Bertrand

A livraria teve como frequentadores assíduos nomes como Alexandre Herculano, Aquilino Ribeiro, Antero de Quental, Eça de Queirós, Oliveira Martins, e mais intelectuais da Geração de 70.

Por volta de 1950, em plena ditadura salazarista, ali se encontravam autores que se opunham ao regime, como Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires, e Fernando Namora. 

Entre reuniões, tertúlias e lançamentos de livros, existia aqui também um clube literário, ponto de encontro para grandes celebridades da literatura nacional. Entre estes, surge a crónica de José Fontana, sócio-gerente da Bertrand, e fundador da Associação Fraternidade Operária, que deu origem, mais tarde, ao Partido Socialista.

Infelizmente, decidiu suicidar-se aos 35 anos, devido ao tormento que sentia em tempos de tuberculose, mas não deixa de ser uma personalidade emblemática do espaço.

Livraria Bertrand
Livraria Bertrand

O Almanaque Bertrand fez também parte da história da livraria, sendo publicado anualmente entre 1899 e 1969, resultado de uma compilação de efemérides, poemas, passatempos, caricaturas, adivinhações, contos e outros que tais.

O Almanaque voltou a circular em 2011, no ano em que esta foi considerada a mais antiga livraria do mundo. O certificado com esta distinção está bem visível na loja, em lugar de destaque.

Quando chega à livraria, é recebido por um mural de Fernando Pessoa, da artista Tamara Alves. Dentro, para além de poder ler e comprar as suas obras preferidas, pode também encontrar um espaço para apreciar pratos e criações inspirados na cozinha portuguesa, no Café Bertrand.

Se adquirir aqui uma obra, pode pedir para carimbar os livros com o selo da livraria quando for pagar, numa alusão ao facto de os livros serem provenientes da mais antiga livraria do mundo, naquele que é um ponto de visita obrigatório em Lisboa.

A Livraria Bertrand do Chiado faz hoje parte da rede de lojas históricas da cidade de Lisboa. Trata-se de uma medida destinada a proteger o comércio histórico e tradicional da especulação imobiliária.

O programa estendeu-se a outras cidades portuguesas e tem ajudado centenas de pequenas lojas centenárias a manter as suas portas abertas apesar da forte concorrência das grandes superfícies comerciais ou da pressão urbanística.

Tags: lisboalivraria bertrand
VxMag

VxMag

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

loriga serra da estrela
Viagens

Praia fluvial de Loriga: um paraíso para descobrir na Serra da Estrela

by VxMag
Mar 21, 2023
0

Em plena Serra da Estrela, podemos encontrar a magnífica praia fluvial de Loriga, detentora de uma grande variedade de comodidades...

Read more
locais mais frios do mundo

Os 10 locais mais frios do planeta

Mar 21, 2023
casa mais antiga de Lisboa

8 belíssimos edifícios de Lisboa que resistiram ao terramoto de 1755

Mar 20, 2023
Sevilha

12 dos melhores locais para visitar em Sevilha

Mar 20, 2023
Eslovénia

12 dos melhores locais para visitar na Eslovénia

Mar 20, 2023
grandes rotas portugal

Passadiços do Paiva: viagem mágica ao longo de um rio deslumbrante

Mar 20, 2023

© 2023 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2023 Vortex Magazine