VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Trilho da Mata da Albergaria: um dos mais bonitos do Gerês

O trilho da Mata da Albergaria leva-o até a alguns dos locais mais bonitos do Parque Nacional Peneda Gerês, incluindo a cascata da Portela do Homem.

VxMag by VxMag
Jul 2, 2023
in Viagens
0
Mata da Albergaria Gerês

Mata da Albergaria (Gi Cristóvão)

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Convento de Santo António da Castanheira

Convento de Santo António da Castanheira: uma testemunha incrível da história de Portugal está em ruínas

Set 28, 2025
aldeia de Pias

Pias: uma aldeia entre o rio e a memória, no coração de Cinfães

Set 26, 2025
Sé de Braga

Sé de Braga: uma viagem milenar pela história de Portugal

Set 26, 2025
Monsaraz

Monsaraz: uma viagem no tempo com vista para o Alqueva

Set 26, 2025

E se lhe dissermos que, percorrendo pouco mais de 4 km, consegue descobrir os maiores tesouros da Mata da Albergaria, conhecida por ser dos bosques mais maravilhosos do Parque Nacional Peneda Gerês? Pois é precisamente isso que o trilho das Lagoas da Mata da Albergaria e Cascata Portela do Homem lhe permitirá fazer. Este percurso mostrar-lhe-á de perto a frondosa vegetação de carvalhos seculares, assim como as idílicas cascatas que por aqui se formam.

E, se precisa de um incentivo extra para seguir este caminho, saiba que este trilho lhe vai permitir caminhar durante cerca de 2 km pela milenar Geira Romana, antiga calçada romana que cruzava o Gerês e que ligava Bracara Augusta (a atual Braga) a Asturica Augusta (a atual Astorga). Assim, por entre atrativos naturais e património histórico, não faltam motivos para percorrer este percurso circular e de dificuldade considerada fácil.

O trilho arranca na Portela do Homem, mais concretamente no parque de estacionamento que se encontra mesmo ao lado da fronteira com Espanha. Como referência, a partir da Vila do Gerês até ao ponto de partida deste trilho, são 12 km. Tenha em atenção que, entre 1 de junho e 30 de setembro, o acesso à Mata da Albergaria se encontra condicionado, com todos os veículos a motor a terem de pagar uma taxa de acesso de 1,5€.

Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria
Cascata das Lagoas da Mata da Albergaria (António Cunha)

O primeiro ponto de interesse deste percurso será a famosa cascata São Miguel, mais conhecida pelo nome de cascata da Portela do Homem ou até por cascata do Rio Homem, uma das mais belas do Gerês.

Atualmente, o acesso à sua lagoa faz-se exclusivamente pelo lado esquerdo, já que o lado direito da cascata se encontra em área de proteção total do Parque Nacional da Peneda-Gerês, pelo que uma visita a esse lado envolve ter de pedir uma autorização junto do ICNF. O não cumprimento desta regra leva a uma multa avultada.

Se optar por ir junto da lagoa e cascata da Portela do Homem, de modo a vê-la mais de perto ou dar um mergulho, recomendamos-lhe que o faça com cuidado, já que as pedras que a envolvem são muito escorregadias e o perigo de queda é enorme.

Se está a percorrer o trilho com crianças pequenas, sugerimos que se fique pela vista da ponte, podendo sempre regressar mais tarde, quando as crianças já forem mais crescidas.

Cascata da Portela do Homem
Cascata da Portela do Homem

Uma vez visitada a cascata, continue a caminhada, seguindo pela estrada asfaltada até chegar junto da Casa da Albergaria. Aqui deixará a estrada para trás e vai adentrar-se por entre o secular bosque de carvalhos, percorrendo a milenar calçada da Geira Romana, que o levará ao ponto de partida do trilho.

Mas, pelo caminho, ainda vai atravessar diversas pontes sobre o rio Homem (sendo que a mais emblemática é a ponte de São Miguel), ver diversos marcos miliários romanos e descobrir uma sucessão de cascatas e lagoas convidativas.

Este trilho poderá ser percorrido durante todo o ano, com cada estação a revelar-lhe uma faceta distinta da Mata da Albergaria. A estação menos aconselhável a uma visita é o inverno, com a chuva a ser uma quase constante no Gerês, o que pode tornar o trilho intransitável e perigoso em certas partes.

Se quer ir a banhos, a melhor altura será mesmo o final da primavera e o verão, até porque o percurso tem muitas sombras e não é penoso de fazer nos dias mais quentes. No entanto, tenha em atenção que, nos dias de risco elevado de incêndios, é totalmente proibido percorrer os trilhos da Mata da Albergaria. 

Todas estas medidas de segurança servem para preservar este belíssimo património natural, exemplo raro de beleza e riqueza no Parque Nacional Peneda Gerês, que se quer ver mantido em excelentes condições para que todos possamos desfrutar dele. Afinal, não é todos os dias que encontramos um local de tão rara beleza.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Imposto Único de Circulação: quem pode estar isento e em que condições
Notícias

Imposto Único de Circulação: quem pode estar isento e em que condições

by VxMag
Dez 13, 2025
0

O Imposto Único de Circulação (IUC) é uma taxa anual obrigatória para todos os proprietários de veículos registados em Portugal....

Read moreDetails
Idade da reforma com novas regras em 2026 vai obrigar muitos trabalhadores a rever planos

Idade da reforma com novas regras em 2026 vai obrigar muitos trabalhadores a rever planos

Dez 13, 2025
Secar a roupa no inverno dentro de casa: o limite de humidade que não deve ultrapassar

Secar a roupa no inverno dentro de casa: o limite de humidade que não deve ultrapassar

Dez 13, 2025
É permitido comer ou beber enquanto conduz? O que diz a lei e quando pode ser multado

É permitido comer ou beber enquanto conduz? O que diz a lei e quando pode ser multado

Dez 13, 2025
Maquilhar-se ao volante: é proibido? O que diz realmente a lei e quais são as possíveis multas

Maquilhar-se ao volante: é proibido? O que diz realmente a lei e quais são as possíveis multas

Dez 12, 2025
Talões Multibanco: os três tipos que nunca deve deitar fora sem destruir antes

Talões Multibanco: os três tipos que nunca deve deitar fora sem destruir antes

Dez 12, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine