VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Poço do Inferno: a mais bela cascata da Serra da Estrela

A Serra da Estrela é um paraíso para quem aprecia o contacto com a natureza. São muitos os pontos de interesse mas poucos tão belos quando o Poço do Inferno.

VxMag by VxMag
Jun 19, 2021
in Viagens
0
Poço do Inferno

Poço do Inferno

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

palácios em lisboa

7 locais mágicos para descobrir em Lisboa

Jul 27, 2026
locais isolados para férias em Portugal

10 locais remotos em Portugal ideais para férias longe das multidões

Jul 26, 2026
Praia do Carvalho

8 locais paradisíacos para descobrir no Algarve

Jul 5, 2026
serra da estrela

6 das aldeias mais pitorescas da Serra da Estrela

Jul 4, 2026

Quando pensamos na Serra da Estrela, teremos de ir para lá das montanhas, queijo da serra, presunto, frio e neve. O Poço do Inferno traz muito mais do que isso para quem aprecia as maravilhosas tonalidades que um mundo ainda inóspito oferece. Neste local encontra uma cascata de beleza estonteante que atrai turistas à região de Manteigas em plena Serra da Estrela.

Aqui terá condições para uns dias de puro bem estar e que lhe revigorarão a alma, assim goste do espírito de aventura e de ir à procura de desfrutar dos prazeres da vida. No Poço do Inferno encontrará uma cascata a mais de 1000 metros de altitude com cerca de 10 metros, derivada da ribeira de Leandres, um afluente do rio Zêzere. O acesso é fácil, mas há que ter estofo para percorrer e desenvolver o trilho envolvente, que apresenta inúmeras atrações para os amantes do exercício e da fotografia, para além da fauna e da flora.

Efetivamente, para os amantes da fotografia sugere-se que explorem a zona no Inverno devido ao frio e à grande altitude, sendo que a cascata chega a congelar, apresentando momentos únicos. Outra hipótese que permitirá excelentes resultados é a exploração da zona no Outono, onde as tonalidades são arrebatadoras.

Poço do Inferno
Poço do Inferno

É magnífico determo-nos no som da água que cai da cascata a uma altura considerável e que se vai precipitar numa lagoa provocando um efeito sonoro simplesmente delicioso, por ser ao mesmo tempo vigoroso e terapêutico.

A riqueza granítica desta zona está bem patente se percebermos que a Ribeira de Leandres atravessa mantos desta rocha, antes de encontrar uma barreira natural, que vai criar este efeito de cascata. As águas são cristalinas, mas geladas, pelo que os mais aventureiros deverão pensar bem antes de as tentarem explorar. Para isso terão de procurar os dias mais quentes do ano!

Para chegar a este local pode partir de Manteigas e seguir pela estrada que segue o vale glaciar do Zêzere ou pela estrada florestal do Viveiro das Trutas da Fonte Santa.

O Poço do Inferno oferece perspectivas variadas aos visitantes que explorem a sua rota. São marcantes os traços naturais a nível geológico, hidrológico e de fauna e flora ainda em bruto, com diferentes tipos de vegetação, cores, sons e demais inspirações para despertar os sentidos.

Poço do Inferno
Poço do Inferno

Para além de granito, verificam-se igualmente rochas metamórficas que resultaram da ação do magma e que permitem ter uma variedade de agregados minerais bem evidente. Marcadas nesta zona estão também paisagens íngremes, onde podem verificar-se várias linhas de água, mas nenhuma como o Poço do Inferno. Desta cascata natural influenciada pela temperatura gélida dos invernos retira-se uma beleza natural ímpar, que, por esse motivo é uma das referência do concelho de Manteigas e da própria Serra da Estrela.

Por outro lado, identificam-se traços onde a ação antrópica fica marcada, como por exemplo os socalcos e mais algumas estruturas que permitiram criar percursos e apoio a alguma actividade agrícola.

No Poço do inferno vale a pena aos mais aventureiros e aqueles que tiverem curiosidade pelo paraíso, aventurarem-se no percurso pedestre. Este tem uma distância de aproximadamente 2,5 Km e permitirá desfrutar de sensações magníficas. Merece a pena dizer que o percurso até ao mesmo pode começar a ser pensado logo em Manteigas, pois existem hipóteses de percorrer um trilho desde esse local até à zona das cascatas.

Se tivéssemos de destacar uma espécie existente por estas paragens diríamos que o teixo é um bom exemplo. Estas árvores estão atualmente numa situação de grande vulnerabilidade e em Portugal este é um dos raros locais onde se pode encontrá-la. Percebe-se bem porquê, na medida em que tem a tendência para ocupar zonas próximas de cursos de água, com alguma altitude e onde a influência de factores externos não se verifica com muita intensidade. 

Poço do Inferno
Poço do Inferno

Existem inclusivamente projectos que pretendem intervir sobre os teixos e respectiva preservação, nomeadamente dos seus bosquetes. É o caso de uma iniciativa que acontece no concelho de Manteigas, onde se pretende contribuir para a sua preservação.

Em relação à fauna é também bastante marcada a sua diversidade, estando a mesma associada ao ambiente florestal e cursos de água identificados. Como espécies características vale a pena referir a mamíferos como as raposas, anfíbios como  salamandra-lusitânica e aves como o guarda-rios.

Atrações próximas ao Poço do Inferno

Nas proximidades do Poço do Inferno são várias as referências a lugares que podem ser feitas para uma visita adicional. O vale glaciar do Zêzere que é uma paisagem natural espectacular com vários km de extensão e que constitui um testemunho fantástico de um período de glaciação, derivado da ação erosiva e de transporte exercida pelo gelo.

Na sua forma de «U», ostenta inigualáveis belezas geológicas, como as austeras rochas graníticas dos Cântaros, Magro, Gordo e Raso (a 1.928 metros de altitude) e reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico. No sopé do Magro (a 1420 metros de altitude), uma joia do Vale, o Covão D’Ametade, antiga lagoa glaciar de beleza incomparável. 

É nesta lagoa que o rio Zêzere inicia o seu trajecto mais a sério. As suas águas cristalinas têm por aqui a particularidade de iniciarem o percurso ao longo do vale glaciar do Zêzere antes de seguirem até outras paragens que as farão alcançar o Rio Tejo e que tão marcantes podem ser.

Vale destacar ainda outros pontos que podem ser considerados de grande interesse e que podem ser descobertos em tour, caminhadas ou mesmo em bicicletas elétricas. Todas estas opções já estão pensadas na Serra da Estrela. Nesse sentido destacamos o Viveiro das Trutas, o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere e ainda a Burel Factory, uma antiga fábrica de lanifícios. Portanto, em Manteigas, terá muitas opções para ocupar o tempo.

Ajude-nos a chegar mais longe

Gosta do que lê na VortexMag? Adicione-nos como fonte preferida no Google e passe a ver mais dos nossos artigos nos seus resultados de pesquisa.

Adicionar como Fonte Preferida  →
VxMag

VxMag

A VxMag é a assinatura editorial coletiva da Vortex Magazine. Os artigos publicados sob este nome são escritos e revistos pela equipa da redação, que cobre sociedade, cultura, viagens, tecnologia e atualidade com o mesmo compromisso de rigor e verificação de factos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avenca: como cuidar deste feto delicado e elegante
Notícias

Avenca: como cuidar deste feto delicado e elegante

by VxMag
Ago 1, 2026
0

Com as suas folhinhas finas em forma de leque e os caules quase pretos, a avenca é provavelmente o feto...

Read moreDetails
As melhores plantas para o corredor: como dar vida ao espaço mais esquecido da casa

As melhores plantas para o corredor: como dar vida ao espaço mais esquecido da casa

Ago 1, 2026
Ficus: o guia completo para cuidar desta planta de folhagem exuberante em casa

Ficus: o guia completo para cuidar desta planta de folhagem exuberante em casa

Ago 1, 2026
As melhores plantas para a marquise: como aproveitar este espaço cheio de luz

As melhores plantas para a marquise: como aproveitar este espaço cheio de luz

Ago 1, 2026
Como limpar a máquina de lavar roupa: o guia definitivo contra maus cheiros

Como limpar a máquina de lavar roupa: o guia definitivo contra maus cheiros

Jul 31, 2026
Como limpar janelas e vidros sem deixar riscos: o método perfeito

Como limpar janelas e vidros sem deixar riscos: o método perfeito

Jul 31, 2026

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Natureza

© 2024 Vortex Magazine