Início Viagens 5 boas razões para visitar Esposende

5 boas razões para visitar Esposende

Esposende é um daqueles destinos que surpreende pela variedade de atividades que oferece. Descubra 5 motivos para visitar.

0
Esposende
Esposende

Esposende é um local de rara beleza no norte do país, que oferece muitas e boas possibilidades para se divertir e gozar momentos de lazer. Esta vila portuguesa não se limita à praia, pois tem muitas outras atrações. Fique a conhecer esta zona, bem como 5 motivos para a visitar.

1. Ciclovia

Esposende, ao contrário de outros locais do litoral português, é aprazível para a prática do ciclismo de lazer. O terreno não é acidentado, e o relevo não é íngreme, o que favorece esta prática. Assim, torna-se fácil rolar a bicicleta. A zona exclusiva de ciclovia, bem como calçadões ao longo do rio permitem esticar as pernas e admirar a vista sem preocupações.

2. Área protegida

O Parque Natural do Litoral Norte pode ser desfrutado neste local, onde um passeio por entre tábuas de madeira conduz o visitante por zonas de sapal. Pode também apreciar o Estuário do Cávado, levando a situação até à ponta do areal entre o rio e o oceano.

Durante esta aventura pode encontrar um local privilegiado para a observação de pássaros, bem como um conjunto de informações que podem ajudar a identificar as aves entretanto avistadas.

3. Ligação ao Oceano Atlântico

A vida económica e social de Esposende está muito relacionada com o mar. É notório por toda a cidade! Se procurarmos referencias, podemos começar pelo farol vermelho, que se destaca em frente ao Forte de São João Batista.

A relação com o Atlântico fica também bem patente na atividade piscatória. Os menus dos diferentes restaurantes denunciam essa prática, sendo de destacar algumas iguarias. E, neste caso, um peixe merece lugar de destaque. Falamos do robalo altamente popular nesta zona. Diz-se até que é confecionado com uma cumplicidade única pelas gentes desta terra.

Mas existem outros pratos altamente interessantes em Esposende com relação com o mar, nomeadamente o Polvo da Pedra, que em paralelo com muitos pratos de Portugal é confecionado com ingredientes simples, mas extraordinariamente saborosos.

Deve também dar-se relevo aos desportos aquáticos passíveis de serem praticados. Sendo o surf a situação mais óbvia, não pode esquecer-se o kitesurf e o standup paddle. Existem ainda condições muito boas para praticar canoagem na zona.

4. Descobertas arqueológicas e afins

Na zona de Esposende encontram-se muitos achados arqueológicos. São de destacar as antas e um antigo povoado fortificado em Vila Chã, mais precisamente em Castro São Lourenço.

Pode também falar-se num centro salineiro da Idade Média localizado em Fão, em particular no próprio lugar de Ofir, que na maré baixa revela os famosos “Cavalos de Fão”. Reza a lenda que estes são a memória de equídeos sujeitos a um naufrágio.

5. Artesanato

Em Esposende ocorrem duas feiras mensais realizadas ao ar livre. No primeiro domingo de cada mês realiza-se uma feira de antiguidades. Assemelha-se quase a uma feira da bagageira, contudo através dela fica exposta toda uma panóplia de velharias associadas à história e estilo de vida da zona.

No que visa o artesanato local, pode visitar Esposende no terceiro domingo de cada mês. Aí encontrará a possibilidade de contactar com artesãos locais e de satisfazer a sua colecção de souvenirs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here