Início Viagens 3 fantásticas praias fluviais para descobrir nos Passadiços do Paiva

3 fantásticas praias fluviais para descobrir nos Passadiços do Paiva

Os passadiços do Paiva são uma das mais famosas atracções turísticas de Portugal e no seu trajecto existem 3 praias fluviais onde se pode refrescar.

0
Passadiços do Paiva
Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva tornaram-se, nos últimos anos, numa das mais famosas atracções turísticas em Portugal. Este projecto inovador atrai cada vez mais turistas nacionais e internacionais e está a ser copiado um pouco por todo o lado.

O Rio Paiva é um dos mais belos rios de Portugal, com uma água limpa e cristalina. É também um rio que, em grande parte do seu percurso, apresenta ainda um estado quase selvagem que vale a pena conhecer.

Uma das melhores formas de conhecer este rio é realizando o percurso dos Passadiços do Paiva, em Arouca. São cerca de 9 quilómetros de puro êxtase em comunhão com o rio e a natureza. Está prevista a construção de mais 3 quilómetros de percurso e, nos próximos meses, deve estar concluída uma ponte suspensa que irá atravessar o rio.

Não se esqueça que esta região é famosa pela sua natureza envolvente. Por isso mesmo, tente agir de forma consciente e produza o mínimo possível de lixo. Leve consigo um saco para guardar os detritos que possa produzir.

Outro pormenor que deve ter em conta é que é preciso seguir algumas regras de bom senso de forma a evitar acidentes, tanto nas praias fluviais como nos passadiços do Paiva: tenha cuidado com o calor em excesso, beba muita água, leve calçado e roupa adequados e confortáveis e respeite a sinalização do percurso.

A grande maioria dos turistas visita os Passadiços do Paiva durante os meses quentes do Verão. O calor aperta e uma das soluções para refrescar o corpo e a mente é dar um banho numa das 3 fantásticas praias fluviais ao longo do percurso. Descubra um pouco mais sobre cada uma delas.

1. Praia Fluvial do Areinho

Praia Fluvial do Areinho
Praia Fluvial do Areinho

Localizada nas margens do rio Paiva, esta fantástica praia fluvial ficou ainda mais concorrida desde que foram inaugurados os famosos passadiços do Paiva, já que aqui começa um dos seus trilhos. Além de um mergulho refrescante, também é possível realizar vários tipos de actividades e desportos como kayak, hidrospeed e rafting.

A praia é vigiada, conta com parque de estacionamento para 30 lugares, que podem ser insuficientes para aqueles que aqui estacionam para realizar o trilho dos passadiços do Paiva. Conta ainda com um bar de apoio, casas de banho, duches, campo de voleibol e instalações para fazer churrascos.

2. Praia Fluvial do Vau

Praia Fluvial do Vau
Praia Fluvial do Vau

Enquanto que as praias fluviais do Areinho e de Espiunca se localizam nos extremos dos Passadiços do Paiva, a praia fluvial do Vau localiza-se já no interior do trajecto.

Apesar de ser uma praia relativamente pequena, é bastante concorrida, sobretudo por todos aqueles que pretendem fazer um intervalo refrescante durante a percurso dos passadiços.

Conta com um pequeno bar de apoio e com casas de banho. Nesta praia é também possível realizar diversos desportos náuticos como canoagem, rafting e hidrospeed. A vegetação circundante possibilita a existência de sombra em abundância e proporciona um ambiente acolhedor à praia.

3. Praia Fluvial de Espiunca

Praia Fluvial de Espiunca
Praia Fluvial de Espiunca

A praia fluvial da Espiunca, localizada na localidade com o mesmo nome, a cerca de 15 quilómetros de Arouca é uma das belíssimas praias fluviais do Rio Paiva que ganhou uma nova vida desde que foram construídos aqui os famosos passadiços que atravessam o leito do rio. Esta praia é, aliás, um dos pontos de início de um dos percursos dos passadiços do Paiva, o que a torna especialmente movimentada.

A profundidade das águas não é muita já que o Rio Paiva não costuma ter muita água durante os meses mais quentes do Verão, mas a água é limpa e quente. Tem casas de banho, um pequeno areal e muita sombra.

Basta passar a ponte para a outra margem e encontra várias estruturas de apoio aos passadiços do Paiva, que servem também de apoio aos veraneantes desta pequena praia: um bar com esplanada, algumas mesas para piqueniques e até puffs para relaxar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here