Início Gastronomia 20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca

Do peixe à carne, com legumes e acompanhados por um bom azeite e um bom vinho... descubra 20 pratos da culinária portuguesa de fazer crescer água na boca.

33886
0
culinária portuguesa
Amêijoas à Bulhão Pato

A culinária portuguesa está entre as mais subestimadas (e deliciosas) do mundo. No entanto, fruto de um enorme trabalho de inúmeros chefs nacionais que têm apostado na promoção da gastronomia tradicional portuguesa, a nossa culinária começa a ser cada vez mais apreciada lá fora. A culinária portuguesa pode variar muito consoante as regiões mas existem pratos que são famosos e confeccionados em todo o país. Para confeccionar um prato de comida tipicamente portuguesa é crucial utilizar produtos genuinamente nacionais, desde os legumes à carne e ao peixe, passando também pelos temperos e pelas ervas aromáticas. E claro… tudo fica ainda muito melhor quando o prato de comida é acompanhado por um bom azeite e um bom vinho nacional. Abra o seu apetite e descubra 20 pratos portugueses de fazer crescer água na boca!

 

1. Pastéis de bacalhau

Pastéis de bacalhau
Pastéis de bacalhau

Um famoso ditado popular português afirma que há mais receitas de bacalhau do que dias num ano. Um verdadeiro estandarte da cozinha portuguesa, o bacalhau pode, por exemplo, ser desfiado para formar uma espécie de bolinhos de peixe. Dourados e com uma camada exterior crocante e um interior suave, estes podem ser servidos como entrada ou prato principal acompanhados com arroz.

 

2. Bacalhau à Brás

Bacalhau à Brás
Bacalhau à Brás

O processo de criação de pratos de bacalhau pode ser extremamente criativo. Por exemplo, se salteares bacalhau desfiado com cebola e batata palha e lhes adicionares azeitonas e salsa, o resultado chama-se bacalhau à Brás. Por ser tão saboroso e fácil de cozinhar, a sua fama não é surpresa nenhuma e certamente fará parte das listas de pratos típicos portugueses.

 

3. Alheira de Mirandela

Alheira de Mirandela
Alheira de Mirandela

Um clássico entre salsichas fumadas e chouriços, a alheira foi criada pelos Judeus por forma a fazer a inquisição portuguesa acreditar que eram cristãos. Nos dias que correm, este chouriço sem porco tornou-se num prato clássico da gastronomia portuguesa, normalmente servido com um ovo estrelado e batatas fritas.

 

4. Francesinha

Francesinha
Francesinha

Rapaziada, assim se reinventa o conceito de sanduíche de queijo e fiambre: triplicar a quantidade de queijo, adicionar várias camadas de enchidos, cobrir tudo com molho. Esta receita típica da cidade do Porto é uma versão rebelde do Croque Monsieur francês, o que parece justificar o seu nome fantástico sabor.

 

5. Cozido à portuguesa

Cozido à portuguesa
Cozido à portuguesa

Um cozido tradicional para amantes de carne, este prato inclui frango, carne de vaca, porco e várias salsichas de porco. Este abundante festival de carne tem também alguns vegetais, como cenouras cozidas, couve e feijão. A água utilizada para cozer todos estes ingredientes torna-se num nutritivo caldo que podes beber ou utilizar para cozer arroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here