Início Viagens 15 fantásticos locais para visitar no Sul de Espanha

15 fantásticos locais para visitar no Sul de Espanha

O sul de Espanha está repleto de vestígios da presença dos muçulmanos e tem muito para descobrir, desde as suas praias até às suas pequenas aldeias.

10422
1
Frigiliana

O sul de Espanha foi fortemente marcado pela presença muçulmana na região, que se estendeu durante vários séculos. Por isso mesmo, por todo o lado, abundam vestígios de construções mouras e a influência deste povo é também visível na arquitectura e nas tradições de algumas das cidades. O sul de Espanha é uma das regiões mais genuínas do país e está repleta de praias. Aliás, as praias do Sul de Espanha são famosas pela qualidade das suas águas e atraem milhões de turistas todos os anos.

Cidades como Sevilha, Córdoba, Toledo ou Cádiz são algumas das suas principais atracções turísticas, mas não podemos esquecer outros pontos de interesse, como os fabulosos “pueblos blancos”, um conjunto precioso de pequenas aldeias de montanha pintadas de branco e de estilo mourisco ou medieval. Estes são os melhores locais para visitar no Sul de Espanha.

 

1. Sevilha

Repleta de história, Sevilha ganhou importância regional ainda antes da formação de Espanha, quando esteve sob domínio muçulmano e se converteu num dos principais centros comerciais e culturais da Ibéria. Mais tarde, já sob domínio espanhol, passou a ter um papel crucial na conquista das Américas pois daqui partiam as embarcações rumo à América dominada pelos espanhóis e para aqui voltavam carregadas de ouro e outras riquezas. Com tudo isto, Sevilha cresceu e floresceu e é hoje uma imponente cidade, repleta de monumentos de várias épocas, desde os muçulmanos até modernas construções do século XXI.

Sevilha
Sevilha

Felizmente Sevilha é uma cidade relativamente compacta, o que lhe permitirá visitar os marcos mais importantes em apenas dois dias, mas serão dias muito preenchidos! Muitos visitantes começam no centro, na margem leste do rio Guadalquivir (o maior rio de Sevilha), onde se situam dois dos monumentos mais famosos da cidade: o Alcázar e a Catedral de Sevilha, com a sua Torre Giralda. Há tantos locais para visitar em Sevilha que terá de regressar mais vezes à cidade para os ver a todos. Depois do pôr-do-sol poderá ir em direcção ao bairro de Triana para um bom jantar e para dançar, ou então opte por um espectáculo de flamenco em El Arenal, correndo os bares de tapas locais. As tapas são uma tradição culinária muito antiga da Andaluzia e de Sevilha, e são uma delícia.

 

2. Córdoba

Córdoba é o local perfeito para quem adora combinar história, cultural e uma boa gastronomia. A cidade fica no sul da Espanha, na região da Andaluzia a pouco menos de duas horas de Madrid. É difícil achar outra região espanhola com uma história cultural tão rica e uma geografia tão diversa quanto a Andaluzia. Os romanos, árabes e os Reis Cristãos já passaram pela região. Todos estes milénios e séculos de civilização tornaram-na uma preciosa confluência de arquitectura, das artes e expressões religiosas. Tanto que a cidade recebe o cognome de “Cidade das Três Culturas“, pela presença história de cristãos, judeus e muçulmanos.

Córdoba
Córdoba

Córdoba é famosa pela sua majestosa mesquita e também pelos seus pátios, declarados Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Descubra aqui o que fazer em Córdoba, os lugares e experiências que você não pode perder. Córdoba deve sua fama turística à sua mesquita-catedral, mas, acredite, a cidade tem muito mais para oferecer. Córdoba é a cidade perfeita para ser explorada a pé, não sendo exageradamente grande e possuindo bastantes monumentos de grande interesse que estão a pouca distância uns dos outros. Esta pérola andaluza tem muito para oferecer no que toca a História, arte e cultura, sendo hoje mundialmente conhecida pelo seu Festival dos Pátios de Córdoba.

 

3. Toledo

O centro histórico de Toledo é Património Mundial da UNESCO, onde um passado glorioso o saúda a cada momento. Esta velha cidade é um cruzamento das culturas judaica, islâmica e cristã e, em muitos edifícios, verá como todas essas influências se combinam. Encontrará pinturas renascentistas sumptuosas e saberá mais acerca dos Reis espanhóis que governaram todo um império de Toledo.

Alcázar de Toledo
Alcázar de Toledo

O resto do tempo tentará encontrar o seu caminho em torno das ruas labirínticas, que são cercadas por muros históricos e defendidas por portões e pontes fortificadas que permanecem altos até aos dias que correm. Nas suas ruas e praças respira-se a história própria de uma cidade monumental desta que foi a antiga capital de Espanha. Descubra os melhores locais para visitar em Toledo.

 

4. Badajoz

A cidade de Badajoz, na Espanha, sempre fez parte do imaginário dos portugueses. Durante largas décadas, muitos alentejanos atravessaram a fronteira, a partir de Elvas, para fazer o famoso contrabando. E também muitos espanhóis faziam o caminho no sentido contrário. Elvas e Badajoz possuem uma larga história em comum, feita tanto de batalhas como de solidariedade, como foi o caso notável do período da guerra civil espanhola, em que os portugueses deram abrigo aos espanhóis.

Badajoz
Badajoz

Badajoz foi uma importante cidade no tempo dos mouros e chegou mesmo a ser capital de uma região que incluía grande parte do território que viria a ser Portugal. Hoje, as relações com o país vizinho atravessam uma boa fase e são sobretudo as trocas comerciais e culturais que prevalecem. Muitos espanhóis vindos de Badajoz visitam o Alentejo e muitos portugueses visitam Badajoz. Há muito para descobrir nesta cidade secular e por isso mesmo é melhor conferir tudo o que há para ver antes de fazer a sua viagem. Estes são os melhores locais para visitar em Badajoz, Espanha.

 

5. Cádiz

O centro histórico de Cádiz conta com uma localização excepcional, numa pequena península rodeada pelo Oceano Atlântico. No apertado espaço do centro, encontram-se todos os pontos de interesse turístico da cidade. Devido à sua localização estratégica, Cádiz foi alvo de assédios e ataques ao longo dos séculos. Isso obrigou os seus governantes a construírem muralhas e fortificações para proteger a cidade dos ataques vindos do mar. Algumas das antigas fortificações foram conservadas num óptimo estado e podem ser contempladas ao longo do seu passeio por Cádiz.

Cádiz
Cádiz

Quem visita Cádiz não pode deixar de conhecer sua catedral antiga e sua catedral nova. A Iglesia de Santa Cruz, que no passado foi a catedral de Cádiz, e por isso hoje também é conhecida como Catedral Antigua, é um templo com muita história. Como acontece em muitas outras cidades da Espanha, parece que a igreja foi construída sobre uma antiga mesquita. Já a actual catedral é um grandioso templo à altura dos esplêndidos tempos que vivia a cidade no momento da sua construção.

1 COMENTÁRIO

  1. Iznajar não é a estação mais alta da Europa, há 2 mais altas, uma em França : Val Thorens e Zermatt na Suíça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here