Domingo, Janeiro 24, 2021
VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos os resultados
VortexMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Viagens

15 sítios incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes

VxMag por VxMag
Jun 7, 2020
em Viagens
8
sítios incríveis em portugal

Forte de São João Baptista

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Rota das Faias

Rota das Faias: O Outono no Vale de Manteigas

Nov 9, 2020
Esposende

5 boas razões para visitar Esposende

Jan 3, 2021
Sortelha

7 lugares secretos para uma escapadinha em Portugal

Jul 27, 2020
surf portugal

Os 3 melhores destinos de surf em Portugal

Jun 29, 2020

Pode ser que esteja a procurar sítios incríveis em Portugal e temos para si uma lista deslumbrante de locais. São locais para visitar em Portugal que o vão deixar encantado.

Uns são de uma beleza simples e inspiradora, outros são autênticos paraísos que deslumbram quem os contempla. São locais em Portugal de visita obrigatória para todos os que amam o nosso país.

Cada um destes lugares possui uma beleza tão cativante e estonteante que nos transportam para uma espécie de lugar de conto de fadas digno de um filme de Hollywood.

Afinal de contas, existem muitos sítios para visitar em Portugal que merecem a nossa devida atenção e que nos fazem perceber que o nosso país tem muito mais para conhecer do que imaginamos. Descubra 15 sítios incríveis em Portugal que parecem cenários de filmes.

1. Monsaraz

Monsaraz
Monsaraz

A vila de Monsaraz, ainda hoje envolta pelas suas muralhas medievais, ergue-se sobre urna pedregosa escarpa dominadora de uma vasta região que inclui o vale do Guadiana e albufeira do Alqueva, no Alentejo, situação privilegiada propícia a uma presença humana muito remota, embora não haja certeza acerca de uma ocupação castreja ou mesmo romana.

A única certeza é a de que a povoação já existia no período de ocupação muçulmana, devendo datar de então as suas primeiras fortificações. Ocupada pelos cristãos depois da conquista de Évora, por Geraldo Sem-Pavor, seria posteriormente doada a ordem dos Templários e, após a extinção desta, passaria para a posse da Ordem de Cristo, sucessora daquela em território nacional.

2. Palácio da Pena

Palácio da Pena
Palácio da Pena

O Palácio da Pena ergue-se sobre uma rocha escarpada, que é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra (acima do palácio só se encontra a Cruz Alta, a 528m de altitude). O Palácio localiza-se na zona oriental do Parque da Pena, que é necessário percorrer para se chegar à íngreme rampa que o Barão de Eschwege construiu para se aceder à edificação acastelada.

3. Piódão

Piódão
Piódão

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor.

As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”. Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.

4. Monsanto

melhor país da europa
Monsanto

Ícone turístico da região, a Aldeia Histórica de Monsanto é uma experiência peculiar para quem a visita. Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel. A parte mais antiga está no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem.

A esta estrutura é mais tarde adicionada uma outra, ritmada por torres, com dois recintos desnivelados. O primeiro inclui uma cisterna e a Igreja de Santa Maria. Na parte baixa, rasga-se a porta principal da cerca. Fora de muros, o povoado primitivo em torno da Capela de S. Miguel, pequeno tesouro da arquitectura românica, é defendido por uma cerca baixa. Sobranceira ao aglomerado, hoje em ruínas, ergue-se a Torre do Pião.

A procissão da festa de Maio, da Divina Santa Cruz, ascende ao castelo como lugar simbólico, num sentido contrário ao processo histórico de ocupação, que se foi transferindo para cotas mais baixas.

5. Forte de São João Baptista

Forte de São João Baptista
Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista das Berlengas, ou simplesmente Fortaleza das Berlengas, localiza-se na ilha de Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, integrando o conjunto defensivo de Peniche, no distrito de Leiria, em Portugal.

A ocupação humana da Berlenga Grande (única habitável) remonta à Antiguidade, sendo assinalada como ilha de Saturno pelos geógrafos Romanos. Posteriormente foi visitada por navegadores Muçulmanos, Vikings, corsários Franceses e Ingleses.

Em 1513, com o apoio da rainha D. Leonor, monges da Ordem de São Jerónimo aí se estabeleceram com o propósito de oferecer auxílio à navegação e às vítimas dos frequentes naufrágios naquela costa atlântica, assolada por corsários, fundando o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga, no local onde, desde 1953, se ergue um restaurante.

6. Algar de Benagil

Algar de Benagil
Algar de Benagil

O Algar de Benagil é uma formação geológica incrível, esta gruta marinha fica em Benagil no conselho de Lagoa – Algarve – Portugal e é acessível apenas por mar.

Esta é uma gruta impressionante com a particularidade te ter um buraco no topo e oculta uma praia no seu interior, é também conhecida por “Catedral”. Este recanto da natureza quase primitiva, encontra-se protegido por uma alta falésia, podendo ainda ser encontradas as mais belas grutas da costa portuguesa. É procurada pela alta qualidade e transparência das suas águas, bem como pela sua riqueza e biodiversidade marinha.

7. Loriga

Loriga
Loriga

Loriga é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Seia, distrito da Guarda. Loriga é conhecida como a “Suíça Portuguesa” devido à sua extraordinária paisagem e localização geográfica. Rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de altitude) e a Penha do Gato (1771m), é abraçada por dois cursos de água: a Ribeira de Loriga ou “Courelas ou “Nave”, e a Ribeira de S.Bento.

A Ribeira de Loriga, é um dos maiores afluentes do Rio Alva. Os socalcos e sua complexa rede de irrigação são um dos grandes ex-libris de Loriga, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil. É uma obra que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do património histórico da vila e é demonstrativa do génio dos seus habitantes.

8. Azenhas do Mar

Azenhas do Mar
Azenhas do Mar

As Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira/linha de água que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas (daí o nome), tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.

Para além do pitoresco da paisagem natural, existem nas Azenhas do Mar várias edificações de interesse, particularmente no Estilo Português Suave, nomeadamente com azulejaria nas fachadas, como é o caso da escola e a residência para o professor. Presença em todos os roteiros turísticos de Portugal, é actualmente local de segunda habitação de muitos, sendo que a sua população residente se situa nos 800 habitantes.

Tradicionalmente, para além da actividade de moagem, as principais actividades eram a agricultura, com especial relevo para o vinho e alguma pesca e recolha de mariscos (percebes e lapas).

9. Foz d’Égua

Foz d'Égua
Foz d’Égua

A aldeia de Foz d’Égua pertence à freguesia do Piódão, na Serra do Açor. Em Foz d’Égua encontramos a confluência das ribeiras de Chãs com a do Piódão. Existe ali uma praia fluvial. Foz d’Égua não é tão conhecida, mas bastava a beleza natural de ser o ponto de encontro das ribeiras de Chãs e do Piódão, com duas pontes de pedra, para merecer a visita.

No entanto, um cidadão local decidiu colocar esta aldeia no mapa com a construção de uma obra singular e difícil de descrever: desde uma ponte suspensa à “Indiana Jones”, até um altar gigante, passando por um presépio também ele gigante, a obra deste senhor cobre a encosta frente à aldeia e vale a visita.

10. Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira
Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila de Sintra, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia. Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição.

Detentor de uma fortuna prodigiosa, que lhe valeu a alcunha de Monteiro dos Milhões, associou ao seu singular projecto de arquitectura e paisagem o génio criativo do arquitecto e cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936) bem como a mestria dos escultores, canteiros e entalhadores que com este haviam trabalhado no Palace Hotel do Buçaco.

11. Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão encontra-se Vilarinho de Negrões, uma das aldeias mais pitorescas de toda a região, pelo seu casario ainda relativamente preservado e, acima de tudo, por se encontrar sobre uma estreita e bela península – um pedacinho de terra poupado à subida das águas.

Vilarinho de Negrões é assim uma terra que se vê diariamente ao espelho e se distingue à distância pela sua perfeita simetria, uma espécie de Jardim do Éden português. Perto, situa-se a freguesia de Negrões, alma gémea, que possui um forno todo em granito. É um monumento a contrastar com canastros esguios, onde o milho e o centeio se conservam. Prepare-se, a região do Barroso é diferente de tudo aquilo que alguma vez já viu!

12. Ponte da Misarela

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

A bonita Ponte da Misarela situa-se sobre o cristalino rio Rabagão, em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova, mais propriamente no lugar da Misarela, entre os concelhos de Montalegre (freguesia de Ferral) e Vieira do Minho (freguesia de Ruivães).

Diz a lenda que a ponte teria sido construída pelo próprio diabo para ajudar um ladrão a fugir às autoridades e está ainda associada a várias crenças populares, nomeadamente na capacidade de resolver problemas de fertilidade das mulheres com dificuldades em engravidar.]

13. Caldeirão do Corvo (Açores)

Caldeirão do Corvo
Caldeirão do Corvo – http://joelsantos.net/

A Ilha do Corvo, com uma área de 17 km quadrados (cerca de 6 km de comprimento e 4 km de largura), é a mais pequena ilha e também a que se situa mais a norte do arquipélago. Formada por um só vulcão, que esteve activo pela última vez há cerca de dois milhões de anos.

Com o seu diâmetro de cerca de 3,5 km, o Caldeirão, uma das mais imponentes crateras vulcânicas do arquipélago, domina o norte da ilha. Há muito extinta, a cratera atinge o seu ponto máximo no Morro dos Homens (718 metros), que é o ponto mais alto da ilha. As escarpadas paredes escondem a base da cratera numa profundidade de 300 metros.

14. Vale das Buracas do Casmilo

Vale das Buracas do Casmilo
Buracas do Casmilo

Perto da aldeia do Casmilo há paredes de rocha esburacada. Que nem queijo suíço, mas à escala supra humana. São grutas que exploram as deficiências do calcário, que aqui é rei. Chamaram-nas, convenientemente, de Vale das Buracas do Casmilo.

O que hoje se vê são aberturas de grutas que entretanto já não lá estão. Foram abruptamente esmagadas pelo chão da serra que está acima. E com elas, segundo se diz, enterrou-se ouro mouro para não mais voltar à superfície.

As Buracas do Casmilo estão perto de Condeixa-a-Nova, e podem ser miradas em muitos sítios mas é junto à aldeia com o mesmo nome onde há maior concentração. As covas são de desenho vagamente horizontal, de média profundidade – podem chegar à dezena de metros, mas não muito mais do que isso.

15. Ilhéu de Vila Franca

Ilhéu de Vila Franca do Campo
Ilhéu de Vila Franca do Campo – Açores (Gonzalo Pasquier)

Situado acerca de 500 metros da costa de Vila Franca e a 1200 metros do cais do Tagarete no centro da vila, este ilhéu fica na costa sul da ilha de São Miguel nos Açores. O ilhéu de Vila Franca do Campo atrai um grande número de turistas a cada temporada. Independentemente se procura diversão, relaxar ou explorar a natureza, a paisagem natural e o ambiente tranquilo fazem deste local o refúgio ideal para qualquer um.

Portugal tem algumas das ilhas mais bonitas do mundo, mas este ilhéu destaca-se das demais graças a algumas das suas características singulares. O ilhéu assemelha-se a uma fatia de pizza e tem um círculo, estranhamente perfeito, formado no centro. Este círculo é um lago formado por um antigo vulcão submarino, com um pequeno canal que o liga às águas do oceano.

Tags: Portugal
VxMag

VxMag

Comentários 8

  1. Avatar Eva Maria Wiesenthal says:
    5 anos atrás

    me gusta Portugal, e uma maravillosa pais y minha filia e Portuguesa com coracao!
    Espero que puedo visitar Portugal ancora!
    Eva MAria Wiesenthal

    Responder
  2. Avatar Antonio Sousa Caballero says:
    5 anos atrás

    Portugal e linda, gosto muito.

    Responder
  3. Avatar Maria Candida Azevedo says:
    5 anos atrás

    Locais nossos muito lindos

    Responder
  4. Avatar Maria Câmara says:
    5 anos atrás

    Realmente Portugal é uma terra maravilhosa!!! Tem lugares maravilhosos….
    Vem a propósito uma pequena anedota já velha: ” Quando Deus criou o mundo chamou os seus amigos e perguntou-lhes o que achavam da sua obra…. eles olharam….olharam…e um deles disse “Oh! Mestre…..aquele cantinho ali a oeste é bonito demais!!! Montanhas no Norte, rios maravilhosos, planícies no Sul…..mar por toda a costa…não é justo, é bonito demais!!! Então Deus respondeu “Não se preocupem….vão ver a gente que Eu lá vou pôr”!!!!! eheheheheheh

    Responder
    • Avatar Fernanda says:
      4 anos atrás

      Parece que sim, Maria Câmara! Aliás, aqui neste mesmo site foi publicado um artigo que assim o defende, acerca do nosso código genético, único e mais antigo à face da terra!
      ( 12 factos da História de Portugal que não lhe ensinaram na escola )

      Responder
  5. Avatar Fer. says:
    4 anos atrás

    Talvez o governo Portugues nao seja o melhor.Mas meu amigo imigra e veras Ferias Portugal tens um mes como imigrante nada,decimo terceiro mes. imigra e veras isso nao existe.
    feriados Portugal tem aos montes e pagos imigra e veras nao recebes um. e para te sobrar e gozares umas boas ferias trabalhas 12 horas mais umas extraszinhas pARA SOBRAR PARA AS FERIAS TODOS DEVIAM DE IMIGRAR PARA DAREM MAIS VALOR AO QUE TEEM.

    Responder
  6. Avatar João Carlos says:
    2 anos atrás

    Lisboa, Sintra, Mafra, Óbidos, Nazaré por exempo. Toda esta região para norte de Lisboa é a minha favorita de Portugal

    Responder
  7. Avatar Ruy says:
    2 anos atrás

    A vortexmag parece que advinhou. Portugal hoje é campeão nos óscares do turismo, já é cenário em muitos filmes.
    O exemplo do surf em Peniche, na Ericeira e na Nazaré demonstra bem a projecção do país a nível mundial.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

  • Virais
  • Comentários
  • Últimos
Bairro do Aleixo (Porto)

Os 15 bairros mais perigosos de Portugal

Dez 26, 2019
moedas mais valiosas

As 10 moedas portuguesas mais valiosas (valem 7 mil euros e podem estar na sua casa)

Jul 29, 2020
Palavras

28 palavras da Língua Portuguesa que você (quase de certeza) não consegue pronunciar

Dez 23, 2019
Monedas

Las 10 monedas españolas más valiosas (pueden valer hasta 20 mil euros y pueden estar en su bolsillo)

Fev 3, 2020
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

Fev 25, 2020
Sala dos Brasões

Talvez tenha sangue real e não saiba: lista dos apelidos das famílias nobres portuguesas

63
Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples

39
palavras bonitas

As 50 palavras mais bonitas da Língua Portuguesa

14
A25-BIS-DR2

A25-BIS-DR2: o gene lusitano que só os portugueses possuem

103
Rei D. Martinho I: o Rei português que não aparece nos livros de história

Rei D. Martinho I: o Rei português que não aparece nos livros de história

8
Bifes de frango recheados

Bifes de frango recheados

Jan 23, 2021
Empadão de carne

Empadão de carne

Jan 23, 2021
Feijoada de chocos

Feijoada de chocos

Jan 23, 2021
Bifes de frango com mostarda

Bifes de frango com mostarda

Jan 23, 2021
Ervilhas com ovo escalfado

Ervilhas com ovo escalfado

Jan 22, 2021

© 2020 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2020 Vortex Magazine