Início Viagens 15 óptimos locais grátis para visitar no Porto

15 óptimos locais grátis para visitar no Porto

Cidade Invicta, capital e porta de entrada do norte de Portugal, o Porto é terra de gente genuína. Descubra 15 óptimos locais grátis para visitar no Porto.

60013
3
porto
Estação de São Bento

Também conhecida como a Cidade Invicta, o Porto é sem dúvida umas das cidades mais encantadoras de Portugal. Com uma história muito rica, foi a cidade que deu o nome ao país e é conhecida mundialmente pelo seu vinho (que, na realidade, é produzido no Douro e armazenado em Gaia), pelas pontes e arquitectura contemporânea e antiga, pelo centro histórico, e por ter várias zonas e monumentos da cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO. O Porto sofreu nas últimas duas décadas várias transformações e é hoje uma cidade moderna, cosmopolita e que adora receber turistas. Não é por acaso que se tornou numa cidade na moda em toda a Europa e, desde então, são milhões de visitantes que todos os meses acodem a esta que é a cidade capital do Norte de Portugal. Descubra 15 fantásticos locais grátis para visitar no Porto.

 

1. Catedral do Porto

A Sé Catedral do Porto é o berço a partir do qual foi crescendo a cidade do Porto. Constitui um ponto de visita obrigatório devido aos seus tesouros artísticos. Construída no século XII em estilo românico, a catedral sofreu várias alterações ao longo do tempo. A Catedral do Porto está situado na zona mais alta da cidade e, a partir daqui poderás contemplar magníficas vistas sobre o rio e a cidade.

Claustros da Sé do Porto
Claustros da Sé do Porto

A capela-mor foi construída no século XVII e caracteriza-se pelo estilo clássico onde predominam os mármores de várias cores. Uma das curiosidades ali existente é a urna com os restos mortais de São Pantaleão, o padroeiro da cidade entre os séculos 16 e 19. No seu interior destacam-se os elevados arcos de pedra, o claustro gótico, que data ao século XIV, o altar de prata do século XVII e os seus relevos talhados e cobertos a folha de ouro.

 

2. Estação de São Bento

A Estação de São Bento é um dos lugares de visita obrigatória para quem passagem pelo Porto. Esta estação foi construída durante o século IX, sobre os escombros de um antigo convento. A sua fachada, de estilo senhorial chama a atenção de quem passa em frente, mas o seu interior é ainda melhor, pois inclui uma entrada decorada com mais de 20.000 azulejos pintados à mão, que retratam a história de Portugal. Por estar situada numa excelente localização, no centro da cidade, certamente passará diversas vezes pela estação, mas não se conforme a ver apenas a sua fachada.

Estação de São Bento
Estação de São Bento

A Estação é célebre pelos seus painéis de azulejos, de temática histórica. Cobrindo uma superfície de cerca de 551 metros quadrados, representam, principalmente, cenas passadas no Norte do país. A partir desta estação partem diversos comboios para a zona das vinhas e para as localidades vizinhas como Braga, Viana do Castelo e Guimarães.

 

3. Ribeira

A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos do Porto, também considerado pela UNESCO como Património Mundial. É talvez a zona mais pitoresca da cidade, com os barcos tradicionais no rio Douro, as casas coloridas e as vistas fantásticas para a Ponte de D. Luís.

Porto – Ana Silva

A zona tem sido reconvertida nos últimos anos e é actualmente uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes. Nesta zona encontrarás um grande passeio fluvial onde poderás encontrar numerosos barcos tradicionais, conhecidos como “rabelos” e importantes pontes, como a Ponte D. Luís I, a partir da qual poderás desfrutar de uma priveligiada vista sobre Vila Nova de Gaia, localizada na outra margem do rio Douro.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here