É uma preocupação de muitos, tanto homens, como mulheres, sendo a sua queda um problema que se torna dramático. No entanto, é possível ajudar o cabelo, sem passar pelos muito publicitados implantes, cuja aplicação ascende irremediavelmente aos milhares de euros. A alimentação tem aqui um papel decisivo, pois a ingestão correta dos componentes certos faz com que o cabelo ganhe força e vitalidade.
Se o cabelo cai é porque não está bem de saúde, e essa queda é normalmente explicável. Regra geral a queda de cabelo associa-se a um trauma, alteração hormonal, ou mesmo medicamentos que ocorreu três meses antes desse período.

Para essa prevenção é importante a ingestão de alimentos ricos em alguns nutrientes ou componentes específicos. Vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B (B5, B7, B9 e B12) ferro, zinco, selénio e aminoácidos essenciais, nomeadamente lisina, metionina e cisteína são elementos que deve reter.
Estes nutrientes são factores decisivos para o crescimento, hidratação e protecção dos fios de cabelo. Destes componentes, alguns, como é o caso das vitaminas do complexo B, são muito relevantes na ajuda ao processo de formação de glóbulos vermelhos, os quais transportam oxigénio decisivo para o bom funcionamento do couro cabeludo e folículos pilosos.

Por ajudarem a proteger contra os radicais livres, dado o seu efeito antioxidante, algumas vitaminas contribuem para evitar o envelhecimento do cabelo.
No que respeita aos minerais em particular, estes ajudam a dar resistência à fibra de queratina e a garantir a sua produção, como é o caso do ferro. São ainda muito importantes para a síntese de colagénio, caso do zinco, bem como do próprio selénio.
Destaque ainda para os aminoácidos essenciais, que de igual modo ajudam na construção do cabelo e na irrigação dos folículos pilosos. Favorecendo a circulação sanguínea ajudam em larga medida o fornecimento de nutrientes às células.

Por esse motivo aqui ficam 10 alimentos que auxiliam os folículos pilosos e o controlo da queda de cabelo, bem como os elementos interessantes para o cabelo que neles pode encontrar. A pele e as unhas também agradecem:
- Verduras (espinafres, agrião, couves, etc.): Vitamina A, C, ácido fólico (Vitamina B9), Biotina, Cálcio, Ferro, Zinco;
- Abóbora: Metionina, lisina e zinco;
- Cebola roxa: Cisteína, lisina e metionina;
- Batata doce: Vitamina B12;
- Abacate: Vitamina A, vitamina B12, vitamina E, betacaroteno, cobre e vitamina C;
- Melão: Vitamina B9;
- Cogumelos: Aminoácidos essenciais, nomeadamente lisina, metionina e cisteína, vitamina B5 e vitamina B9;
- Ovo: Ferro, Zinco e Biotina;
- Nozes e amêndoas: Biotina, vitamina e, magnésio, ácidos graxos essenciais (omega e e omega 6);
- Alecrim (idealmente em chá): Vitamina A, vitamina C, vitamina B6, tiamina, ácido fólico, magnésio, cálcio, cobre, ferro e manganésio.
Maravilhoso essas frutas para o nosso dia a dia . obrigado pela dica .