Início Viagens Douro – Património da Humanidade

Douro – Património da Humanidade

Percorrer o Douro é apreciar os seus conventos e igrejas, conhecer o seu artesanato rústico, saborear a sua genuína gastronomia, inflamar o espírito com o folclore das seculares romarias e retemperar, por fim, energias em milagrosas termas ou em repousantes hóteis, pousadas ou unidades rurais de alojamento.

8764
2
PARTILHE

De soberbo clima mediterrânico, o Vale é um enclave quente e seco, propício à cultura da vinha, da oliveira, da amendoeira e de frutos como a cereja, o figo, o pêssego, a laranja, a maçã… A paisagem a perder de vista é tão heterogénea, que ora só se avistam vinhedos e socalcos, como no coração do Douro, até ao Tua, ora vegetação espontânea e agreste enche todo o horizonte como acontece no Douro Superior.

Douro - Susana Soares
Douro – Susana Soares

Por todo o lado, solares, casas de quinta e testemunhos de povos errantes e de culturas diversas marcam de forma indelével a paisagem. São exemplos disso, o Vale do Côa que encerra em si o maior e mais belo parque de arte rupestre do mundo, a visigótica Capela de S. Pedro de Balsemão, do século VII, em Lamego ou as ruínas de Panóias em Vila Real. A herança medieval é também intensa e profunda. Castelos como o de Numão, Marialva, Penedono e o Palácio de Mateus recordam a cada instante, a importância estratégica que o Douro sempre assumiu na história.

Douro - Susana Soares
Douro – Susana Soares

Num varandim de uma casa brasonada, numa piscina de Hotel ou Pousada, a bordo de um cruzeiro que percorra o rio, navegável em toda a sua extensão, contemplar o Douro é gravar na retina e conservar na memória a magia e o mistério de uma região inesquecível.

Foz Côa - Maria Flor
Foz Côa – Maria Flor

O rio Douro, visto do alto de um miradouro ou do píncaro de um monte, desperta sensações e provoca emoções que, ao longo dos tempos, poetas, escritores e artistas tentaram, em vão, imortalizar em palavras ou traços de pincel colorido.

Foto: Sérgio Sousa
Foto: Sérgio Sousa

Fértil em assimetrias e contrastes, o Vale do Douro é uma aventura de três séculos de trabalho e paixão pela terra. Numa epopeia sem precedentes, populações inteiras, transformaram solos áridos e rochosos em fileiras de socalcos e vinha para que nascesse o célebre Vinho do Porto.

Foto: Joana Dias
Foto: Joana Dias

Toda a região é um convite à descoberta. De carro seguindo o fluxo da água ou atravessando vilas e aldeias, de combóio serpenteando junto à margem; a bordo de um cruzeiro, respirando odores fluviais ou simplesmente de balão, apreciando os contornos mágicos da paisagem.

Mais artigos

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

As 10 melhores cidades para viver em Portugal

As 10 melhores cidades para viver em Portugal Quais os factores a ter em conta quando se elege as melhores cidades para viver em Portugal?...

Mais recentes

Uma das melhores lojas virtuais em Portugal

Hoje em dia encontrar sites confiáveis para compras online é uma tarefa cada vez mais complicada para o consumidor. Desde dificuldades no pagamento, até...

2 Comentários

  1. Foi um enorme prazer,as 4,40 horas da manhã descobrir que vocês existem,bela página.Aqui Arapongas Paraná Brasil.

  2. O Douro e maravilloso!!!E imaginar so se ouvesse praia!!!Entao era uma das destinacoes mais lindas di mundo!!!Paisagens lindissimas!!!C eu fosse rica contruia un Hotel restaurante en forma de garafa de vinho do porto e uns 4 bares en forma de copos era uma ideia original e assim seria muito mais conhecido;’)parabens as pessoas que fizeram esta fotos lindas.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here