Início Viagens As 10 igrejas mais bonitas de Portugal

As 10 igrejas mais bonitas de Portugal

Tendo em conta que são milhares, das maiores às mais humildes, será sempre elaborar uma lista das igrejas mais bonitas de Portugal, mas escolhemos dez.

95457
3
PARTILHE
igrejas mais bonitas de Portugal
Capela do Senhor da Pedra

As 10 igrejas mais bonitas de Portugal

Não há pequena ou grande terra, aldeia, vila ou cidade que não tenha a sua igreja. E, na maioria dos casos, possuem bem mais do que apenas uma. A maioria delas é de uma beleza simples e austera. Mas outras há que deslumbram pela sua decoração exuberante, seja em painéis de azulejos ou em frescos pintados nas paredes. Descubra as 10 igrejas mais bonitas de Portugal.

1. Igreja dos Lóios (Évora)

A Igreja dos Lóios, ou Igreja de São João Evangelista, é monumento nacional desde 1910. Pertenceu ao Convento dos Lóios ou Convento de São João Evangelista, construído no século XV sobre o que restava de um castelo medieval. A Igreja dos Lóios, em Évora, foi erguida a mando do primeiro Conde de Olivença, D. Rodrigo Afonso de Melo, no ano de 1485.

igrejas mais bonitas de Portugal
Igreja Sao Joao Evangelista, Évora – Joe Price

Estava destinada a ser o panteão da família Melo e de facto a sua intenção confirma-se através dos vários sepulcros que aí se encontram. Entre eles, na Capela do Santíssimo, o esplendoroso túmulo de Francisco de Melo, obra renascentista de Nicolau de Chanterene. As lajes, em mármore branco, são de uma beleza extraordinária. Nelas se podem ver as figuras dos seus fundadores representadas em baixo relevo.

2. Igreja Paroquial de Válega (Ovar)

A Igreja da Válega é uma verdadeira obra-prima da arte da pintura do azulejo e, sem sombra de dúvida, uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Ao pôr-do-sol, a fachada da igreja, virada para poente, é particularmente bela, banhada pelos raios de sol. Um verdadeiro templo dourado que brilha com os seus fantásticos azulejos de múltiplas cores.

igrejas mais bonitas de Portugal
Igreja Paroquial de Válega – Ovar

O patronato da igreja pertenceu a mãos privadas até ao ano de 1150. Desde essa data até 1288 foi o Mosteiro de São Pedro de Ferreira. De 1583 a 1833 foi propriedade do Bispo e da Sé Catedral do Porto. A Igreja da Válega encontra-se na sua localização actual desde meados do séc. XVIII.

3 Comentários

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here