No nosso país, podemos encontrar diversos destinos rurais, que se distinguem pelas mais variadas razões, e que se tornam memoráveis pela sua autenticidade, beleza singular e pelo carinho com que se recebem os visitantes. Um desses locais é Freixo de Numão, vila que se encontra associada a uma curiosidade ligada ao vinho, produto muito estimado e consumido pelos portugueses. Mas a verdade é que há muito mais para ver nesta vila.
Situada em local com um cenário deslumbrante, Freixo de Numão faz parte do concelho de Vila Nova de Foz Côa, sendo, portanto, uma vila situada no Douro. Aqui poderemos contemplar as vinhas, que se perdem no horizonte e que constituem uma paisagem incrível.
Nela, destacam-se as casas em granito, que reivindicam o seu protagonismo de forma especial. Todo o território é como uma janela temporal, permitindo-nos conhecer diversos sítios arqueológicos, que nos informam sobre os povos que por aqui passaram e as suas vivências.
As principais atrações desta localidade são cativantes e proporcionam momentos bastante agradáveis. No Centro Histórico da vila, iremos encontrar o largo do Pelourinho, assim como construções que mantiveram a sua traça original e se encontram muito bem preservadas.
Já no que toca às paisagens, são diversos os miradouros a que pode aceder para a contemplar mais calmamente, como os miradouros da Senhora da Carvalho e do Castelo Velho, que apresentam a vila e a paisagem envolvente de uma forma muito atrativa.
Um grande destaque em Freixo de Numão é o Museu da Casa Grande, inserido num solar do século XVIII, construído em pedra, e com um enorme brasão a destacar-se na fachada. O solar é de estilo barroco, sendo um sinal de glória e ostentação da nobreza, que terá servido de base para outras casas apalaçadas desta que era então uma sede de concelho.
A Casa Grande ficou em ruínas no século passado, após ter entrado em decadência, mas foi adquirida pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão, que transformou o solar num espaço museológico, excelente ponto de partida para a descoberta de todo o património da vila.
A vila não deixa de nos surpreender também pelos diversos sítios arqueológicos que apresenta, que se encontram preservados e valorizados, e com uma acessibilidade facilitada à maioria. Na Casa Grande, poderá encontrar informação sobre os diversos sítios e, no exterior, existe sinalética a indicá-los.
Um desses locais é precisamente o Castelo Velho de Freixo de Numão, sítio arqueológico pré-histórico, que se encontra assente num esporão, sobranceiro aos vales secundários do Douro e Côa, numa zona de amplo domínio visual.
Este recinto monumental do Calcolítico leva-nos à conclusão de que este espaço seria um dos povoados mais importantes do Noroeste peninsular, muito graças às suas excelentes condições naturais de defesa.
Outro sítio arqueológico de destaque são as Ruínas do Prazo, que nos dão uma maior janela temporal, quando comparadas ao Castelo Velho. O local tem ocupação desde a pré-história à época medieval, passando pelos romanos.
Ao mesmo tempo, encontra-se num local de grande beleza, pelo que os nossos olhos tanto vagueiam pelas incríveis ruínas que aqui encontramos, como pela paisagem que as circunda.
Neste sítio arqueológico, encontramos alguns dos vestígios mais interessantes e bem preservados do nosso país, nos quais se incluem um exemplar excelente de uma Villa romana, que remonta ao século I e ao início do século V d.C. No que toca a villas romanas, poderemos encontrar na região a Rumansil I, Zimbro II, Colodreira/Escorna Bois, e o Forno-Anta da Colodreia, Regadas e Atalho.
Se está à procura de uma excelente forma de conhecer todos os sítios arqueológicos visitáveis neste território, não pode deixar de conhecer o Circuito Arqueológico de Freixo de Numão, que lhe vai permitir conhecer a riqueza da vila e do seu território circundante, visitando locais como o Prazo, Castelo Velho, Rumansil I, Zimbro II, Colodreira, a Calçada Romana das Regadas e o Centro Histórico da vila.
E, claro, antes de ir embora, não se esqueça de cumprir com o que a tradição manda e brindar com o excelente vinho da região!
Obrigado!